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dc.creatorNeves, Gilvan Gomes das-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7221619254347009por
dc.contributor.advisor1Cabral, Newton Darwin De Andrade-
dc.contributor.referee1Araújo, Rita de Cássia Barbosa de-
dc.contributor.referee2Garcia, Gilberto Gonçalves-
dc.contributor.referee3Dantas, Zuleica Pereira-
dc.contributor.referee4Aragão, Gilbraz de Souza-
dc.date.accessioned2019-08-22T18:40:44Z-
dc.date.issued2019-05-08-
dc.identifier.citationNEVES, Gilvan Gomes das. 'O passado é a morte das coisas' - Padre Ibiapina : ante o esquecimento, a memória em construção . 2019. 229 f. Tese (Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião. Doutorado em Ciências da Religião, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1131-
dc.description.resumoO estudo tem como objetivo geral analisar a trajetória e a missão do Padre Ibiapina (1806-1883) no Nordeste brasileiro, evidenciando o porquê de suas ações serem esquecidas durante cerca de cem anos e de um reavivar de sua memória, nos dias atuais. Como metodologia, a pesquisa se caracteriza como de caráter predominantemente qualitativo, de análise de natureza sócio-histórica, sendo adotado o estudo de caso. O estudo foi embasado na análise documental dos relatos das missões do Padre Ibiapina, do Estatuto e do Regimento que ordenavam o funcionamento das Casas de Caridade, nas principais biografias, todas as publicações sobre o tema, de vários autores, interessados e curiosos, religiosos ou não, que escreveram sobre a ação missionária de Ibiapina. Além disso, foram realizadas entrevistas no Santuário de Santa Fé, Arara – PB, lugar de peregrinação dos devotos do Padre Ibiapina: com o ex-reitor do Santuário, Padre Gaspar, com o atual reitor, Padre José Florence, que organizou o arquivo, com dois bispos, bem como com os peregrinos que visitavam o Santuário. Contou-se também com o aporte da História Oral, que valoriza as histórias narradas por pessoas comuns, que anteriormente não tinham oportunidade de ser escutadas. A trajetória de vida de Ibiapina está inserida na realidade socioeconômica e cultural do semiárido nordestino, com suas contradições que gravitam por diversos campos, como o catolicismo popular e seus subcampos: o catolicismo místico e o sertanejo, que permeiam e delineiam a mesma existência. Pode-se concluir que a herança de Padre Ibiapina não foi diretamente confrontada, questionada. Simplesmente, deixaram-na morrer, como uma plantinha que morre sem água... Nada se fazendo para renová-la ou lhe dar continuidade, um espaço de sobrevivência. Durante quase cem anos, Padre Ibiapina permaneceu não apenas desconhecido, mas também relegado, pois seu exemplo de vida apontava para um modelo bem mais distinto de uma pastoral que tem como fundo uma opção preferencial pelos pobres. Somente depois do surgimento das Comunidades Eclesiais de Base, na década de 70 do século XX, e da Conferência Episcopal Latino-Americana de Puebla, em 1979, é que houve, por parte da Igreja Católica, uma nova valorização da religião do povo ou do que ainda sobrou dela. Na construção dessa memória do “Santo” de Santa Fé ocorreu a descoberta de diversos agentes da pastoral: bispos, padres, religiosos, religiosas, leigos, de seu belo exemplo de vida, ação pastoral e santidade e eles se tornaram promotores de sua causa, de maneira especial os que passaram pela Diocese de Guarabira: Dom Marcelo Carvalheira e Dom Antônio Muniz. Na multidão que acorre ao Santuário de Santa Fé no dia 19 de fevereiro percebe-se não apenas o reconhecimento de suas virtudes heroicas, de sua santidade, mas também uma afirmação, um reconhecimento de sua maneira de ser missionário, que penetrou no coração e na mente do povo nordestino.por
dc.description.abstractThe objective of this study is to analyze the trajectory and mission of Father Ibiapina (1806-1883) in the Brazilian Northeast, showing why his actions have been forgotten for about a hundred years and a revival of his memory in the present day. As a methodology, the research is characterized as predominantly qualitative, of socio-historical analysis, and the case study was adopted. The study was based on the documentary analysis of the reports of the missions of Father Ibiapina, the Statute and the Rules of Order, which ordered the functioning of the Houses of Charity, in the main biographies, all publications on the subject, of various authors, interested and curious, religious or not that they wrote about the missionary activity of Ibiapina. In addition, interviews were held at the Sanctuary of Santa Fe, Arara - PB, pilgrimage site of the devotees of Father Ibiapina: with the former rector of the Sanctuary, Father Gaspar, with the current rector, Father José Florence, who organized the archive, with two bishops, as well as with the pilgrims who visited the Sanctuary. There was also the contribution of Oral History, which values stories told by ordinary people who previously had no opportunity to be heard. Ibiapina's life trajectory is part of the socioeconomic and cultural reality of the northeastern semi-arid region, with its contradictions that gravitate towards various fields, such as popular Catholicism and its subfields: mystical Catholicism, the sertanejo, which permeate and delineate the same existence. It can be concluded that the inheritance of Father Ibiapina was not directly confronted, questioned. They simply let it die, like a little plant that dies without water ... doing nothing to renew it or give it continuity, a space of survival. For almost a hundred years, Father Ibiapina remained not only unknown, but also relegated, for his example of life pointed to a model that is much more distinct from a pastoral one that has as its background a preferential option for the poor. Only after the emergence of the Basic Ecclesial Communities in the 1970s and the Latin American Episcopal Conference in Puebla in 1979 has there been a new appreciation of the religion of the people or of the Catholic Church. which is still left of her. In the construction of this memory of the Saint of Santa Fe, a number of pastoral agents were discovered: bishops, priests, religious, lay people, about their beautiful example of life, pastoral activity and holiness, and they became promoters of their cause, especially those who passed through the diocese of Guarabira: Dom Marcelo Carvalheira and Dom Antonio Muniz. In the crowd that comes to the Sanctuary of Santa Fe on February 19, not only the recognition of their heroic virtues, of their sanctity, but also an affirmation, a recognition of their missionary way of life, has penetrated the heart and soul. of the Northeastern people.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2019-08-22T18:40:44Z No. of bitstreams: 1 gilvan_gomes_neves.pdf: 2472218 bytes, checksum: 6c7760d302d6cfd63f7421aa505f6763 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-22T18:40:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 gilvan_gomes_neves.pdf: 2472218 bytes, checksum: 6c7760d302d6cfd63f7421aa505f6763 (MD5) Previous issue date: 2019-05-08eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programDoutorado em Ciências da Religiãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBiografia cristãpor
dc.subjectIgreja e problemas sociais - Igreja Católica - Brasil, Nordestepor
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectChristian biographyeng
dc.subjectChurch and Social Issues - Catholic Church - Brazil, Northeasteng
dc.subjectDissertationseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.title"O passado é a morte das coisas" - Padre Ibiapina: ante o esquecimento, a memória em construção.por
dc.typeTesepor
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