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Tipo do documento: Dissertação
Título: Falando sobre filhos (as) surdos (as): algumas considerações sobre a (in) visibilidade dos pais na educação bilíngue.
Autor: Barbosa, Marcela Gomes 
Primeiro orientador: Cavalcanti, Wanilda Maria Alves
Primeiro membro da banca: Azevedo, Nadia Pereira da Silva Gonçalves de
Segundo membro da banca: Sampaio, Maria Janaina Alencar
Resumo: Ao finalizarmos o trabalho de conclusão de curso da graduação em Fonoaudiologia que tratou de dificuldades dos pais ao receber diagnóstico da surdez do (a) filho (a), identificamos a necessidade de compreender melhor alguns aspectos que não foram esclarecidos, naquele momento. Diante dos achados daquela pesquisa, abrimos novo espaço, agora no Mestrado em Ciências da Linguagem para aprofundar as reflexões acerca da (in) visibilidade dos pais no processo de aquisição da linguagem do (a) filho (a) surdo (a), especialmente, tratando-se da adoção do bilinguismo, como proposta de trabalho na educação de surdos brasileira. Dessa forma, nosso objetivo foi analisar o relato de pais sobre o atendimento às suas demandas para compreensão do papel que poderão desempenhar no processo de aquisição da linguagem na perspectiva bilíngue, que pode repercutir na melhoria da comunicação e aprendizagem do (a) filho (a) surdo (a). Adotamos como referencial teórico Capovilla; Guarinello; Glat; Lacerda; Mannoni; Quadros; Rego; Santana; Vygotsky, entre outros. Elegemos como forma de abordagem a pesquisa qualitativa, descritiva. A coleta de dados foi composta de dez (10) relatos de pais, assim distribuídos: cinco (05) relatos de pais de alunos surdos de uma escola pública na cidade do Recife e cinco (05) relatos de pais de um grupo de estudos surdos que funciona em uma universidade recifense. Selecionamos como instrumento da coleta de dados uma entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi inspirada em Bardin e sua análise de conteúdo. Os resultados nos mostraram que é presente a invisibilidade dos pais, especialmente se tratando da desinformação sobre o bilinguismo, opção adotada no Brasil para a educação de surdos, além de não ser valorizada sua contribuição para atuar junto aos profissionais e aos filhos (as) surdos (as). Dessa maneira, pudemos facultar oportunidades para torná-los participantes através da identificação de suas demandas. Esperamos com esse trabalho contribuir para um novo olhar dos fonoaudiólogos sobre as necessidades dos pais de surdos, tornando-os mais visíveis desde a comunicação do diagnóstico de surdez do (a) filho (a).
Abstract: When we finished the monograph on the conclusion of a course in Speech Therapy that dealt with the parents' difficulties in receiving diagnosis of the deafness of the child, we identified the need to better understand some aspects that were not clarified at that moment. In the face of the findings of that research, we have opened a new space, now in the Master in Language Sciences, to deepen the reflections about the (in)visibility of the parents in the process of language acquisition of the deaf child, as a work proposal in the Brazilian deaf education. Thus, our objective was to analyze the parents' report on the fulfillment of their demands to understand the role they can play in the process of language acquisition in the bilingual perspective, which can affect the communication and learning of the deaf child. We adopt as theoretical reference Capovilla; Guarinello; Glat; Lacerda; Mannoni; Quadros; Rego; Santana; Vygotsky, among others. We chose qualitative, descriptive research as a way of approach. Data collection was composed of ten (10) reports of parents, distributed as follows: five (05) reports of parents of deaf students from a public school in the city of Recife and five (05) reports from parents of a group of deaf studies, which takes place at a university in Recife. We selected a semi-structured interview as an instrument of data collection. Data analysis was inspired by Bardin and his content analysis. The results have shown that this invisibility of the parents exists, especially when it comes to misinformation about bilingualism, adopted option in Brazil for the education of the deaf, in addition to its contribution not being valued to work with professionals and deaf children. In this way, we were able to provide opportunities to make them participants by identifying their demands. We hope that this work will contribute to a new look of speech therapists about the needs of the parents of deaf people, making them more visible since the communication of the diagnosis of deafness of the child.
Palavras-chave: Surdez
Surdos - Educação
Pais e filhos
Bilinguismo
Dissertações
Dissertations
Deafness
Deaf - Education
Parents and sons
Bilingualism
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Ciências da Linguagem
Citação: BARBOSA, Marcela Gomes. Falando sobre filhos (as) surdos (as) : algumas considerações sobre a (in) visibilidade dos pais na educação bilíngue . 2019. 80 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Pró-reitoria Acadêmica. Coordenação Geral de Pós-graduação. Mestrado em Ciências da Linguagem, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1149
Data de defesa: 29-Mar-2019
Appears in Collections:Ciencias da Linguagem

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