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Tipo do documento: Tese
Título: Educação e "interdisciplinaridade": uma análise da inserção do/a assistente social e do/a psicólogo/a no espaço escolar.
Autor: França, Sandra Carla Pereira de Lima 
Primeiro orientador: Francisco, Ana Lúcia
Primeiro membro da banca: Raimundo, Valdenice José
Segundo membro da banca: Walckoff, Simone Dalla Barba
Terceiro membro da banca: Macêdo, Lucinda Maria da Rocha
Quarto membro da banca: Santos, Maria de Fátima de Souza
Resumo: A presente tese tem como objetivo compreender como a inserção do assistente social e do psicólogo contribui nas respostas às demandas psicossociais na Escola Liceu de Artes e Ofícios. Sua proposta foi construída a partir da experiência no Projeto de Extensão intitulado Educação e Cidadania, executado pelo curso de Serviço Social da Universidade Católica de Pernambuco em 2016. Nesse projeto, através de atividades semanais como oficinas, exibição e discussão de vídeos, rodas de diálogo e palestras, buscava-se proporcionar aos alunos/as reflexões referentes ao cotidiano não apenas escolar, mas, também, familiar e comunitário. Sua proposta consistia em promover a construção de valores que contribuíssem com a formação cidadã dos participantes, baseado na compreensão da educação para além do ensino formal. Deste modo, para problematizar a proposta de tese, partimos do pressuposto de que a realidade escolar é afetada pela dinâmica psicossocial e que apresenta demandas que vão além do processo de ensinoaprendizagem. A violência, a relação professor-aluno, os conflitos familiares, bullying e as drogas são exemplos de fenômenos psicossociais que perpassam o âmbito escolar, influenciando o seu contexto. Por entendermos que tais demandas requerem uma atuação profissional interdisciplinar que proporcione uma leitura ampla da realidade e contribua para a reflexão e construção de uma proposta de trabalho que abranja a complexidade deste cotidiano escolar, nesta tese nos propomos a tomar como campo-tema a interdisciplinaridade no contexto escolar, buscando compreender de que modo a interação Serviço Social e Psicologia podem responder às demandas psicossociais que emergem nesse campo. Nesta direção, a tese tomou como base o método cartográfico de análise e, com uma abordagem qualitativa, adotou como recursos de pesquisa a entrevista narrativa, o grupo lúdico e a observação das demandas referentes aos alunos/as, suscitadas nas relações e vivências que perpassam a realidade deste público na escola. Como sujeitos da pesquisa foram entrevistados 4 (quatro) gestores (diretora, vice-diretora, coordenador pedagógico e orientadora educacional), 4 (quatro) profissionais, sendo 1 (uma) psicóloga do quadro funcional da escola, 1 (uma) psicóloga e 2 (duas) assistentes sociais que executam projetos sociais na escola, 1 (um) voluntário do projeto de extensão Educação e Cidadania e ainda 2 (duas) professoras da escola. O grupo lúdico, por sua vez, foi realizado com 8 (oito) alunos/as que participaram do projeto de extensão. Em seu desenvolvimento, a investigação permitiu uma análise da educação enquanto campo de atuação profissional de dimensão interdisciplinar que requer, no âmbito escolar, estratégias e intervenções que contemplem a abrangência das suas demandas e as inovações do processo educacional atual, uma reflexão sobre a importância da extensão e sua contribuição para a formação profissional, e ainda a discussão das aproximações e especificidades entre a profissão de Serviço Social e Psicologia em um contexto marcado por uma frequente atuação conjunta.
Abstract: This thesis aims at understanding how the insertion of the social worker and the psychologist contribute to the answers regarding the psychosocial demands in the High School of Arts and Crafts. We built its proposal based on the experience in the Extension Project entitled Education and Citizenship, done by the Social Service course of the Catholic University of Pernambuco in 2016. In this project, based on weekly activities such as workshops, exhibition and discussion of videos, dialogues. and lectures, we aimed at providing students with reflections related to daily life, not only at school, but also related to the familiar and community contexts. The proposal was to promote the construction of values that would contribute to the citizens' formation of the participants, founded on the understanding of education beyond formal education. Thus, to problematize the thesis proposal, we start from the assumption that the school reality is affected by the psychosocial dynamics and presents demands that go beyond the teaching-learning process. Violence, the teacher-student relationship, family conflicts, bullying and drugs are some examples of those psychosocial phenomena that permeate the school environment, influencing their context. As we understand that those demands require an interdisciplinary professional performance that provides a broad reading of reality and contributes to the reflection and construction of a work proposal that encompasses the complexity of this school daily life, in this thesis we propose to take as the field- theme the interdisciplinarity within the school context, seeking to understand how the interaction Social Work and Psychology can respond to the psychosocial demands that emerge in this field. In this sense, the thesis took into account the cartographic method of analysis and, with a qualitative approach, adopted as research resources the narrative interview, the ludic group and the observation of the demands identifyed with the students, raised in the relationships and experiences that pervade the reality of that particular audience at school. As research subjects we interviewed: 4 (four) managers (principal, vice-principal, pedagogical coordinator and educational advisor), 4 (four) professionals, being 1 (one) psychologist of the school staff, 1 (one) psychologist and 2 (two) social workers who perform social projects at school, one (1) volunteer from the Education and Citizenship extension project and two (2) school teachers. The ludic group, in turn, was performed by 8 (eight) students who participated in the extension project. In its development, the research led us to an analysis of education as a field of professional action of interdisciplinary dimension that requires, at school, strategies and interventions which include the scope of their demands and the innovations of the current educational process, a reflection on the importance of extension and its contribution to the professional qualification, as well as the discussion of the approaches and specificities between the profession of Social Work and Psychology in a context marked by a frequent joint action.
Palavras-chave: Educação
Psicologia
Serviço Social
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Teses
Education
Psychology
Social service
Interdisciplinary approach to knowledge in education
Theses
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Doutorado em Psicologia Clínica
Citação: FRANÇA, Sandra Carla P. de Lima. Educação e 'interdisciplinaridade' : uma análise da inserção do/a assistente social e do/a psicólogo/a no espaço escolar . 2019. 150 f. Tese (Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Pró-reitoria Acadêmica. Coordenação Geral de Pós-graduação. Doutorado em Psicologia clínica, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1140
Data de defesa: 3-Jun-2019
Appears in Collections:Psicologia Clinica

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