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Tipo do documento: Dissertação
Título: "Quem canta reza duas vezes": uma análise de canções Marianas de Lindbergh Pires.
Autor: Batista, Percy Marques 
Primeiro orientador: Cabral, Newton Darwin de Andrade
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Emanuela Sousa
Segundo membro da banca: Correia Júnior, João Luiz
Resumo: Com a retomada da devoção à Maria, a partir da década de 70 do século vinte, através do apoio dos papas Paulo VI e João Paulo II, houve a imperiosa necessidade de elaboração de canções em louvor à mãe de Jesus. Diante desse panorama, a Igreja Católica teve que oportunizar o aparecimento de canções religiosas, para que houvesse uma participação mais ativa dos fiéis nas celebrações, em contraponto ao repertório sacro utilizado num passado pré- conciliar. É nesse contexto que surgem as primeiras composições litúrgicas do Ir Pires, SJ, dentre as quais, as de temas marianos, somente aparecerão a partir dos anos 90 até os anos 2010, período em que viveu e trabalhou no Reci fe, à frente do coro erudito chamado Madrigal Unicap. Nesse sentido, para se fazer análises dessas canções especificamente marianas, foi necessário percorrer um longo caminho, iniciando-se as pesquisas a partir dos primórdios do cristianismo primitivo até desaguar na música religiosa de caráter litúrgico, respaldada nas regras conciliares atuais do Vaticano II. O trabalho contribui assim para as Ciências da Religião, no momento em que traz, no campo da sua investigação, informações importantes acerca de música, sobretudo, acerca do gênero música religiosa. Foram utilizados como referenciais teóricos, no campo da História da Música, autores renomados, a exemplo de Candé (2003), Grout/Palisca (2005) e Palen ([1958]); já dentro do campo “mariologia”, trabalhou-se com doutrinadores do quilate de Larentin (1965), Boff (2006), Lacoste (2004), Murad (2012) e Bauer (2000). No mesmo caminho, a Doutrina dos Afetos e harmonia funcional (musical) foram utilizados como ferramentas metodológicas das análises destas canções.
Abstract: With the renewal of devotion to Mary, from the 70s of the twentieth century, through the support of the popes Paul VI and John Paul II, there was an urgent need to write songs in praise of the mother of Jesus. In view of this panorama, the Catholic Church had to opportunize the appearance of religious songs, so that there was a more active participation of the faithful in the celebrations, as opposed to the sacred repertoire used in the pre-conciliar past. It is in this context that the first liturgical compositions of the Ir Pires, SJ appear, of which, those of Marian themes, will only appear from the 90s until the years 2010, during which time he lived and worked in Recife, in front of the learned choir called Madrigal Unicap. In this sense, in order to make analyzes of these specifically Marian songs, it was necessary to go a long way, beginning the researches from the beginnings of the primitive Christianity until pouring into the religious music of liturgical character, backed in the current conciliar rules of Vatican II. The work thus contributes to the Sciences of Religion, when it brings, in the field of his research, important information about music, especially about the genre religious music. In the field of History of Music, renowned authors such as Candé (2003), Grout / Palisca (2005) and Palen ([1958]) were used as theoretical references in the field of Music History; already in the field of "mariology", we worked with renowned indoctrinators like Larentin (1965), Boff (2006), Lacoste (2004), Murad (2012) and Bauer (2000). In the same way, Doctrina dos Afetos and functional harmony (musical), were used as methodological tools of the analysis of these songs.
Palavras-chave: Igreja Católica
Dissertações
Maria, Virgem, Santa - Canções e músicas
Pires, Lindbergh, 1941-2013
Dissertations
Catholic church
Mary, Virgin, Santa - Songs
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Ciências da Religião
Citação: BATISTA, Percy Marques. 'Quem canta reza duas vezes': uma análise de canções Marianas de Lindbergh Pires. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Pró-reitoria Acadêmica. Coordenação Geral de Pós-graduação. Mestrado em Ciências da Religião, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1077
Data de defesa: 3-Dez-2018
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