Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/115
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPrado, Rafael Auler de Almeida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9183860619167458por
dc.contributor.advisor1Caldas, Marcus Túlio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1339552476079975por
dc.contributor.advisor-co1Barreto, Carmem Lúcia Brito Tavares-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4818189523805466por
dc.contributor.referee1Matos, Junot Cornélio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4627841295680114por
dc.contributor.referee2Sá, Roberto Novaes de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5093366488220824por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:08:28Z-
dc.date.available2010-05-11-
dc.date.issued2009-12-01-
dc.identifier.citationPRADO, Rafael Auler de Almeida. Proposição de modalidade de prática clínica psicológica em saúde pública. 2009. 70 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/115-
dc.description.resumoUma questão fundamental em psicologia diz respeito à construção da ação clínica do psicólogo. Dentre tantos referenciais, qual o mais adequado? qual o mais verdadeiro? Tais questões, de uma forma ou de outra, afetam todos os estudantes e, talvez, até mesmo muitos profissionais. Tal situação foi vivida, com toda a intensidade, com a inserção progressiva dos psicólogos na saúde pública. A exigência de um novo contexto de atuação provocou perplexidade e desorientação nos primeiros profissionais que passaram a atuar na área. Compreende-se que, em grande parte, tal situação se associa a uma formação baseada em modalidades teóricas - e conseqüentemente práticas - técnicas da psicologia tradicional. Portanto, nosso objetivo foi propor nova modalidade de prática clínica psicológica na saúde pública. Para tanto, por meio de pesquisa bibliográfica e reflexão teórica, construímos dois artigos que detalham nossa proposta. No primeiro, preparatório para o segundo, caracterizamos a construção do pensamento técnico-racionalista e de suas consequências para o modo como as pessoas pensam e se percebem o que inclui o desenvolvimento das práticas clínicas vigentes. Tal reflexão baseou-se na perspectiva heideggeriana. No segundo artigo, a partir da poética concebida por Bachelard e da proposta psicoterápica de Pompéia e Sapienza - que dão lugar privilegiado à linguagem poética-, refletimos sobre uma postura, escuta, linguagem e construção que restauram a dimensão poético-existencial do homem. As conclusões do primeiro artigo apontaram para hegemonia do pensamento técnico, entretanto, ao lado de uma crítica desse pensamento, acenamos caminhos para sua possível superação. Esses caminhos dizem respeito ao resgate de um modo de pensar - pensamento meditativo -, que não só é desvalorizado como corre o risco de desaparecer através da construção da contemporaneidade. Já os resultados do segundo apontaram para a constituição da prática clínica que propusemos a partir da poética: como postura do terapeuta diante do cliente na compreensão de sua fala e no exercício de sua possibilidade poética de ser, e não como proposição de nova técnica psicoterápica. Nessa perspectiva, para dar conta das diferenças de cada cliente - o que inclui também seu aspecto sociocultural como inúmeros outros que o constituem -, o terapeuta deve, no encontro terapêutico, estar aberto, sem determinação prévia de sua atuação que anteceda ao modo como o cliente se mostra a ele. Um posicionamento, uma escuta e, sobretudo, um encorajamento poéticos, acreditamos, auxiliam e muito nesse processopor
dc.description.abstractA fundamental question in psychology concerns the construction of clinical practice. Among many references, which is the best? which is the most true? Such questions, in one way or another, affect all students and perhaps many professionals. This situation was experienced, with all the intensity, with the gradual integration of psychologists in public health. The requirement of a new context of practice caused confusion and disorientation in the first professionals who have come to work in the area. It is understood that, in large part, this situation is associated with a training procedure based on technical theoretical - and therefore practices - of traditional psychology. Therefore, our objective was to propose new way to practice clinical psychology in public health. Through bibliographical and theoretical reflection, we built two articles detailing our proposal. In the first, preparatory to the second, we characterize the construction of technical-rationalist thought and its consequences for the way people think and realize that includes the development of effective clinical practices. This reflection was based on the Heideggerian perspective. In the second article, from Bachelard´s poetical conception and Pompéia e Sapienza´s psychotherapy proposal which privileges poetic language , we think about attitude, listening, language and construction to restore the poetic existential dimension of man. The conclusions of the first article pointed to the hegemony of the technical thought, however, alongside a critique of this thinking, we propose possible ways to overcome them. These possibilities concern of a way of thinking - thinking meditation - which is not only devalued and risked disappear through the construction of the contemporary. The results of the second pointed to the establishment of clinical practice we have proposed from the poetic, rather than proposing new psychotherapeutic technique. From this perspective, to account for the differences of each client - which also includes its sociocultural aspect as countless others who are - the therapist must, in the therapeutic encounter, be opened, without prior determination of its performance that predates customers behaviors. A position, a listener and, above all, a poetic encouragement, we believe, would help this processeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:08:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao_rafael_auler.pdf: 345241 bytes, checksum: d679cc78b303b4e4939fea3e8cfd3dca (MD5) Previous issue date: 2009-12-01eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentPsicologia Clínicapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Psicologia Clínicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectpsicologia clínicapor
dc.subjectfenomenologia existencialpor
dc.subjectpsicologia clínica da saúdepor
dc.subjectsaúde públicapor
dc.subjectpoéticapor
dc.subjectdissertaçõespor
dc.subjectclinical psychologyeng
dc.subjectexistential phenomenologyeng
dc.subjectclinical health psychologyeng
dc.subjectpublic healtheng
dc.subjectpoetryeng
dc.subjectdissertationseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleProposição de modalidade de prática clínica psicológica em saúde públicapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Psicologia Clinica

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
dissertacao_rafael_auler.pdf337,15 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.