Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1007
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Eveton Guilherme-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7712924333140141por
dc.contributor.advisor1Marques, Luiz Carlos Luz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0026868525664989por
dc.contributor.advisor-co1Chaves, José Afonso-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1258524189978551por
dc.contributor.referee1Freitas, Nainôra Maria Barbosa de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3885452682445305por
dc.contributor.referee2Cabral, Newton Darwin de Andrade-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9338652376910655por
dc.date.accessioned2018-06-26T18:11:20Z-
dc.date.issued2017-12-21-
dc.identifier.citationPEREIRA, Eveton Guilherme. O poeta que viu a terra ardendo e cantou a esperança: abordagem sociorreligiosa de algumas canções de Luiz Gonzaga. 2017. 91 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião. Mestrado em Ciências da Religião, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1007-
dc.description.resumoO escopo principal dessa dissertação foi o de mostrar o papel, ao mesmo tempo, poético e profético, da arte musical de Luiz Gonzaga – sua voz, sua performance nos palcos, seus trajes, suas sanfonas. Arte, através da qual, cantando a subalternidade e o sofrimento que eram realidades do povo de sua região, deu a elas, no entanto, um sentido de esperança e não de castigo. Nesse sentido, foram selecionadas algumas canções daquele que ficou conhecido como “O Rei do Baião” e seus textos foram comparados com textos de alguns representantes do profetismo bíblico, identificando que a religião era o traço de semelhança entre os profetas e o poeta nordestino do Sertão brasileiro. Nossa pesquisa terminou por concluir que a experiência mística, o sagrado dos símbolos religiosos, os rituais, a crença em um criador mantenedor, sustentador, detentor de poder sobre a chuva, o sol, as florestas, as plantações, os animais e a própria humanidade e tudo o que existe, estão presentes na vida e nas canções do cantor, como estavam na vida e nas palavras dos profetas da tradição judaico-cristã.por
dc.description.abstractThe main scope of this dissertation was to show Luiz Gonzaga 's musical and poetic role, at the same time, poetic and prophetic - his voice, his stage performance, his costumes, his accordions. Art, through which, singing the subalternity and suffering that were realities of the people of their region, gave them, however, a sense of hope and not of punishment. In this sense, some songs were selected from what was known as "The King of Baião" and his texts were compared with texts of some representatives of biblical prophecy, identifying that religion was the trace of similarity between the prophets and the northeastern poet of the Brazilian “Sertão”. Our research has concluded that the mystical experience, the sacredness of religious symbols, rituals, belief in a sustaining creator, sustainer, holder of power over rain, sun, forests, plantations, animals and humanity itself and everything that exists, are present in the life and songs of the singer, as they were in the life and words of the prophets of the Judeo-Christian tradition.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2018-06-26T18:11:20Z No. of bitstreams: 2 everton_guilherme_pereira.pdf: 483747 bytes, checksum: 34954e09d720ec1b06c6c7d88552fa2d (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-26T18:11:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 everton_guilherme_pereira.pdf: 483747 bytes, checksum: 34954e09d720ec1b06c6c7d88552fa2d (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017-12-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduação#por
dc.publisher.department#-8854052368273140835#por
dc.publisher.department#500por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Religião#por
dc.publisher.program#5468223359720387896#por
dc.publisher.program#500por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectChurch and Stateeng
dc.subjectReligion and sociologyeng
dc.subjectPopular musiceng
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectIgreja e Estadopor
dc.subjectReligião e sociologiapor
dc.subjectMúsica popularpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA#por
dc.subject.cnpq#-2134759983998029892#por
dc.subject.cnpq#600por
dc.titleO poeta que viu a terra ardendo e cantou a esperança: abordagem sociorreligiosa de algumas canções de Luiz Gonzaga.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Religiao

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
everton_guilherme_pereira.pdfDissertação na íntegra472,41 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons