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Tipo do documento: Dissertação
Título: Práticas de comunicação em instituições públicas de ensino superior: as estratégias da UFPE para as mídias sociais em tempos de crise.
Autor: Barbosa, Sueli Marcia Pereira 
Primeiro orientador: Lins, Aline Maria Grego
Primeiro coorientador: Lucena, Ana Paula Costa de
Primeiro membro da banca: Silva, Juliano Mendonça Domingues da
Segundo membro da banca: Santana, Adriana Maria Andrade de
Resumo: As mudanças provocadas pelas tecnologias da informação e comunicação mudaram as práticas de comunicação. Agora em rede, através da Internet, as redes sociais digitais e de mídia tornaram-se elementos essenciais para empresas e instituições atingirem um público maior e, portanto, seus objetivos e metas. Entre as práticas recentes, uma delas nos preocupava: como as Instituições de Ensino Superior lidam com suas informações e seu público nas redes sociais, principalmente em tempos de crise? Pensando na inserção dessas instituições nesses ambientes, optamos por um estudo de caso, tendo como locus a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Portanto, temos como objetivo geral analisar as práticas de comunicação utilizadas pela Universidade, em suas redes sociais, a partir das diretrizes dos planos institucionais da Universidade alinhadas ao interesse público. Para tanto, buscamos descrever as políticas e práticas estratégicas de comunicação adotadas pela Instituição na gestão de mídias sociais, identificando as informações fornecidas pela UFPE com potencial de interesse público e analisando as atividades de interatividade e engajamento dos usuários, nas principais redes mídias sociais oficiais da instituição (Facebook, Twitter, Instagram). Com viés exploratório e abordagem qualitativa, o corpus analisado foi constituído por posts nas páginas oficiais da instituição, a saber, UFPE Oficial e Ascom UFPE, com recorte de eventos considerados de interesse público, que envolvem a redução ou corte de recursos nas universidades, em dois períodos distintos. Os fundamentos teóricos foram extraídos dos trabalhos de Castells (1999, 2005, 2009, 2017); Harvey (2003); Kumar (2006) e Sodré (2002) que abordam comunicação e tecnologias; Maximimino (2000); Duarte (2009); Bueno (2005, 2014a, 2014b, 2015) e Novelli (2006) foram inspiradores para os estudos de comunicação, gestão e administração pública; Recuero (2009); Lemon e Verhoef (2016); Pine e Gilmore (1998) e Mergel (2013, 2013b) trouxeram referências às questões pertinentes ao engajamento nas redes sociais. O estudo analisou os planos de desenvolvimento institucional, resoluções e políticas adotadas pela UFPE, as diretrizes da Secretaria de Comunicação da Presidência da República e suas implicações para as instituições públicas federais, bem como as opiniões do Tribunal de Contas da União (TCU). Como resultado da análise, além da dissertação, também apresentamos um guia que visa orientar práticas para as redes sociais dos setores da UFPE que lidam com informação e comunicação em plataformas digitais.
Abstract: The changes brought about by information and communication technologies have changed communication practices. Now networked, through the internet, media and digital social networks have become essential elements for companies and institutions to reach a larger audience and, therefore, their objectives and goals. Among the recent practices, one of them worried us: how do Higher Education Institutions deal with their information and with their public on social networks, especially in times of crisis? Thinking about the insertion of these institutions in these environments, we opted for a case study, having as locus the Federal University of Pernambuco (UFPE). Therefore, we have as a general objective to analyze the communication practices used by the University, in its social networks, starting from the guidelines of the University's institutional plans aligned to the public interest. For this purpose, we seek to describe the strategic communication policies and practices adopted by the Institution in the management of social media, identifying the information provided by UFPE with potential for public interest and analyzing the activities of interactivity and users engagement, in the main networks official social media of the institution (Facebook, Twitter, Instagram). With an exploratory bias and a qualitative approach, the analyzed corpus was constituted by posts in the official pages of the institution, namely UFPE Oficial and Ascom UFPE, with clipping of events considered of public interest, which involve reducing or cutting funds in universities, in two periods distinct. The theoretical foundations were extracted from the works of Castells (1999, 2005, 2009, 2017); Harvey (2003); Kumar (2006) and Sodré (2002) who address communication and technologies; Maximimino (2000); Duarte (2009); Bueno (2005, 2014a, 2014b, 2015) and Novelli (2006) were inspiring for studies of communication, and management and public administration; Recuero (2009); Lemon and Verhoef (2016); Pine and Gilmore (1998) and Mergel (2013, 2013b) brought references to the issues pertinent to engagement on social networks. The study analyzed the institutional development plans, resolutions and policies adopted by UFPE, the guidelines of the Communication Secretariat of the Presidency of the Republic and their implications for federal public institutions, as well as the opinions of the Federal Court of Accounts (TCU). As a result of the analysis, in addition to the dissertation itself, we also present a guide that aims to guide practices for the social networks of UFPE sectors that deal with information and communication on digital platforms.
Palavras-chave: Gestão do conhecimento
Tecnologias da informação
Ensino Superior
Redes sociais
Mídia social
Inclusão digital
Dissertações
Dissertations
Digital inclusion
Social media
Social networks
University education
Information Technologies
Knowledge management
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Indústrias Criativas
Citação: BARBOSA, Sueli Marcia Pereira. Práticas de comunicação em instituições públicas de ensino superior : as estratégias da UFPE para as mídias sociais em tempos de crise. 2020. 120 f Dissertação (Mestrado) - Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas. Mestrado Profissional em Indústrias Criativas, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1222
Data de defesa: 4-Mar-2020
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