Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1082
Tipo do documento: Dissertação
Título: “A rima de DEUS”: como a religiosidade popular se expressa nos cordéis.
Autor: Santos, Nivaldo Belo dos 
Primeiro orientador: Campos, Zuleica Dantas Pereira
Resumo: Este trabalho visa investigar o ciclo da Religiosidade Popular na Literatura de Cordel do nordeste brasileiro. Buscamos nos deleitar nas poesias que contam com riqueza de detalhes a vida desses sertanejos que necessitam que: sua fé tenha corpo físico, que seus santos tenham características parecidas ou iguais às suas e que sua religiosidade tenha elementos que os identifique. A literatura de cordel torna-se, diante dos anseios populares, a Bíblia da religiosidade popular (desenvolveremos essa ideia durante a exposição desse trabalho), é ali que estão presentes os sermões, os ensinamentos, as ordens, suas orações, seus Benditos e seus milagres que envolvem o cotidiano desse povo. Esse estudo visa investigar a relação que o povo faz entre sua religiosidade e a Literatura de Cordel. Essa poesia por muitas vezes marginalizadas traz a história do Povo contada pelo povo. Talvez esse seja o motivo, pelo qual, essa literatura não tenha assumido padrões intelectuais europeus. Dividimos o estudo em três capítulos no primeiro buscamos historicizar a importância dos Cordéis no contexto da cultura popular, fizemos uma caminhada do “Makros” (termos grego), onde o Cordel nasce com padrões eurocêntricos até o “micro” quando ele chega no nordeste e ganha espaço inenarrável que narra fatos da vida cotidiana, política, histórica, romântica e para nossos estudos, destacamos a face da religião cristã não oficial que surge diante das necessidades do povo. Essa necessidade abrange tudo que envolve o Sagrado e o Profano. No segundo capítulo debateremos os elementos que formam essa cultura popular religiosa e que estão presentes na Literatura de Cordel. Assim temos: o céu e o inferno, Deus e o Diabo, os salvadores populares como a figura do Padre Cícero e do Frei Damião. Trabalharemos, ainda, a relação dos milagres presente neste tipo de poesia. No terceiro capítulo refletiremos a relação entre a Cultura Literária e a Religiosidade Popular, explorando o modo como uma se funde à outra, dando espaço à fé do povo e construído um cenário endêmico que envolve religião, cultura e sociedade. Este trabalho Visa não somente analisar a cultura do povo através das Poesias contidas nos livretos de cordel, mas enfatiza como o povo necessita que a sua fé ganhe corpo e concretude; e a Literatura de Cordel será a porta por onde a fé popular será difundida a todos.
Abstract: This work aims to investigate the cycle of Popular Religiosity in Cordel Literature of the Brazilian Northeast. We seek to delight in the poetry that tells in rich detail the life of these sertanejos who need that: their faith has a physical body, that their saints have characteristics similar or equal to theirs and that their religiosity has elements that identify them. The cordel literature would, in the face of popular yearning, make the Bible of popular religiosity (we will develop this idea during the exposition of this work), it is there that sermons, teachings, orders, prayers, blessings and miracles are present. involve the everyday life of this people. This study aims to investigate the relationship that people make between their religiosity and Cordel's Literature, this poetry that is often marginalized brings the story of the People told by the people, perhaps that is why, this literature has not assumed intellectual standards European countries. We divided the study into three chapters in the first one. We sought to historicize the importance of the Cordels in the context of popular culture. We did a "Makros" walk (Greek terms), where Cordel is born with Eurocentric patterns to the "micro" when it arrives in the northeast and it gains unscrupulous space that narrates facts of everyday life, political, historical, romantic and for our studies we highlight the face of the unofficial Christian religion that arises before the needs of the people, this need encompasses everything that involves the Sacred and the Profane. In the second chapter we will discuss the elements that form this popular religious culture and that are present in Cordel's Literature. Heaven and Hell, God and the Devil, the popular saviors who brought here the figure of Father Cicero and Brother Damião, we will still work the relation of the miracles present in this type of poetry. In the third chapter we will reflect the relationship between Literary Culture and Popular Religiosity as one merges with another giving space to the faith of the people and built an endemic scenario that involves religion, culture and society. This work aims not only to annalize the culture of the people through the poetry contained in the cordel booklets, but emphasizes how the people need their faith to gain concrete body and Cordel Literature will be the door through which popular faith will be spread to all.
Palavras-chave: Dissertações
Religiosidade popular
Literatura de cordel
Cultura popular
Dissertations
Popular Religiosity
Literature of twine
Popular culture
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Ciências da Religião
Citação: SANTOS, Nivaldo Belo dos. ¿A rima de DEUS¿ : como a religiosidade popular se expressa nos cordéis. 2018. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião. Mestrado em Ciências da Religião, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1082
Data de defesa: 8-Jan-2019
Aparece nas coleções:Ciencias da Religiao

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
nivaldo_belo_santos.pdfDissertação na íntegra1,15 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons