Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1119
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAbreu, Cilene da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1914200330160264por
dc.contributor.advisor1Melo, Maria de Fátima Vilar de-
dc.contributor.advisor-co1Carvalho, Glória Maria Monteiro de-
dc.contributor.referee1Azevedo, Nadia Pereira da Silva Gonçalves de-
dc.contributor.referee2Silva, Anna Katarina Barbosa da-
dc.date.accessioned2019-07-11T18:23:06Z-
dc.date.issued2018-12-03-
dc.identifier.citationABREU, Cilene da Silva. Prováveis causas responsáveis pela inibição no processo de aquisição da língua estrangeira. 2018. 92 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Pró-reitoria Acadêmica. Coordenação Geral de Pós-graduação. Mestrado em Ciências da Linguagem, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1119-
dc.description.resumoO tema deste trabalho teve como ponto de partida indagações quanto aos casos de fracassos pedagógicos, independentemente do método de ensino, na aquisição da língua estrangeira. Mediante isto, tratamos as perspectivas de Revuz (1998) quanto ao reconhecimento da aprendizagem de línguas estrangeiras, que se destacam pela alta taxa de insucesso. Os fracassos na aquisição de línguas estrangeiras são comuns e os estudos enfocam, sobretudo, as dimensões pedagógica e cognitiva. Porém, o estudo dessas dimensões parece insuficiente para dar conta de todos os casos de fracasso. Assim, um grupo de pesquisadores vem trabalhando dentro do campo da Linguística, bem como da psicanálise, para a compreensão deste fenômeno. Temos como objetivo geral identificar as prováveis causas de inibição do processo de aquisição de uma língua estrangeira e, especificamente, relacionar a inibição às características do laço específico que os aprendizes poderão manter com a língua materna e destacar, dentre essas causas, aquelas que parecem ter mais importância, analisadas à luz da psicanálise freud-lacaniana e da linguística saussuriana. A partir destes, buscamos, por meio das análises das entrevistas semiestruturadas de quatro participantes que apresentam dificuldade de aprendizagem da língua francesa, elementos que apontem prováveis causas que impedem o avanço desta aquisição, tendo em vista que todos os participantes já possuem contato com outras línguas estrangeiras e não conseguem avançar nos estudos da língua francesa. Os resultados apontam para elementos significativos que se tornam úteis às reflexões voltadas aos estudos de aquisição de línguas estrangeiras.por
dc.description.abstractThe theme of this work was the question of pedagogical failures, regardless of the method of teaching, in the acquisition of the foreign language. In this way, we discuss the perspectives of Revuz (1998) regarding the recognition of foreign language learning, which stands out for the high rate of failure. Failures in acquiring foreign languages are common and studies focus mainly on the pedagogical and cognitive dimensions. However, the study of these dimensions seems insufficient to account for all cases of failure. Thus, a group of researchers has been working within the field of Linguistics, as well as psychoanalysis, to understand this phenomenon. We have as general objective to identify the probable causes of inhibition of the process of acquisition of a foreign language and, specifically, to relate the inhibition to the characteristics of the specific link that the learners can maintain with the mother language and to highlight, among those causes, those that seem to have analyzed in the light of Freud-Lacanian psychoanalysis and Saussurian linguistics. From these, we seek, through the analysis of the semi-structured interviews of four participants who have difficulty learning the French language, elements that point to probable causes that impede the progress of this acquisition, considering that all participants already have contact with other languages foreigners and are unable to advance in French language studies. The results point to significant elements that become useful in reflections on foreign language acquisition studies.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2019-07-11T18:23:06Z No. of bitstreams: 1 cilene_silva_abreu.pdf: 1121199 bytes, checksum: 77fc260b2fcd6a0351f54e11a249e7d2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-11T18:23:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 cilene_silva_abreu.pdf: 1121199 bytes, checksum: 77fc260b2fcd6a0351f54e11a249e7d2 (MD5) Previous issue date: 2018-12-03eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLinguagem e línguas - Estudo e ensinopor
dc.subjectInibiçãopor
dc.subjectLíngua materna - Estudo e ensinopor
dc.subjectAquisição da segunda línguapor
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectLanguage and languages - Study and teachingeng
dc.subjectInhibitioneng
dc.subjectMother tongue - Study and teachingeng
dc.subjectAcquisition of second languageeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleProváveis causas responsáveis pela inibição no processo de aquisição da língua estrangeira.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cilene_silva_abreu.pdfDissertação na íntegra1,09 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.