Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1077
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBatista, Percy Marques-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8710258468562868por
dc.contributor.advisor1Cabral, Newton Darwin de Andrade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9338652376910655por
dc.contributor.referee1Ribeiro, Emanuela Sousa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5058999330254035por
dc.contributor.referee2Correia Júnior, João Luiz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3766759231709168por
dc.date.accessioned2019-03-29T18:02:08Z-
dc.date.issued2018-12-03-
dc.identifier.citationBATISTA, Percy Marques. 'Quem canta reza duas vezes': uma análise de canções Marianas de Lindbergh Pires. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Pró-reitoria Acadêmica. Coordenação Geral de Pós-graduação. Mestrado em Ciências da Religião, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1077-
dc.description.resumoCom a retomada da devoção à Maria, a partir da década de 70 do século vinte, através do apoio dos papas Paulo VI e João Paulo II, houve a imperiosa necessidade de elaboração de canções em louvor à mãe de Jesus. Diante desse panorama, a Igreja Católica teve que oportunizar o aparecimento de canções religiosas, para que houvesse uma participação mais ativa dos fiéis nas celebrações, em contraponto ao repertório sacro utilizado num passado pré- conciliar. É nesse contexto que surgem as primeiras composições litúrgicas do Ir Pires, SJ, dentre as quais, as de temas marianos, somente aparecerão a partir dos anos 90 até os anos 2010, período em que viveu e trabalhou no Reci fe, à frente do coro erudito chamado Madrigal Unicap. Nesse sentido, para se fazer análises dessas canções especificamente marianas, foi necessário percorrer um longo caminho, iniciando-se as pesquisas a partir dos primórdios do cristianismo primitivo até desaguar na música religiosa de caráter litúrgico, respaldada nas regras conciliares atuais do Vaticano II. O trabalho contribui assim para as Ciências da Religião, no momento em que traz, no campo da sua investigação, informações importantes acerca de música, sobretudo, acerca do gênero música religiosa. Foram utilizados como referenciais teóricos, no campo da História da Música, autores renomados, a exemplo de Candé (2003), Grout/Palisca (2005) e Palen ([1958]); já dentro do campo “mariologia”, trabalhou-se com doutrinadores do quilate de Larentin (1965), Boff (2006), Lacoste (2004), Murad (2012) e Bauer (2000). No mesmo caminho, a Doutrina dos Afetos e harmonia funcional (musical) foram utilizados como ferramentas metodológicas das análises destas canções.por
dc.description.abstractWith the renewal of devotion to Mary, from the 70s of the twentieth century, through the support of the popes Paul VI and John Paul II, there was an urgent need to write songs in praise of the mother of Jesus. In view of this panorama, the Catholic Church had to opportunize the appearance of religious songs, so that there was a more active participation of the faithful in the celebrations, as opposed to the sacred repertoire used in the pre-conciliar past. It is in this context that the first liturgical compositions of the Ir Pires, SJ appear, of which, those of Marian themes, will only appear from the 90s until the years 2010, during which time he lived and worked in Recife, in front of the learned choir called Madrigal Unicap. In this sense, in order to make analyzes of these specifically Marian songs, it was necessary to go a long way, beginning the researches from the beginnings of the primitive Christianity until pouring into the religious music of liturgical character, backed in the current conciliar rules of Vatican II. The work thus contributes to the Sciences of Religion, when it brings, in the field of his research, important information about music, especially about the genre religious music. In the field of History of Music, renowned authors such as Candé (2003), Grout / Palisca (2005) and Palen ([1958]) were used as theoretical references in the field of Music History; already in the field of "mariology", we worked with renowned indoctrinators like Larentin (1965), Boff (2006), Lacoste (2004), Murad (2012) and Bauer (2000). In the same way, Doctrina dos Afetos and functional harmony (musical), were used as methodological tools of the analysis of these songs.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2019-03-29T18:02:08Z No. of bitstreams: 2 percy_marques_batista.pdf: 5185692 bytes, checksum: e1d6a0d9d6f9945ea7d4e1dd1994a13b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-29T18:02:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 percy_marques_batista.pdf: 5185692 bytes, checksum: e1d6a0d9d6f9945ea7d4e1dd1994a13b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-12-03eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Religiãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectIgreja Católicapor
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectMaria, Virgem, Santa - Canções e músicaspor
dc.subjectPires, Lindbergh, 1941-2013por
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectCatholic churcheng
dc.subjectMary, Virgin, Santa - Songseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.title"Quem canta reza duas vezes": uma análise de canções Marianas de Lindbergh Pires.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Religiao

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
percy_marques_batista.pdfDissertação na íntegra5,06 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons