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Tipo do documento: Dissertação
Título: A história de jovens com experiência de acolhimento institucional: tendo como pano de fundo o conceito de natalidade em Arendt.
Autor: Almeida, Janusy Mara de Alencar 
Primeiro orientador: Walckoff, Simone Dalla Barba
Primeiro membro da banca: Acioli, Moab Duarte
Segundo membro da banca: Mendes, Élio Braz
Resumo: O presente estudo teve, como objetivo, compreender a história de três jovens com experiência de acolhimento institucional, tendo como pano de fundo o conceito arendtiano de natalidade. Trata-se de uma pesquisa de cunho fenomenológico, qualitativa e interventiva a partir da narrativa dos jovens, para compreender suas experiências. A análise das narrativas revelou que algumas condições fundamentais para que os jovens pudessem iniciar algo novo foram a coautoria e uma formação educativa que possibilitasse que eles fossem marcados e apresentados ao mundo de outros modos. As narrativas revelaram a importância da instituição de acolhimento como coautora na história desses jovens. Por fim, os narradores ofereceram as pistas sobre os movimentos que experienciaram na instituição e que foram marcantes para que eles se tornassem quem são: a presença de profissionais que se comprometem não apenas com os acolhidos, mas também com suas famílias; o respeito e a consideração às demandas peculiares de cada acolhido e membro familiar; a importância da presença de olhares de confiança, em contraposição ao olhar de julgamento e punição; a relevância do diálogo constante em substituição à violência e ao castigo; e, por fim, a certeza de que todos os adultos envolvidos nos cuidados com os acolhidos são coautores na história deles. Tal coautoria possibilita novos modos de relações com os outros, com o mundo e consigo mesmo.
Abstract: The aim of the present study is to understand the story of three young men with an experience of institutional refuge. Its background is Hannah Arendt’s concept of natality. This research is of a phenomenological, qualitative and interventive nature, which parts from the young people’s narrative to understand their experiences. The analysis of the narratives revealed that some fundamental conditions for the young people to begin something new were co-authorship and an educational formation which made it possible for them to be marked by and presented to the world in a different way. The narratives revealed the importance of the institution Home as coauthor in the history of these young people. Last but not least, the narrators offer trails about the experiences they made in the institution and which were decisive for them to turn into the people they are now: the presence of professionals who do not only commit themselves to the people sheltered, but also to their families; the respect and consideration for the individual needs of every sheltered person and family member; the importance of the presence of confiding looks opposed to judgmental and punishing looks; the relevance of the substitution of constant dialogue in the place of violence and punishment, and, finally, the certainty that all adults involved in the care of the sheltered are co-authors of their story. This co-authorship makes new ways of relationships with others, with the world and with oneself possible.
Palavras-chave: Clinical psychology
Applied clinical psychology
Young people - psychology
Existential Phenomenology
Dissertations
Psicologia clínica
Psicologia clínica aplicada
Jovens - psicologia
Fenomenologia existencial
Dissertações
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA#
#3411867255817377423#
#600
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação#
#-8854052368273140835#
#500
Programa: Mestrado em Psicologia Clínica#
#2996970088605564627#
#500
Citação: ALMEIDA, Janusy Mara de Alencar. A história de jovens com experiência de acolhimento institucional : tendo como pano de fundo o conceito de natalidade em Arendt. 2018. 114 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica. Mestrado em Psicologia Clínica, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1004
Data de defesa: 5-Abr-2018
Aparece nas coleções:Psicologia Clinica

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