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Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1106
Tipo do documento: Dissertação
Título: Enunciação e gramática: um estudo do tempo na concordância verbal.
Autor: Oliveira, Sara Maria Ferreira de 
Primeiro orientador: Barros, Isabela Barbosa do Rêgo
Primeiro membro da banca: Azevedo, Nadia Pereira da Silva Gonçalves de
Segundo membro da banca: Ferreira Júnior, José Temístocles
Resumo: Nesta pesquisa dissertamos sobre o tempo no emprego da concordância verbal, a partir das discussões tratadas na Teoria da Enunciação de Émile Benveniste. Considerando que a subjetividade é marcada pela passagem de locutor a sujeito e que a subjetividade na linguagem, por sua vez, é marcada por interpretações e expressões pessoais, investigamos o tempo na concordância verbal em produções escritas de estudantes da Educação de Jovens e Adultos - EJA, com base na Teoria de Benveniste, a partir das marcas do tempo e da subjetividade na linguagem, na relação com o outro e com a língua no discurso. A definição do tema de pesquisa se deu a partir do questionamento de como a subjetividade na linguagem está implicada no emprego do tempo verbal em produções escritas na língua portuguesa e da hipótese de que a subjetividade na linguagem está marcada na forma como os verbos e a concordância verbal são utilizados pelos estudantes que compuseram o grupo base desta pesquisa. A metodologia utilizada, para o desenvolvimento deste trabalho, foi a pesquisa de campo qualitativa do tipo estudo de caso, usando como instrumento a análise das produções escritas do gênero textual carta pessoal de 25 sujeitos, regularmente matriculados na Modalidade de Ensino Educação de Jovens e Adultos, do nível IV. Destas 25 produções, selecionamos as de 04 estudantes, que formaram o grupo alvo para nossos estudos. Para tanto, aplicamos uma atividade piloto, com produção de duas cartas pessoais, uma destinada ao professor e outra a um colega de classe. Dentre as quais, selecionamos as 04 que apresentaram uma possível relação do tempo com a concordância verbal. Os estudantes que escreveram as cartas selecionadas produziram textos dissertativos, com tema livre, para compor o corpus da nossa pesquisa. Os dados foram coletados em uma escola da rede pública do município de Olinda, do Estado de Pernambuco. Ressaltamos o processo de produção do discurso dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos e observamos que, em sua vivência interlocutória com outras pessoas e com o mundo em diferentes ambientes, apresentam equívocos, sob o ponto de vista da gramática normativa, na utilização do tempo na concordância verbal, o que não configura uma inaptidão para o domínio das regras da gramática normativa, mas aponta para uma observância de marcas subjetivas na linguagem, quando esses estudantes utilizam a língua escrita de modo peculiar se reconhecendo como sujeitos de seu enunciado.
Abstract: In this research, we discuss the time in the use of verbal agreement, based on the discussions dealt with in Émile Benveniste's Theory of Enunciation. Considering that subjectivity is marked by the passage from speaker to subject and that subjectivity in language, in turn, is marked by personal interpretations and expressions, we investigate the time in verbal agreement in written productions of students of Youth and Adult Education - EJA, based on the Benveniste Theory, from the time and subjectivity marks in language, in relation to the other and to language in discourse. The definition of the research topic was based on the questioning of how subjectivity in language is implied in the use of verbal tense in written productions in the Portuguese language and of the hypothesis that subjectivity in language is marked in the way verbs and agreement verbal are used by the students who composed the base group of this research. The methodology used for the development of this work was the qualitative field research of the case study type, using as an instrument the analysis of the written productions of the textual genre personal letter of 25 subjects, regularly enrolled in the Teaching Modality of Young and Adult Education , level IV. Of these 25 productions, we selected those from 04 students, who formed the target group for our studies. To do so, we applied a pilot activity, with the production of two personal letters, one for the teacher and another for a classmate. Among them, we selected the 04 that presented a possible relationship of time with verbal agreement, to compose the corpus of our research. Data were collected at a public school in the city of Olinda, State of Pernambuco. We emphasize the discourse production process of the students of Youth and Adult Education and we observe that in their interlocutory experience with other people and with the world in different environments they present ambiguities from the point of view of normative grammar in the use of time in verbal agreement, which does not constitute a disqualification for the rule of normative grammar, but points to an observance of subjective marks in language, when these students use the written language in a peculiar way recognizing themselves as subjects of their utterance.
Palavras-chave: Gramática comparada e geral - Tempo verbal
Lingüística
Enunciação, Teoria da
Dissertações
Dissertations
Comparative and general grammar - Verbal tense
Linguistics
Enunciation, Theory of
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Ciências da Linguagem
Citação: OLIVEIRA, Sara Maria Ferreira de. Enunciação e gramática : um estudo do tempo na concordância verbal . 2018. 69 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Pró-reitoria Acadêmica. Coordenação Geral de Pós-graduação. Mestrado em Ciências da Linguagem, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1106
Data de defesa: 25-Feb-2019
Appears in Collections:Ciencias da Linguagem

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