Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1011
Tipo do documento: Dissertação
Título: As práticas de ensino religioso na perspectiva emancipatória: uma abordagem de Paulo Freire.
Autor: Paixão, Maria Edjane 
Primeiro orientador: Libório, Luiz Alencar Libório
Primeiro membro da banca: Souza, José Tadeu Batista de
Segundo membro da banca: Barbosa, Rubenilda Maria Rosinha
Resumo: O estudo reflete sobre as práticas de ensino em uma perspectiva emancipatória e aborda as concepçoes de Ensino Religioso para uma fundamentação dessas práticas. Refletimos sobre a realidade do mundo pós–moderno, entendendo que o enfrentamento dessa realidade exige uma formação cidadã que liberta, isso significa ser crítico e participativo no enfrentamento do mundo recheado de contradições e de mudanças de valores que colocam o homem na situação subalterna frente ao sistema capitalista. A pesquisa relaciona a concepção epistemológica do Ensino Religioso às práticas de ensino que possibilita aos estudantes a formação crítica sobre a realidade/mundo. Partimos do princípio que o Ensino Religioso - ER apresenta uma realidade histórica que o coloca como o ensino de uma única religião, isso muda após a República, a partir da compreensão do Estado Laico. Este trabalho tem como objetivo refletir as práticas de ER em uma abordagem da Ciência da Religião, pois ajuda a compreensão do fenômeno religioso numa perpectiva interdisciplinar e transdisciplinar. Pensar sobre as práticas de ensino numa concepção epistemológica nos remete a uma abordagem Freireana, mais especificamente à Pedagogia do Oprimido. O estudo nos mostrou que as práticas de ensino na perpectiva emancipatória exigem ampliação da formação dos docentes para uma valorização do componente Ensino Religioso e fundamentalmente para efetivação de práticas que ajudem a formação de sujeitos livres, autônomos e comprometidos com uma sociedade justa, ética e com equidade social.
Abstract: The study reflects about practices of Religious education on a advanced perspective, illustrates conceptions to a foundation of this practices. We reflect about a reality of the world Post-Modern, understand that face this reality require a citizen formation that set free, this imply, to be critic and participatory to face the world replete of contradictions and a change of values, imposing to men and women a subordinate situation in front of capitalist system. The research relates a espistemological conception of Religious education to the practices of education that enable students the critical formation about reality/world. We assume the principle that Education Religious –ER has a historical reality that places it as the teaching of a single religion, which changes after republic, from understanding of Secular State. This Job has how porpuse reflect the practices of ER on an approach of Sciences of the Religious, because it helps the understanding of the religious phenomenon interdisciplinary and trandisciplinary perspective. Think about the practices of education on a epistemological conception remit to us Freireana approach, more specifically the Victim Pedagogy. The study show to us that practices od education on a advanced perspective requires enlargement of docent formation to an increase in value of component Religious Education and fundamentally to effectuation of practices that helps the subjects formation free, autonomic and engaged to a fair, ethical and equitable society social.
Palavras-chave: Dissertations
Religious education
Religions
Teaching - practical
Dissertações
Ensino religioso
Religião
Ensino - prática
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA#
#-2134759983998029892#
#600
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação#
#-8854052368273140835#
#500
Programa: Mestrado em Ciências da Religião#
#5468223359720387896#
#500
Citação: PAIXÃO, Maria Edjane. As práticas de ensino religioso na perspectiva emancipatória : uma abordagem de Paulo Freire . 2017. 96 fl. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Pró-reitoria Acadêmica. Coordenação Geral de Pós-graduação. Mestrado em Ciências da Religião, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1011
Data de defesa: 24-Nov-2017
Aparece nas coleções:Ciencias da Religiao

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
maria_edjane_paixao.pdfDissertação na íntegra1,17 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons