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Tipo do documento: Tese
Título: Ensino religioso na escola pública do Brasil: contribuições do método complexo e transdisciplinar.
Autor: Silva, Cícero Lopes da 
Primeiro orientador: Libório, Luiz Alencar
Primeiro coorientador: Aragão, Gilbraz de Souza
Primeiro membro da banca: Silva, Drance Elias da Silva
Segundo membro da banca: Chaves, Afonso
Terceiro membro da banca: Voss, Rita de Cássia Ribeiro
Quarto membro da banca: Barbosa, Rubenilda Maria Rosinha
Resumo: A Tese aborda questões e práticas do Ensino Religioso no Brasil com o objetivo de contribuir para a epistemologia da disciplina a partir dos princípios do método da complexidade e da transdisciplinaridade. Em adequação epistemológica e metodológica a fenômenos sociais, a pesquisa apresenta-se como um estudo Qualitativo e Bibliográfico. O Ensino Religioso no país ainda é tratado de modo ambíguo pelos sistemas de ensino, atuando tanto para a formação geral do cidadão quanto para a filiação religiosa de Igrejas. Tal situação torna a disciplina frágil e vulnerável à crítica por parte daqueles que defendem o estatuto do Estado laico e a religião como questão de foro íntimo. Entretanto, a religião integra o substrato cultural da humanidade, e desde 1873 é tratada nas Universidades como matéria acadêmica e objeto singular de estudo, podendo ser compreendido como componente curricular de ensino. Por outro lado, a história mostra que no Brasil o Ensino Religioso foi institucionalizado por questões políticas e sem uma base científica, o que lhe deixou alheio à comunidade científico-acadêmica. Assim, não se trata de excluir o ensino sobre a religião de dentro da escola, mas de contornar os seus limites e os seus métodos através de outros princípios e paradigmas. Portanto, a partir da evolução histórica dos paradigmas da ciência que influenciam o conhecimento e a educação, o estudo coloca o Ensino Religioso inserido nas Ciências da Religião e enriquecido pelo método da complexidade e da transdisciplinaridade que engendra uma atitude dialógica, transreligiosa e transcultural de conhecimento. Nesse sentido, o Ensino Religioso se torna educação do cidadão, baseado no estudo da diversidade religiosa brasileira e mundial, sem o viés confessional ou proselitista. Portanto, a complexidade e a transdisciplinaridade é chave para pensar o Ensino Religioso na escola laica.
Abstract: The thesis addresses issues and practices of religious education in Brazil with the objective of contributing to the epistemology of the discipline from the principles of the method and complexity of transdisciplinarity. On epistemological and methodological adequacy to social phenomena, research is a qualitative and bibliographical study. Religious education in the country is still treated as ambiguous teaching systems, acting both for general training of citizens as to the religious affiliation of churches. Such a situation makes the discipline fragile and vulnerable to criticism on the part of those who hold the status of secular State and religion as matter of intimate Forum. However, religion is part of the cultural substrate of mankind, and since 1873 is treated at the universities as academic matters and natural object of study, and can be understood as a curriculum component. On the other hand, history shows that in Brazil the religious education was institutionalized for political issues and without a scientific basis, which left it oblivious to the scientific-academic community. So, this isn't to delete the teaching about religion in school, but to go round their limits and their methods through other principles and paradigms. Therefore, from the historical evolution of the paradigms of science that influence the knowledge and education, the study puts the religious teaching of religion inserted in the Sciences of Religion enriched by method of complexity and transdisciplinarity that begets an attitude of knowledge at level of dialogue, transdisciplinarity and transculture. In this sense, Religious education becomes citizen education, based on the study of the Brazilian and world religious diversity, without the confessional or proselytizing bias. Therefore, the complexity and transdisciplinarity are keys to think about Religious education in the secular school.
Palavras-chave: Ensino Religioso Escolar
Educação - Brasil
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação -Brasil
Theses
School Religious Teaching
Education - Brazil
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Doutorado em Ciências da Religião
Citação: SILVA, Cícero Lopes da. Ensino religioso na escola pública do Brasil : contribuições do método complexo e transdisciplinar . 2019. 210 f. Tese (Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião. Doutorado em Ciências da Religião, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1206
Data de defesa: 22-Feb-2019
Appears in Collections:Ciencias da Religiao

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