Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1169
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPessoa, Silvério Leal-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4590611566223862por
dc.contributor.advisor1Silva, Drance Elias da-
dc.contributor.advisor-co1Andrade Júnior, Péricles Moraes de-
dc.contributor.referee1Rocha, Maria Eduarda da Mota-
dc.contributor.referee2Carranza, Brenda-
dc.date.accessioned2019-10-01T17:05:26Z-
dc.date.issued2019-08-26-
dc.identifier.citationPESSOA, Silvério Leal. Do altar para o palco : os shows em movimento do Padre Fábio de Melo . 2019. 280 f. Tese (Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião. Doutorado em Ciências da Religião, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1169-
dc.description.resumoEsta tese descreve o mundo musical católico contemporâneo e desdobramentos do mundo artístico a partir da produção dos bens simbólicos ofertados pelo Padre Fábio de Melo com ênfase nos shows enquanto ressignificações de novas práticas, no campo católico brasileiro, resultado de co-relações e adesões das lógicas e sentidos do campo da indústria cultural. A pesquisa desenvolve-se sobre a produção artística do Padre Fábio, que está está vinculada às novas dinâmicas no campo católico, inclusive com a inspiração das novas comunidades vinculadas à Renovação Carismática. O show e a música recebem novos sentidos e representações marcadas por práticas religiosas pautadas na emoção, no caráter festivo e do espetáculo. Para corroborar esse trabalho, que demonstra uma intensa movimentação envolvendo os shows, os artistas da fé e uma tramitação entre campos, o católico e o da indústria cultural, serão analisadas as performances do Padre Fábio em seus shows, as suas reflexões musicais, a ampliação e o alcance de seu trabalho, incluindo seu espaço nas redes sociais utilizadas significativamente pela denominação católica. A investigação utilizará os seguintes procedimentos para coleta de dados: pesquisa documental, entrevistas e observação participante. Do ponto de vista teórico-metodológico, serão adotados os conceitos de desinstitucionalização de Danièle Hervieu-Léger; campo, iIllusio, bens e capitais simbólicos de Pierre Bourdieu; televisibilidade de John B. Thompson; ritual de Aldo Natale Terrin.por
dc.description.abstractThis thesis describes contemporary Catholic music from the production of the symbolic goods offered by Father Fábio de Melo with emphasis on the shows as re-significances of new practices in the Brazilian Catholic field based on co-relations and adhesions of the logics and meanings of the field of industry cultural. The research is based on the premise that the artistic production of the agent mentioned is linked to the new dynamics in the Catholic field, including the inspiration of the new communities linked to the Charismatic Renewal. The show and music receive new senses and representations marked by religious practices based on emotion, festive and spectacular character. In order to corroborate this thesis that shows an intense movement involving the concerts, the artists of the faith and a process between fields, the Catholic and the cultural industry, it will be analyzed the agent's performances, his musical reflections and the amplification of social networks widely used by the Catholic denomination. The study will be based on a reconstruction of the senses of the Catholic fields and the cultural industry, underlining the emergence and consolidation of new dynamics and agents, under which emerges the artistic production of Father Fábio. The research will use the following procedures for data collection: documentary research, interviews and participant observation. From the theoretical-methodological point of view, the concepts of deinstitutionalization of Danièle Herviu-Léger will be adopted; field, capital, property, and symbolic capital from Pierre Bourdieu; television by John B. Thompson; ritual of Aldo Natale Terrin.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2019-10-01T17:05:26Z No. of bitstreams: 2 silverio_leal_pessoa.pdf: 5365876 bytes, checksum: ccb1dfe77634567a8b7752b576117192 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-01T17:05:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 silverio_leal_pessoa.pdf: 5365876 bytes, checksum: ccb1dfe77634567a8b7752b576117192 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2019-08-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programDoutorado em Ciências da Religiãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectMúsica - Aspectos religiosospor
dc.subjectEventos musicaispor
dc.subjectTesespor
dc.subjectTheseseng
dc.subjectMusic - Religious Aspectseng
dc.subjectMusical eventseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.titleDo altar para o palco: os shows em movimento do Padre Fábio de Melo.por
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Ciencias da Religiao

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
silverio_leal_pessoa.pdfTese na íntegra5,24 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons