Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1204
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Marcos Assis Pessoa de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6001166315194719por
dc.contributor.advisor1Marques, Luiz Carlos Luz Marques-
dc.contributor.referee1Freitas, Nainora Maria Barbosa de-
dc.contributor.referee2Cabral, Newton Darwin de Andrade-
dc.date.accessioned2019-11-12T17:37:19Z-
dc.date.issued2018-08-22-
dc.identifier.citationLIMA, Marcos Assis Pessoa de. Edifícios de culto barrocos no Nordeste do Brasil : a arquitetura a serviço de concepções do sagrado . 2018. 117 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião. Mestrado em Ciências da Religião, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1204-
dc.description.resumoEsta pesquisa reflete sobre a utilização, nos dois primeiros séculos da colonização português no Nordeste do Brasil, da arte e arquitetura barrocas como meios de comunicação e persuasão, através do uso de seus elementos de dramatização e encantamento. Tal uso, proposto pela Igreja Católica Apostólica Romana, após o Concílio de Trento, foi aplicado no Brasil na construção de vários conjuntos arquitetônicos, dos quais foram selecionados três: a Igreja de S. Francisco (ligada ao antigo Convento franciscano de João Pessoa), a Igreja de N.S. das Neves (ligada ao Convento franciscano de Olinda) e a Igreja Santo Antônio (ligada ao Convento franciscano do Recife). A problemática foi formulada tomando como base a teoria do sagrado e do profano de Mircea Eliade, que afirma a existência, em cada cultura, de locais de transição entre o sagrado e profano. Portanto, buscou-se analisar o espaço das igrejas barrocas no Brasil do século XVII como sendo espaços de transcendência, um misto de sagrado e profano. Buscou-se, também o apoio de historiadores e arquitetos como Giulio Argan e Germain Bazin, que levantam a hipótese de que esses elementos e essa arquitetura foram elaborados intencionalmente com a finalidade de envolver emocionalmente o homem que estivesse em dúvida com sua fé. A metodologia empregada foi, portanto, analítica.por
dc.description.abstractThis research reflects on the use, in the first two centuries of Portuguese colonization in the Northeast of Brazil, of baroque art and architecture as means of communication and persuasion, through the use of its elements of dramatization and enchantment. This use, proposed by the Roman Catholic Apostolic Church after the Council of Trent, was applied in Brazil in the construction of several architectural ensembles, of which three were selected: the Church of S. Francisco (attached to the former Franciscan Convent of João Pessoa) the Church of NS das Neves (linked to the Franciscan Convent of Olinda) and the Church of St. Anthony (attached to the Franciscan Convent of Recife). The problem was formulated taking as a basis the theory of the sacred and the profane of Mircea Eliade, which affirms the existence, in each culture, of places of transition between the sacred and the profane. Therefore, we sought to analyze the space of Baroque churches in Brazil in the seventeenth century as spaces of transcendence, a mixture of sacred and profane. It was also sought the support of historians and architects such as Giulio Argan and Germain Bazin, who hypothesize that these elements and architecture were intentionally designed to emotionally engage the man who was in doubt with his faith. The methodology used was, therefore, analytical.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2019-11-12T17:37:19Z No. of bitstreams: 2 marcos_assis_pessoa_lima.pdf: 1388891 bytes, checksum: 5c11e6e29f74b434c016a28abf5ebac0 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-12T17:37:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 marcos_assis_pessoa_lima.pdf: 1388891 bytes, checksum: 5c11e6e29f74b434c016a28abf5ebac0 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-08-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Religiãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectArquitetura religiosa - Brasil, Nordestepor
dc.subjectO Sagradopor
dc.subjectIgrejas (Edifícios) - Brasil, Nordestepor
dc.subjectArquitetura de igrejaspor
dc.subjectArquitetura barroca - Brasil, Nordestepor
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectReligious Architecture - Brazil, Northeasteng
dc.subjectThe sacredeng
dc.subjectChurches (Buildings) - Brazil, Northeasteng
dc.subjectChurch Architectureeng
dc.subjectBaroque Architecture - Brazil, Northeasteng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.titleEdifícios de culto barrocos no Nordeste do Brasil: a arquitetura a serviço de concepções do sagrado.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Religiao

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marcos_assis_pessoa_lima.pdfDissertação na íntegra1,36 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons