Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1119
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Prováveis causas responsáveis pela inibição no processo de aquisição da língua estrangeira. |
Autor: | Abreu, Cilene da Silva ![]() |
Primeiro orientador: | Melo, Maria de Fátima Vilar de |
Primeiro coorientador: | Carvalho, Glória Maria Monteiro de |
Primeiro membro da banca: | Azevedo, Nadia Pereira da Silva Gonçalves de |
Segundo membro da banca: | Silva, Anna Katarina Barbosa da |
Resumo: | O tema deste trabalho teve como ponto de partida indagações quanto aos casos de fracassos pedagógicos, independentemente do método de ensino, na aquisição da língua estrangeira. Mediante isto, tratamos as perspectivas de Revuz (1998) quanto ao reconhecimento da aprendizagem de línguas estrangeiras, que se destacam pela alta taxa de insucesso. Os fracassos na aquisição de línguas estrangeiras são comuns e os estudos enfocam, sobretudo, as dimensões pedagógica e cognitiva. Porém, o estudo dessas dimensões parece insuficiente para dar conta de todos os casos de fracasso. Assim, um grupo de pesquisadores vem trabalhando dentro do campo da Linguística, bem como da psicanálise, para a compreensão deste fenômeno. Temos como objetivo geral identificar as prováveis causas de inibição do processo de aquisição de uma língua estrangeira e, especificamente, relacionar a inibição às características do laço específico que os aprendizes poderão manter com a língua materna e destacar, dentre essas causas, aquelas que parecem ter mais importância, analisadas à luz da psicanálise freud-lacaniana e da linguística saussuriana. A partir destes, buscamos, por meio das análises das entrevistas semiestruturadas de quatro participantes que apresentam dificuldade de aprendizagem da língua francesa, elementos que apontem prováveis causas que impedem o avanço desta aquisição, tendo em vista que todos os participantes já possuem contato com outras línguas estrangeiras e não conseguem avançar nos estudos da língua francesa. Os resultados apontam para elementos significativos que se tornam úteis às reflexões voltadas aos estudos de aquisição de línguas estrangeiras. |
Abstract: | The theme of this work was the question of pedagogical failures, regardless of the method of teaching, in the acquisition of the foreign language. In this way, we discuss the perspectives of Revuz (1998) regarding the recognition of foreign language learning, which stands out for the high rate of failure. Failures in acquiring foreign languages are common and studies focus mainly on the pedagogical and cognitive dimensions. However, the study of these dimensions seems insufficient to account for all cases of failure. Thus, a group of researchers has been working within the field of Linguistics, as well as psychoanalysis, to understand this phenomenon. We have as general objective to identify the probable causes of inhibition of the process of acquisition of a foreign language and, specifically, to relate the inhibition to the characteristics of the specific link that the learners can maintain with the mother language and to highlight, among those causes, those that seem to have analyzed in the light of Freud-Lacanian psychoanalysis and Saussurian linguistics. From these, we seek, through the analysis of the semi-structured interviews of four participants who have difficulty learning the French language, elements that point to probable causes that impede the progress of this acquisition, considering that all participants already have contact with other languages foreigners and are unable to advance in French language studies. The results point to significant elements that become useful in reflections on foreign language acquisition studies. |
Palavras-chave: | Linguagem e línguas - Estudo e ensino Inibição Língua materna - Estudo e ensino Aquisição da segunda língua Dissertações Dissertations Language and languages - Study and teaching Inhibition Mother tongue - Study and teaching Acquisition of second language |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Católica de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UNICAP |
Departamento: | Departamento de Pós-Graduação |
Programa: | Mestrado em Ciências da Linguagem |
Citação: | ABREU, Cilene da Silva. Prováveis causas responsáveis pela inibição no processo de aquisição da língua estrangeira. 2018. 92 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Pró-reitoria Acadêmica. Coordenação Geral de Pós-graduação. Mestrado em Ciências da Linguagem, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1119 |
Data de defesa: | 3-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | Ciencias da Linguagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
cilene_silva_abreu.pdf | Dissertação na íntegra | 1,09 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.