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Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1032
Tipo do documento: Dissertação
Título: As vozes em "Emissários do Diabo" de Gilvan Lemos.
Autor: Gomes, Marinalva Francisca 
Primeiro orientador: Cunha, Dóris de Arruda Carneiro da
Primeiro membro da banca: Caiado, Roberta Varginha Ramos
Segundo membro da banca: Francelino, Pedro Farias
Resumo: O objetivo geral desta dissertação é analisar a heterodiscursividade no romance “Emissários do Diabo” de Gilvan Lemos. Em decorrência desse objetivo geral, delineamos os seguintes objetivos específicos: identificar na voz do narrador contornos que evidenciam o discurso de outrem; verificar quais tipos sociais e pontos de vista são representados nas vozes dos personagens Camilo e Major Germano. A opção pelo tema teve origem nos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa de Pernambuco (2012), que orientam a realização de leituras literárias envolvendo obras e autores pernambucanos contemporâneos e na observação de que não encontramos muitos estudos acerca das obras desse escritor. Usamos como aporte teórico as contribuições da teoria dialógica da linguagem, especialmente, as reflexões de Bakhtin (2002, 2013, 2015) e VOLÓCHINOV (1930, 1976, 2017). Para compreensão do mandonismo dos coronéis e o comportamento desses no contexto rural do Nordeste, abordado no romance, nos orientamos por Leal (1987). Do ponto de vista metodológico, fizemos a releitura exploratória e investigativa da obra, orientando-nos pelos objetivos elencados, selecionando os fragmentos do narrador e dos personagens Camilo e major Germano, a fim de compreender quais tipos sociais e pontos de vista são representados artisticamente nas vozes desses personagens. Na análise verificou-se que em “Emissários do Diabo”, as vozes das personagens são representadas em discurso direto, indireto e indireto livre, havendo uma preferência pelos dois últimos quando se refere ao personagem Camilo, possivelmente como forma de o narrador se solidarizar com a resistência deste ao poder opressor do seu tio, o major Germano. E pelo discurso direto para representar as falas deste último, um homem letrado e poderoso no contexto espaço-temporal da obra. Percebemos ainda que a escolha dessas formas de enunciação propicia uma reflexão sobre esses dois tipos sociais, seus pensamentos, sentimentos, valores éticos e morais. Acreditamos que o estudo das vozes, à luz da teoria bakhtiniana, traz contribuições para o estudo da obra desse escritor, tendo em vista que parece não haver pesquisas específicas sobre a heterodiscursividade em “Emissários do Diabo”.
Abstract: The general objective of this dissertation is to analyze the heterodiscursivity in the novel "Emissários do Diabo" (Emissaries of the Devil) by Gilvan Lemos. The choice of theme originated in the Portuguese Language Curriculum Parameters of Pernambuco (2012), which guide the achievement of literary readings involving contemporary works and authors from Pernambuco and in the observation that we do not find many studies about the works of this writer. We use as a theoretical basis the contributions of the dialogical theory of language, especially the reflections of Bakhtin (2002; 2013; 2015) and Volóchinov (1930; 1976; 2017). For an understanding of the commandos of the colonels and the behavior of these individuals in the rural context of the Northeast, addressed in the novel, we seek support in Leal (1987). From the methodological point of view, we did the exploratory and investigative re-reading of the work, guided by the specific objectives listed, selecting the fragments of the narrator and the characters Camilo and Major Germano, in order to understand which social types and points of view are represented artistically in the voices of these characters. In the analysis, it was verified that in "Emissários do Diabo" (Emissaries of the Devil), the voices of the characters are represented in direct, indirect and free indirect discourse, having a preference for the last two when referring to the character Camilo, possibly as a narrator's way of sympathizing with the resistance to the oppressive power of his uncle, Major Germano. And by direct speech to represent the speech of the latter, a literate and powerful man in the context of the temporal space of the work. The analysis made it possible to perceive that the choice of these forms of enunciation provides a reflection on these two social types, their thoughts and feelings, as well as the ethical and moral values of the two social classes represented. We believe that the study of voices, in the light of Bakhtin's theory, contributes to the study of this writer's work, since there seems to be no specific research on heterodiscursivity in "Emissários do Diabo" (Emissaries of the Devil).
Palavras-chave: Analysis of narrative discourse
Dissertations
Análise do discurso narrativo
Dissertações
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES#
#8435846416789276096#
#600
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação#
#-8854052368273140835#
#500
Programa: Mestrado em Ciências da Linguagem#
#2724172099063601567#
#500
Citação: GOMES, Marinalva Francisca. As vozes em 'Emissários do Diabo' de Gilvan Lemos. 2017. 102 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem. Mestrado em Ciências da Linguagem, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1032
Data de defesa: 28-Mar-2017
Appears in Collections:Ciencias da Linguagem

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