Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1215
Tipo do documento: Dissertação
Título: A cura da mulher encurvada em dia de sábado (Lc 10-17).
Autor: Gico Junior, Rivadavio de Barros 
Primeiro orientador: Andrade, Aíla Luzia Pinheiro de
Primeiro membro da banca: Gomes, Rita
Segundo membro da banca: Lemos, Fernanda
Resumo: Esta dissertação é uma análise hermenêutica sobre a perícope da cura da mulher encurvada em dia de sábado (Lc 13,10-17), que é exclusiva do evangelho de Lucas. Inicialmente aborda o mundo judaico na época de Jesus, a situação tanto política dos judeus na Palestina, a situação social, as instituições judaicas e as ideologias na época de Jesus: o templo, a sinagoga, o sábado. Também apresenta a relação entre Jesus e os partidos religiosos judaicos e a expectativa do reino de Deus. Posteriormente, analisa a atividade de Jesus em palavras e ações, a sua pregação do reino de Deus e seus prodígios. Em seguida enfrenta o tema central dos milagres e seu significado e, como Jesus se relacionava com as pessoas. O papel da fé, a cura holística e a atividade taumatúrgica e terapêutica de Jesus são estudadas dentro da tradição evangélica. Para se compreender melhor a perícope, também é estudado o léxico taumatúrgico, terapêutico dos evangelhos, os sumários da atividade taumatúrgica de Jesus e a tipologia dos milagres e de suas curas. As curas de Jesus o apresentam como profeta escatológico, Servo do Senhor, seu poder de curar e a eficácia da sua palavra, bem como o envio dos discípulos para anunciarem o Reino e curarem os doentes. No estudo mais detalhado da perícope são apresentados seus elementos constitutivos e a análise do relato de cura. Está presente a atitude revolucionária de Jesus ao curar, a enfermidade e seu simbolismo, as atitudes do auditório. A hermenêutica do texto à luz do encontro, do corpo e da luz da fé. A relevância do tema para os dias de hoje e a experiência na pastoral da saúde.
Abstract: Questa dissertazione è uno studio sulla pericope dela guarigione della donna piegata in giorno di sabato (Lc 13: 10-17), che è esclusiva del vangelo di Luca. Inizialmente si rivolge al mondo ebraico al tempo di Gesù, alla situazione politica degli ebrei in Palestina, alla situazione sociale, alle istituzioni e alle ideologie ebraiche nel tempo di Gesù, al tempio, alla sinagoga, al Sabbath. Presenta anche la relazione tra Gesù ei gruppi religiosi ebraici e l'aspettativa del regno di Dio. Successivamente, analizza l'attività di Gesù nelle parole e nelle azioni, nella sua predicazione del regno di Dio e dei suoi prodigi. Segue il tema centrale dei miracoli e del loro significato e di come Gesù si relazionava con le persone.Il ruolo della fede, la guarigione olistica e l'attività taumaturgica e terapeutica di Gesù sono studiati nella tradizione evangelica. Per comprendere meglio il pericope, studiamo anche il lessico taumaturgico e terapeutico dei Vangeli, i riassunti dell'attività taumaturgica di Gesù, la tipologia dei miracoli e e delle cure. Le guarigioni di Gesù lo presentano come un profeta escatologico, il servo del Signore, il suo potere di guarire e l'efficacia della sua parola, così come l'invio dei discepoli per proclamare il Regno e guarire gli ammalati. Nello studio più dettagliato della pericope sono presentati i suoi elementi costitutivi e l'analisi del conto di guarigione. C'è l'atteggiamento rivoluzionario di Gesù nella guarigione, la malattia e il suo simbolismo, l'atteggiamento del pubblico. L'ermeneutica del testo alla luce dell'incontro, alla luce del corpo e alla luce della fede. La rilevanza del tema ai giorni nostri e l'esperienza nella cura pastorale della salute.
Palavras-chave: Hermenêutica (Religião)
Cura pela fé
Teologia
Dissertações
Dissertations
Hermeneutics (Religion)
Faith Healing
Theology
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Teologia
Citação: GICO JUNIOR, Rivadavio de Barros. A cura da mulher encurvada em dia de sábado (Lc 10-17). 2019. 73 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Teologia. Mestrado em Teologia, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1215
Data de defesa: 1-Nov-2019
Appears in Collections:Teologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rivadavio_barros_gico_junior.pdfDissertação na íntegra1,03 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons