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Tipo do documento: Dissertação
Título: Ecologia, religião e ensino ecológico do magistério da Igreja Católica e da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Brasil (de 1990 a 2015).
Autor: Silva, Severino Arruda da 
Primeiro orientador: Correia Júnior, João Luiz
Primeiro membro da banca: Chaves, José Afonso
Segundo membro da banca: Cavalcanti, Carlos André Macêdo
Resumo: Desenvolvida como dissertação de mestrado em Ciências da Religião, esta pesquisa bibliográfica, qualitativa e interdisciplinar, investigou as relações que as Religiões estabelecem com a Ecologia. Parte-se da percepção de que as instituições religiosas não promovem o cuidado com o ambiente em intensidade e metodologia apropriada, além de considerar que as Religiões têm um papel essencial na conscientização ambiental, por aguçar a sensibilidade do cuidado do ser humano com o Cosmos e com o mistério da nossa existência. Realizou-se pesquisa em textos acadêmicos publicados na área de Ecologia e no campo epistemológico das Ciências da Religião, observando o período de 1990 a 2015. Utilizou-se como parâmetro de análise a abordagem interdisciplinar e o paradigma ecológico defendido por Leonardo Boff. A Dissertação foi organizada em três capítulos: no primeiro, é apresentado o paradigma ecológico atual e seus pressupostos para a compreensão da ecologia em seus principais conceitos. No segundo, apresenta-se a Ecologia nas principais expressões religiosas da humanidade com atuação no Brasil. No terceiro capítulo, é feito um estudo crítico das contribuições ecológicas do magistério da Igreja Católica e da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Brasil. Considera-se que, tanto a Igreja Católica quanto as Assembleias de Deus, não promovem uma educação que possa ajudar seus fiéis a buscarem superar os desafios socioambientais atuais. Porém, o Vaticano e a CNBB têm abordado as temáticas ecológicas em seus documentos, nas campanhas da fraternidade e em pronunciamentos em fóruns e visitas oficiais. Enquanto nas Assembleias de Deus, a questão ambiental é abordada nas Escolas Bíblicas Dominicais, atendendo a pessoas de determinadas faixas etárias, tratando apenas a questão ética ligada à mordomia cristã, além do ensino escatológico escapista assembleiano, que é antagônico ao cuidado com o Planeta. Em vista disso, é necessária uma mudança de posicionamento teológico e ambiental dessa Igreja, no sentido de promover conscientização ambiental e mudança de comportamento da comunidade em defesa da Natureza.
Abstract: Developed as a master’s degree dissertation in Science of Religion, this bibliographic, qualitative and interdisciplinary research, investigated the relationship that Religions establish with the Ecology. Starts the perception that religious institutions do not promote the care with the environment in intensity and appropriate methodology, besides considering that the Religions have an essential paper in environmental awareness, because it stimulates the sensitivity of the human’s care being with the cosmos and with the mystery of our existence. Was accomplished research in academic texts published in the area of ecology and in the epistemological field of the Sciences of Religion, observing the period from 1990 to 2015. It was used as analysis parameter the interdisciplinary approach and the ecological paradigm advocated by Leonardo Boff. The dissertation was organized in three chapter: in the first, is presented the current ecological paradigm and its assumptions for the understanding of ecology in its main concepts. In the second, the Ecology in the main religious expressions of humanity with operating in Brazil. In the third chapter, it is made a critical study the ecological contributions of the magisterium of the Catholic Church and the Evangelical Church Assembly of God in Brazil. It is considered that both the Catholic Church as the Assemblies of God, does not promote an education that can help the faithful to seek to overcome the current socio-environmental challenges. However, the Vatican and the CNBB have addressed ecological themes in their documents, in brotherhood’s campaigns and pronouncements in forums and official visits. While in the Assemblies of God, the environmental issue is explained to Christians in the Sunday Biblical Schools, serving people of certain age groups, treating only the ethical questions related to the Christian stewardship, besides the escapist eschatological teaching, of this Church that is antagonistic to the care with the Planet. In view of this, it is necessary a change of theological and environmental position of this Church, in the sense of promoting environmental awareness and change of behavior of the community in defense of Nature.
Palavras-chave: Dissertations
Ecology - Religious aspects
Environmental education
Creation
Ecologia - Aspectos religiosos
Educação ambiental
Criação
Dissertações
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA#
#-2134759983998029892#
#600
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação#
#-8854052368273140835#
#500
Programa: Mestrado em Ciências da Religião#
#5468223359720387896#
#500
Citação: SILVA, Severino Arruda da. Ecologia, religião e ensino ecológico do magistério da Igreja Católica e da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Brasil (de 1990 a 2015) . 2018. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião. Mestrado em Ciências da Religião, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1035
Data de defesa: 12-Jun-2018
Aparece nas coleções:Ciencias da Religiao

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