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Tipo do documento: Dissertação
Título: Dom Helder Camara e o teatro popular dos Coelhos: uma ação pastoral libertadora.
Autor: Saldanha, Stela Maris
Primeiro orientador: Cabral, Newton Darwin de Andrade
Primeiro membro da banca: Aragão, Gilbraz de Souza
Segundo membro da banca: Rocha, Heitor Costa Lima da
Resumo: Em 1968 nascia no Recife, numa área de alagados, o Teatro Popular dos Coelhos (TPC). Já ao seu surgimento vinculou-se à Operação Esperança, da Arquidiocese de Olinda e Recife, entidade voltada à organização das comunidades de baixa renda, nas quais pretendia ações emancipatórias. O TPC permaneceu ligado à Arquidiocese enquanto durou o arcebispado de Dom Helder Camara. Nesse período desenvolveu atividades culturais e de mobilização, sendo o mais longevo dos grupos teatrais de base comunitária, integrados aos projetos pastorais da Igreja em Pernambuco, entre os anos de 1964 e 1985. Significou, no período de vigência da ditadura civil-militar brasileira, um foco de resistência à exclusão social dos segmentos populacionais periféricos, ao mesmo tempo em que refletia uma nova práxis da Instituição Católica, pretendida desde o Concílio Vaticano II. Sua sobrevivência às adversidades pode ser creditada, também, ao empenho pessoal de Dom Helder, amante que era do teatro, para que a arte da representação figurasse entre os recursos disponíveis à evangelização. Esta pesquisa incide sobre a trajetória do Teatro Popular dos Coelhos, cuja memória encontra-se submersa, ainda que, à época de sua atuação, o TPC tenha assegurado para si um lugar de fala como sujeito político, artístico e evangelizador. A relação entre religião e teatro aparece teorizada neste trabalho a partir de dois conceitos básicos; o Teatro de Catequese e o Teatro de Evangelização. Se a um coube acomodar novas comunidades a um mundo que se queria imutável, ao outro, aqui tomando como referência o próprio TPC, competia transformar o mundo produzindo narrativas insurgentes. O perfil não só conceitual, mas principalmente investigativo, e a construção de memória pretendida nesta dissertação lhe deram como suporte estrutural, além das consultas bibliográficas, a coleta de testemunhos pessoais, sem o que não teria sido possível reconstituir, ainda que parcialmente, a história do Teatro Popular dos Coelhos.
Abstract: In 1968, the Popular Theater of Coelhos ( Teatro Popular dos Coelhos, TPC) was born in Recife, in a waterlogged area. Since its inception it has been linked to Operation Hope (Operação Esperança), of the Archdiocese of Olinda and Recife, entity directed to the organization of the communities of low income, in which TPC wanted emancipatory actions. The TPC remained attached to the Archdiocese while Archbishop Helder Camara lasted. During this period, he developed cultural and mobilization activities, being the oldest community theater group integrated to the pastoral projects of the Church in Pernambuco, between 1964 and 1985. During the period of the Brazilian civil-military dictatorship, it was a focus of resistance to social exclusion of peripheral segments of the population. At the same time, it reflected a new praxis of the Catholic institution, intended since the Second Vatican Council. The survival of TPC to adversity can also be credited to Dom Helder's personal commitment to the art of representation, to be among the resources available for evangelism. This research focuses on the trajectory of the Teatro Popular dos Coelhos, whose memory is submerged, although at the moment of its realization it has guaranteed for itself a place as a political, artistic and evangelizing subject. The relation between religion and theater appears theorized in this work from two basic concepts: the theater of catechesis and the theater of evangelization. The first aimed to fit new communities to a world that was wanted to be immutable, and the latter, here taking as reference the TPC itself was to transform the world by producing insurgent narratives. The profile not only conceptual but mainly investigative and intended memory-building in this dissertation gave him, as a structural support, besides bibliographical consultations, the collection of personal testimonies, without which it would not have been possible to reconstiture, though partially, the history of the Popular Theater of Coelhos.
Palavras-chave: Evangelização
Teatro
Igreja
Comunidade
Dissertações
Dissertations
Evangelization
Theater
Church
Community
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Ciências da Religião
Citação: SALDANHA, Stela Maris. Dom Helder Camara e o teatro popular dos Coelhos : uma ação pastoral libertadora . 2019. 155 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião. Mestrado em Ciências da Religião, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1121
Data de defesa: 22-Mai-2019
Aparece nas coleções:Ciencias da Religiao

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