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Tipo do documento: Dissertação
Título: Tecendo "nós": um estudo psicanalítico sobre a amizade entre jovens em contexto de violências extremas.
Autor: Barretto, Flavia Cavalcanti 
Primeiro orientador: Donard, Véronique
Primeiro membro da banca: Queiroz, Edilene Freire de
Segundo membro da banca: Araújo, Perla Caldas Klautau de
Resumo: O presente estudo está inserido no campo da pesquisa de fenômenos sociais e políticos, a partir dos referenciais teóricos e epistemológicos da Psicanálise, tendo como objetivo principal verificar as potencialidades de vínculos de amizade entre jovens privados de liberdade, em condições de violências extremas, e compreender suas formas de expressão. Pernambuco tem figurado entre os estados da federação brasileira com os maiores índices de óbito de jovens nas unidades de privação ou restrição de liberdade, sendo o conflito interpessoal uma das causas mais frequentes. Assim, em face do alto risco pessoal e social vivenciado pelos jovens “em conflito com a lei”, pensamos na amizade enquanto potência “subversiva” de transformação social e individual, capaz de produzir outras formas de sociabilidade, em que a pluralidade, o dissenso e o próprio conflito sejam propulsores da vida coletiva. Nesse sentido, interrogamos se era possível, para esses jovens, inseridos em um contexto de violências e agressões constantes, tecer relações amistosas, e como os laços de amizade emergiam e se mantinham nessas circunstâncias. Buscando alcançar tais questões, traçamos como objetivos específicos: identificar as estratégias de apoio mútuo utilizadas entre pares no contexto da privação de liberdade, analisar as vivências e os sentidos atribuídos à amizade por esses jovens e apreender suas motivações/justificativas para a prática de violências e agressões recíprocas durante o cumprimento da medida socioeducativa de internação. Para tanto, realizamos pesquisa de campo em Unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco – FUNASE, com jovens do sexo masculino, na faixa etária de 17 a 19 anos, sentenciados ao cumprimento da medida socioeducativa de internação. A produção de “dados” se fez, primordialmente, a partir de Entrevista Semiestruturada, individual e audiogravada, com quatro jovens que integravam o projeto de música da Unidade. Anteriormente às entrevistas, participamos de alguns ensaios da Banda, utilizando Diário de Campo. Quanto aos procedimentos analíticos, o material produzido em três das entrevistas realizadas foi interpretado pelo método da pesquisa com/em psicanálise. A fundamentação teórica foi desenvolvida após a análise dos dados de pesquisa, tendo como interlocutores basilares S. Freud e D.W. Winnicott. Os resultados indicaram que, na Unidade em estudo, a convivência em um contexto de agressões e violências constantes desfavorece os vínculos criativos com o outro, incluindo os laços de amizade, dado o encurtamento do “espaço intermediário” estabelecido entre os jovens. Por outro lado, no espaço e na temporalidade da Banda, os participantes experienciavam a dinâmica da “área transicional” – o brincar, o brincar compartilhado e a experiência cultural, estando presentes os processos de ligação, próprios ao trabalho do pré-consciente, como a sublimação e a simbolização, o que lhes possibilitava, ao menos, um “ensaio” de amizade.
Abstract: The Present study is inserted in the research field of social and political phenomena, departing from the theoretical and epistemological referential elements of Psychoanalysis. Its main objective is to verify the potentialities of friendship bonds among juveniles deprived of liberty under extreme violence and understand their forms of expression. Pernambuco has appeared among the states of Brazilian Federation with the highest rates of juveniles’ death in units of deprivation or restriction of liberty, being interpersonal conflict one of its most frequent causes. Thus, considering the high personal and social risk lived by juveniles “in conflict with the law”, friendship was thought as a “subversive” potency of social and individual transformation, capable of producing other forms of sociability in which plurality, dissent and conflict itself be propellants of collective life. In this sense, this study questioned if it was possible for these juveniles, inserted in a context of violence and constant aggression, to weave amicable relations and how friendship bonds emerged and were kept in these circumstances. Seeking to get to these matters, specific objectives were defined: identifying the strategies of mutual support used among peers in the context of deprivation of liberty; analyzing the experiences and meanings attributed to friendship by these juveniles; and learning their motivations / justifications for the practice of violence and reciprocal aggressions during the observation of the socio-educative measure of internment. To reach them, field research work was done in a Unit of the Fundação de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco – FUNASE (Foundation of Socio-Educative Care of Pernambuco) with 17 to 19-year-old male juveniles who had been sentenced to internment as a socio-educative measure. Data were produced mainly departing from individual audio-recorded semi-structured interviews with four juveniles who integrated the music project of the Unit. Before the interviews, some of the Band rehearsals were observed and a Field Journal used. With regards to the analytical procedures, the material produced in three of the interviews was interpreted through the research method with/in psychoanalysis. The theoretical grounds were developed after the analysis of the research data, having as basilar interlocutors S. Freud and D.W. Winnicott. The results indicated that, in the studied Unit, coexistence in a context of constant aggression and violence disfavors creative bonds with others, including friendship ones, due to the shortening of the “in-between space” established between juveniles. On the other side, in the space and temporality of the Band, participants experienced the dynamics of the “transitional space” – playing, shared playing and cultural experience, with the presence of the linking processes characteristic of the work of the preconscious, as sublimation and symbolization, which made at least a “rehearsal” of friendship possible.
Palavras-chave: Psicologia clínica
Psicanálise
Violência
Amizade
Juventude
Dissertações
Clinical psychology
Psychoanalysis
Violence
Friendship
Youth
Dissertations
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Psicologia Clínica
Citação: BARRETTO, Flavia Cavalcanti. Tecendo 'nós' : um estudo psicanalítico sobre a amizade entre jovens em contexto de violências extremas . 2019. 139 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Pró-Reitoria Acadêmica. Coordenação Geral de Pós-graduação. Mestrado em Psicologia Clínica, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1163
Data de defesa: 1-Abr-2019
Aparece nas coleções:Psicologia Clinica

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