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Tipo do documento: Tese
Título: Análise dos discursos acadêmicos da/sobre a voz cantada no processo de ensino-aprendizagem.
Autor: Santana, José Reginaldo Gomes de 
Primeiro orientador: Azevedo, Nadia Pereira da Silva Gonçalves de
Primeiro coorientador: Almeida, Cristiane Maria Galdino de
Primeiro membro da banca: Ferreira, Maria Cristina Leandro
Segundo membro da banca: Silva, Silmara Cristina Dela da
Terceiro membro da banca: Melo, Maria de Fátima Vilar de
Quarto membro da banca: Caiado, Roberta Varginha Ramos
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar os discursos acadêmicos da/sobre a produção da voz cantada no processo de ensino-aprendizagem. Os objetivos específicos são: Identificar os discursos sobre a voz cantada que circulam no ambiente acadêmico de cursos de Licenciatura em Música; Identificar, nos discursos acadêmicos, afirmações identitárias e interpelações ideológicas que posicionam o sujeito frente aos modos estabelecidos de cantar vigentes no processo de ensinoaprendizagem; analisar o funcionamento da materialidade da voz cantada no processo de ensino-aprendizagem. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e desenvolvida por meio de procedimentos teórico-metodológicos da Análise de Discurso de linha francesa, filiada ao pensamento de Michel Pêcheux e com desdobramentos teóricos e metodológicos no Brasil a partir de estudos de Eni Orlandi. Dentre o arcabouço teórico-metodológico da Análise do Discurso, serão mobilizados, principalmente, os conceitos de formações discursivas, identificação, contraidentificação, desindentificação, memória discursiva, sonoridades vocais e discursividade do corpo. A pesquisa foi realizada com discentes e docentes em cursos de Licenciatura em Música com habilitação em canto popular e cursos com currículos que priorizam a música erudita. A escolha dos participantes deste estudo está relacionada a sujeitos que vivenciam a construção de conhecimentos nas disciplinas de Canto popular e de Técnica vocal. O corpus adveio de entrevistas semiestruturadas e de audições de canto. Quanto ao funcionamento discursivo, identificou-se que o imbricamento do que é discursivo, do que é significado na história, com o que é individual, único, timbrístico produz discursos e/ou ilusões imagéticas de identificação com a voz do outro, identificação e contraidentificação do sujeito com as formações discursivas da técnica vocal.
Abstract: This research has as general objective to analyze the academic discourses on / onf the production of the sung voice in the teaching-learning process. The specific objectives are: To identify the speeches about the singing voice that circulate in the academic environment of courses of Licenciatura in Music; To identify, in academic discourses, identity affirmations and ideological interpellations that position the subject in front of the established ways of singing in the teaching-learning process; to analyze the functioning of the materiality of the voice sung in the teaching-learning process. This research is of a qualitative nature and developed through theoreticalmethodological procedures of French Discourse Analysis, affiliated with the thought of Michel Pêcheux and with theoretical and methodological developments in Brazil from Eni Orlandi's studies. Among the theoretical-methodological framework of Discourse Analysis, the concepts of discursive formations, identification, counter-identification, delimitation, discursive memory, vocal sounds and discursivity of the body will be mobilized. The research was carried out with students and teachers in Licentiate degree courses in Music with qualification in popular singing and courses with curricula that prioritize the erudite music. The selection of participants for this study is related to subjects who experience the construction of knowledge in the subjects of popular singing and vocal technique. The corpus came from semi-structured interviews and singing auditions. As for discursive functioning, it has been identified that the imbrication of what is discursive, of what is signified in history, with what is individual, unique, timbristic produces discourses and / or imagistic illusions of identification with the voice of the other, identification and counter-identification of the subject with the discursive formations of the vocal technique.
Palavras-chave: Análise do discurso
Voz - Educação
Canto
Teses
Theses
Speech analysis
Voice - Education
Melody
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Doutorado em Ciências da Linguagem
Citação: SANTANA, José Reginaldo Gomes de. Análise dos discursos acadêmicos da/sobre a voz cantada no processo de ensino-aprendizagem. 2019. 135 f. Tese (Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Pró-Reitoria Acadêmica. Coordenação Geral de Pós-Graduação. Doutorado em Ciências da Linguagem, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1199
Data de defesa: 22-Out-2019
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