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Tipo do documento: Tese
Título: Nas teias da educação elitizada, os fios de inclusão social para as pessoas pobres: Congregação das filhas do amor divino no Nordeste brasileiro, 1925-1980.
Autor: Moreira, Ana Cristina de Lima 
Primeiro orientador: Libório, Luiz Alencar
Primeiro membro da banca: Cabral, Newton Darwin de Andrade
Segundo membro da banca: Correia Júnior, João Luiz
Terceiro membro da banca: Barbosa, Rubenilda Maria Rosinha
Quarto membro da banca: Lira, Lilian Conceição da Silva Pessoa de
Resumo: O Cristianismo, em especial a Igreja Católica Romana, com suas diversas Congregações e Ordens religiosas, tem como missão a proclamação do Evangelho e a libertação dos oprimidos através da inclusão social (educação e pastoral) na busca de uma vida abundante (Jo 10,10). Esta pesquisa tem o objetivo de resgatar e analisar criticamente o processo da inclusão social dos pobres por parte das Filhas do Amor Divino (FDC), no Nordeste brasileiro, através das obras socioeducativas e pastorais, no período de 1925 a 1980. Percebe-se que a Igreja Católica, no Brasil, exerceu grande influência na sociedade desde o século XV, porém, para que os objetivos da Igreja Católica fossem alcançados, foi necessária a parceria da educação escolar católica, tendo os jesuítas como os primeiros professores do país e que, por mais de dois séculos, lideraram o ensino no Brasil, fato que os capacitava a ensinar religião, através das aulas de catecismo ministradas nas escolas. Também, nessa missão educacional, destaca-se a presença das congregações religiosas femininas e masculinas que vieram da Europa, abrangendo uma área extensa em que poderiam executar atividades educacionais e pastorais. Contudo, em virtude da sociedade e das questões sociais, políticas e econômicas, vivenciadas pelo Brasil, a educação foi estigmatizada como “de elite” sem margem para que fossem evidenciadas ações que favorecessem a inserção do pobre. Como metodologia, esta pesquisa é qualitativa, transversal, bibliográfica e documental, com entrevistas semiestruturadas com uma amostra de 20 pessoas participantes, tendo como protagonista a Congregação das Filhas do Amor Divino, fundada em Viena na Áustria (1868), e chegando ao Brasil, em 1920, no Rio Grande do Sul. Em 1925, seguiram para o Nordeste brasileiro, à cidade de Caicó e, posteriormente, Assu, Natal, Currais Novos, Areia Branca e Parnamirim, todas no Rio Grande do Norte. Nesse contexto, registra-se a cidade de Patos-PB, Palmeira dos Índios-AL, Itapoã-BA e Taguatinga-DF, integrando a Província Nossa Senhora das Neves (PRONEVES). Como o material (instrumentos) bibliográfico é escasso, faz-se necessária uma construção a partir das leituras e análises de fontes primárias, contidas nos Livros de Crônicas das escolas da referida Província. Como embasamento teórico, escolheu-se Laércio Moura, SJ (2000), João Batista Libânio (1995a; 2000b), Pedro Demo (1991 a;1981b;1998c;1997d), Sérgio Junqueira; Raul Wagner (Org.),2011, Maria Lúcia Aranha (2013), Dermeval Saviani (2011), dentre outros, bem como os documentos da Igreja e fontes orais, através das religiosas, alunos, professores e pessoas que vivenciaram ou têm conhecimento dessa trajetória. Como resultados tem-se a obtenção de uma síntese de cunho científico do trabalho realizado pelas irmãs Filhas do Amor Divino em nível educacional e pastoral, no Nordeste brasileiro, entre1925 e1980.
Abstract: Christianity, specially the Roman Catholic Church, with its various Congregations and religious Orders, has as its mission the proclamation of the Gospel and the liberation of the oppressed through social inclusion (Education Ministry and Pastoral) in search of an abundant life (John 10.10). This research aims to rescue and analyze critically the process of social inclusion of the poor by the Daughters of Divine Love (DDL), in Northeast of Brazil, through the educational and pastoral works in the period of 1925-1980. One realizes that the Catholic Church in Brazil has exercised great influence in society since the 15th century, however, so that the goals of the Catholic Church were achieved was necessary the partnership of Catholic school education, being the Jesuits the first teachers in the country, who for more than two centuries led the education in Brazil, which enabled them for teaching religion through the Catechism teaching in schools. Also in this educational mission, stands out the presence of religious feminine and masculine Congregations that came from Europe, covering an extensive area in which they could run educational and pastoral activities. However, due to the society and to social, political and economic issues experienced by Brazil, education was stigmatized as elite education beyond that were highlighted actions that favour the integration of the poor. This research has qualitative, bibliographical and documentary methodology, with semi-structured interviews with a sample of 20 people participating, having leaded the Congregation of the Daughters of Divine Love, founded in Vienna in Austria (1868), coming to Brazil in 1920, in Rio Grande do Sul. In 1925, went to the Brazilian Northeast to the city of Caicó and later to Assu, Natal, Currais Novos, Areia Branca and Parnamirim, all they in Rio Grande do Norte. In this context one registers the city of Patos-PB, Palmeira dos Índios-AL, Itapoã-BA and Taguatinga-DF integrating the province Nossa Senhora das Neves (PRONEVES). As the bibliographic material (instruments) is scarce, it‟s necessary a building from the readings and analysis of primary sources contained in the books of Chronicles of the schools of this province. As theoretical basis were chosen, Laércio Moura, S.J. (2000), João Batista Libânio (1995; 2000 b), Pedro Demo (1991, 1981 a; b; c; d 1997 1998) Sérgio Junqueira; Raul Wagner (ed.) 2011, Maria Lúcia (2013), Dermeval Saviani (2011) among others, as well as the documents of the Church and oral sources through nuns, students, teachers and people who have experienced or had knowledge of that trajectory. As a result it is hoped to obtain a summary of the scientific work done by the sisters Daughters of Divine Love in educational and pastoral level, in the Northeast of Brazil (1925-1980).
Palavras-chave: Religião e educação
Teses
Inclusão social - Educação - Brasil, Nordeste
Educação - Aspectos sociais
Educação - Aspectos religiosos
Religion and education
Thesis
Social inclusion - Education - Brazil, Northeast
Education - Social aspects
Education - Religious aspects
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Doutorado em Ciências da Religião
Citação: MOREIRA, Ana Cristina de Lima. Nas teias da educação elitizada, os fios de inclusão social para as pessoas pobres : Congregação das filhas do amor divino no Nordeste brasileiro, 1925-1980. 2018. 257 fl. Tese (Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências da Religião, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1092
Data de defesa: 19-Out-2018
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