Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1114
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLucena, Felipe Casado de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9871252425170148por
dc.contributor.advisor1Carvalho, Nelly Medeiros de-
dc.contributor.advisor-co1Barros, Isabela Barbosa Rêgo-
dc.contributor.referee1Efken, Karl Heinz-
dc.contributor.referee2Calazans, Janaína de Holanda Costa-
dc.contributor.referee3Reis, Simone de Campos-
dc.contributor.referee4Cavalcanti, Maria Clara Catanho-
dc.date.accessioned2019-07-09T18:35:58Z-
dc.date.issued2019-04-15-
dc.identifier.citationLUCENA, Felipe Casado de. Ecopropaganda : estratégias discursivas em posts de Facebook . 2019. 143 f. Tese (Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Pró-Reitoria Acadêmica. Coordenação Geral de Pós-Graduação. Doutorado em Ciências da Linguagem, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1114-
dc.description.resumoO objetivo central desta pesquisa é analisar o discurso da ecopropaganda em posts de fanpages da rede social Facebook, cujas empresas responsáveis têm histórico sustentável, e verificar os elementos que caracterizam esse tipo de discurso propagandístico. Nosso pressuposto é o de que na ecopropaganda há um contrato comercial camuflado de benefício social que faz passar por interesse geral aquilo que é visada de interesses particulares, apoiando-se numa posição de legitimidade do enunciador. A ecopropaganda, então, é uma combinação de discurso publicitário e promocional (promoção de comportamento), em que existe a intenção de se obter o benefício coletivo (o interesse geral do discurso promocional) para servir aos interesses específicos daqueles que o promovem (discurso publicitário), com finalidade comercial. Para embasar nosso abordagem, utilizamos a teoria semiolinguística de Patrick Charaudeau (2008), em que ele concebe o ato de linguagem como uma encenação, e seus estudos sobre o discurso propagandístico (2010), definido como um discurso de incitação a fazer, variável de acordo com o uso que a instância de produção faz das condições de produção, o qual se concretiza por diferentes gêneros (publicitário, promocional, político, propaganda) conforme o tipo de legitimidade que possui o sujeito falante, a natureza do objeto de fala que constitui o “fazer crer” e o “dever crer”, e o lugar que se atribui ao sujeito influenciado. Para a compreensão do que significa a ecopropaganda, apoiamos nossos estudos em Giacomini Filho (2004), que a define como toda forma de manifestação relacionada à sustentabilidade ambiental e disseminadora de uma cultura ecológica. Nossa análise de corpus contemplou oito empresas com histórico de ações ecossustentáveis que possuem fanpages na rede social Facebook. Assim, analisamos no total doze postagens, utilizando um quadro de categorias que determinam características específicas do discurso da ecopropaganda: 1. Visada; 2.Dispositivo de concorrência; 3. Instância de recepção; 4. Instância de produção; 5. Conteúdo. Tal análise nos permitiu confirmar nosso pressuposto a respeito do cruzamento de gêneros propagandísticos que ocorre no discurso da ecopropaganda.por
dc.description.abstractThe primary concern of this research is to examine ecopropaganda discourse in fanpage posts of the social network Facebook, whose responsible companies have a sustainable history, and verify the elements that characterize that type of propagandistic discourse. Our presupposition is that in the ecopropaganda there is a commercial contract camouflaged of social benefit that simulates general interest, relying on a position of legitimacy of the enunciator. Ecopropaganda, then, is a combination of advertising and promotional discourse (behavior promotion), in which there is an intention to obtain the collective benefit (the general interest of promotional discourse) to serve the specific interests of those who promote it (advertising discourse ) for commercial purposes. To support our approach, we use the semiolinguistic theory of Patrick Charaudeau (2008), in which he conceives the act of language as a staging, and his studies about propagandistic discourse (2010), defined as a discourse of incitement to do, variable according to the use that the production instance makes of the conditions of production, which is concretized by different genres (advertising, promotional, political, propaganda) according to the type of legitimacy that the speaker has, the nature of the speech object that constitutes the "make believe" and the "must believe," and the place that is attributed to the influenced subject. In order to understand what ecopropaganda means, we support our studies in Giacomini Filho (2004), which defines it as any form of manifestation related to environmental sustainability and disseminating an ecological culture. Our corpus analysis included eight companies with a history of eco-sustainable actions that have fanpages on the social network Facebook. Thus, we analyzed a total of twelve posts, using a framework of categories which determine specific characteristics of the ecopropaganda discourse: 1. Objective; 2.Concurrents; 3. Target audience; 4. Production Instance; 5. Content. This analysis allowed us to confirm our presupposition about the fusion of propagandistic genres that occurs in the discourse of ecopropaganda.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2019-07-09T18:35:58Z No. of bitstreams: 1 felipe_casado_lucena.pdf: 2478445 bytes, checksum: 7bc3592623e2f99936f486deb1cfeb00 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-09T18:35:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 felipe_casado_lucena.pdf: 2478445 bytes, checksum: 7bc3592623e2f99936f486deb1cfeb00 (MD5) Previous issue date: 2019-04-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programDoutorado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLinguísticapor
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectPublicidadepor
dc.subjectRedes sociaispor
dc.subjectMarketing ecológicopor
dc.subjectTesespor
dc.subjectThesiseng
dc.subjectLinguisticeng
dc.subjectSpeech analysiseng
dc.subjectPublicityeng
dc.subjectSocial networkseng
dc.subjectEcological Marketingeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleEcopropaganda: estratégias discursivas em posts de Facebook.por
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
felipe_casado_lucena.pdfTese na íntegra2,42 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.