Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1196
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Sandra Maria de Lima Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3511320547764114por
dc.contributor.advisor1Cavalcanti, Wanilda Maria Alves-
dc.contributor.referee1Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra-
dc.contributor.referee2Dias Júnior, Jurandir Ferreira-
dc.contributor.referee3Azevedo, Nadia Pereira da Silva Gonçalves de-
dc.contributor.referee4Gomes, Robson Teles-
dc.date.accessioned2019-11-05T18:10:12Z-
dc.date.issued2019-09-18-
dc.identifier.citationALVES, Sandra Maria de Lima. A construção da argumentação em textos escritos de alunos surdos e ouvintes de um curso de letras/libras presencial. 2019. 176 f. Tese (Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Pró-Reitoria Acadêmica. Coordenação Geral de Pós-Graduação. Doutorado em Ciências da Linguagem, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1196-
dc.description.resumoPensar na língua de um ponto de vista dinâmico, multifacetado e em constante transformação implica respeito às diferenças existentes entre os seus falantes. O respeito e o aproveitamento de produções individuais de alunos, como material de trabalho, e do grupo social são fundamentais para uma visão sociointeracionista da linguagem. Quando se trata de incluir surdos no processo de socialização por meio da linguagem, observa-se que ainda há grande lacuna teórica a ser preenchida nos centros de formação. Por isso, é tamanha a necessidade de repensar as estratégias usadas nas aulas de português, para que não se recaia no mero ensino da gramática normativa como via de regra. Nesse contexto, emerge a argumentação, pois as divergências surgem como resultado do confronto entre pontos de vista, ou seja, das diferentes vozes do discurso no contexto das interações sociais. Por tal razão, o objetivo desta pesquisa foi analisar as contribuições das aulas de língua portuguesa na construção da argumentação em textos escritos de alunos surdos e ouvintes, na qual foi pensada a introdução da linguagem não verbal, em um curso de extensão ministrado pela pesquisadora no curso de Letras/Libras presencial da Universidade Federal de Pernambuco. No tocante à noção de linguagem, texto e textualidade, valemo-nos das perspectivas de Vygotsky, Batktin, Marcuschi, Antunes, Bardin, Bentes,Koch, Krashen, entre outros. Para construir a noção da argumentação, baseamo-nos em Ducrot, Liberali, Toulmin, Perelman, Olbrechts-tyeca, Leitão, Van Eemeren, Henkemanss entre outros. Objetivando destacar as teorias sobre a questão do indivíduo surdo e suas linguagens, visitamos as obras de Quadros, Fernandes, Karnopp, Lacerda, Santos, Caetano, Pereira, Perlin, SkIiar, Souza e Campelo. Finalmente, longe de esgotar as possibilidades de análise das pesquisas sobre as linguagens não verbais, revisamos uma seleção de teorias sobre imagens, textos imagéticos e multimodalidade, dentre as quais destacamos as de Barthes, Berger, Caramella, Santaella, Dionísio e Burk. Quanto à metodologia da pesquisa, adotamos a investigação qualitativa. O corpus foi constituído de textos escritos pelos alunos, de observações, de entrevistas bem como de alguns recortes de filmagens em vídeos. Para análise do objeto de estudo, inspiramo-nos na análise de conteúdo de Bardin. Os resultados da intervenção realizada mostraram que os alunos surdos apresentaram nas suas produções textuais boa desenvoltura no que tange ao processo argumentativo dos gêneros escritos. No entanto, não pudemos observar nesse grupo que a visualidade determina a potencialidade na argumentação, o mesmo ocorrendo com os alunos ouvintes, participantes da pesquisa. Os alunos ouvintes, também se mostraram com boa capacidade argumentativa, atendendo bem às especificidades do gênero textual trabalhado no curso oferecido pela pesquisadora. Foi possível ainda mostrar que os surdos podem escrever textos argumentativos, desmistificando, assim, a ideia de que por causa das dificuldades atribuídas a eles, por serem usuários de Libras, não o fariam.por
dc.description.abstractThinking about the language from a dynamic, multifaceted and constantly changing point of view implies respect for the differences between its interlocutors. Respect for and enjoyment of individual student productions, such as work material, and the social group are fundamental to a socio-interactionist view of language. When it comes to including deaf people in the process of socialization through language, there is still a large theoretical gap to be filled in the centers of formation. Therefore, there is such a need to rethink the strategies used in Portuguese classes, so that it does not fall on the mere teaching of normative grammar as a rule. In this context, the argument emerges, because the divergences arise as a result of the confrontation between points of view, that is, the different voices of discourse in the context of social interactions. For this reason, the objective of this research was to analyze the contributions of Portuguese language classes in the construction of argumentation in written texts of deaf and hearing students, in which the introduction of nonverbal language was considered, in an extension course given by the researcher in Letters / Libras course at the Federal University of Pernambuco. Regarding the notion of language, text and textuality, we use the perspectives of Vygotsky, Batktin, Marcuschi, Antunes, Bardin, Bentes, Koch, Krashen, among others. To construct the notion of argument, we rely on Ducrot, Liberali, Toulmin, Perelman, Olbrechts-tyeca, Piglet, Van Eemeren, Henkemanss among others. In order to highlight the theories on the issue of deaf individual and their languages, we visited the works of Quadros, Fernandes, Karnopp, Lacerda, Santos, Caetano, Pereira, Perlin, SkIiar, Souza and Campelo. Finally, far from exhausting the possibilities of analysis of research on nonverbal languages, we review a selection of theories on images, imagery texts and multimodality, among which we highlight those of Barthes, Berger, Caramella, Santaella, Dionisio and Burk. Regarding the research methodology, we adopted the qualitative research. The corpus consisted of texts written by students, observations, interviews as well as some video clippings. For analysis of the object of study, we draw on Bardin's content analysis. The results of the intervention showed that the deaf students presented in their textual productions good resourcefulness regarding the argumentative process of the written genres. However, we could not observe in this group that the visuality determines the potentiality in the argument, as well as the hearing students, participants of the research. The listening students also showed good argumentative skills, taking into account the specificities of the textual genre worked in the course offered by the researcher. It was also possible to show that deaf people can write argumentative texts, thus demystifying the idea that because of the difficulties attributed to them, as users of Libras, they would not do so.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2019-11-05T18:10:12Z No. of bitstreams: 2 sandra_maria_lima_alves.pdf: 2019939 bytes, checksum: 4df68997671fb96e530d90c37cd27a90 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-05T18:10:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 sandra_maria_lima_alves.pdf: 2019939 bytes, checksum: 4df68997671fb96e530d90c37cd27a90 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2019-09-18eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programDoutorado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensinopor
dc.subjectLíngua brasileira de sinaispor
dc.subjectLinguagem e línguaspor
dc.subjectTesespor
dc.subjectTheseseng
dc.subjectPortuguese Language - Study and Teachingeng
dc.subjectBrazilian Sign Languageeng
dc.subjectLanguage and languageseng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleA construção da argumentação em textos escritos de alunos surdos e ouvintes de um curso de letras/libras presencial.por
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sandra_maria_lima_alves.pdfTese na íntegra1,97 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons