Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1235
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Marília Nóbrega da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3271566876083389por
dc.contributor.advisor1Passos, Maria Consuêlo-
dc.contributor.referee1Sampaio, Marisa Amorim-
dc.contributor.referee2Lima, Coutinho Costa-
dc.date.accessioned2021-02-12T14:34:58Z-
dc.date.issued2019-01-28-
dc.identifier.citationSILVA, Marília Nóbrega da. O ambiente de consumo e suas implicações na criatividade da criança. 2019. 89 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica. Mestrado em Psicologia Clínica, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1235-
dc.description.resumoNosso momento histórico está marcado pela consolidação de uma cultura do consumo que não reconhece distinções de classe, gênero e faixa etária, impondo a todos um mesmo estilo de vida, cujo imperativo é o consumo. Nesse contexto, as crianças crescem atendendo às diversas imposições que o ambiente de consumo solicita, ajustando-se constantemente a ele. O psicanalista D. Winnicott aponta que o ambiente tem um papel fundante na construção subjetiva da criança, pois, em contextos suficientemente bons, ele favorece a criação de um jeito de ser (self) e se relacionar criativamente com o mundo. Entretanto, se o ambiente for intrusivo, ele acaba sufocando a expansão da criação de si mesmo, ou seja, a criatividade. Assim, essa pesquisa tem como objetivo geral discutir de que maneira o ambiente de consumo pode interferir na criatividade da criança hoje. Iniciamos essa pesquisa construindo uma visão sobre esse indivíduo com base nessa referência psicanalítica. Em seguida, caracterizamos o ambiente de consumo ao qual a criança se relaciona atualmente. Por fim, discutimos as implicações que o ambiente invasivo do consumo tem na criatividade da criança. Para tanto, foi feita uma pesquisa qualitativa, com caráter de revisão teórica e bibliográfica.por
dc.description.abstractOur historic moment it’s marked by the consolidation of a culture of consumption that don’t acknowledges distinctions between class, gender and age, imposing to all the same lifestyle, whose imperative is consumerism. In this scenario, children grown up tending to the many impositions that the consumerism environment solicits, adjusting itself to it. The psychoanalyst D. Winnicott points that the environment has a founding nature in the subjective construction of the child, because, in a sufficiently good context, it favors the creation of a manner of self and how to relate creatively with the world. However, if the environment is intrusive, it ends suffocating the expansion of the creation of the self, that is, the creativity. Therefore, this research have as general objective to discuss in what manner the consumerism environment can intervene in the children’s creativity today. We begin this research building a vision about these individual in the basis of this psychoanalytic reference. Then, we characterize the consumerism environment to which the children relates nowadays. Lastly, we discuss the implications that the invasive environment of consumption has in the children’s creativity. For that, it was made a qualitative research.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2021-02-12T14:34:58Z No. of bitstreams: 2 Ok_marilia_nobrega_silva.pdf: 736153 bytes, checksum: 62fb5237568f8126f9b2e08b8e1887a1 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-12T14:34:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ok_marilia_nobrega_silva.pdf: 736153 bytes, checksum: 62fb5237568f8126f9b2e08b8e1887a1 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2019-01-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Psicologia Clínicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectPsicologia infantilpor
dc.subjectCriatividadepor
dc.subjectPsicanálisepor
dc.subjectConsumopor
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectChild psicologyeng
dc.subjectCreativityeng
dc.subjectPsychoanalysiseng
dc.subjectConsumptioneng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleO ambiente de consumo e suas implicações na criatividade da criança.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Psicologia Clinica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_marilia_nobrega_silva.pdfDissertação na íntegra718,9 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons