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Tipo do documento: Tese
Título: (Re)construindo percursos no processo de leitura em língua portuguesa por surdos do ensino fundamental: do problema ao encaminhamento de algumas soluções.
Autor: Brayner, Izabelly Correia dos Santos 
Primeiro orientador: Cavalcanti, Wanilda Maria Alves
Primeiro membro da banca: Sampaio, Maria Janaina Alencar
Segundo membro da banca: Sousa, Wilma Pastor de Andrade
Terceiro membro da banca: Bizerra, Maria da Conceição
Quarto membro da banca: Caiado, Roberta Varginha Ramos
Resumo: A leitura é uma ferramenta fundamental para uma participação ativa na sociedade, pois ela faculta o acesso à educação e à cultura e, consequentemente, à inclusão social. O panorama da educação dos surdos tem-nos remetido à constatação de repetidos insucessos de crianças, jovens e adultos surdos quando tratamos da aquisição dos conhecimentos que circulam na escola. Nesse sentido, destacamos os resultados insatisfatórios do desempenho deles em língua portuguesa, o que provoca grandes inquietações aos pesquisadores da área da surdez no Brasil. Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs de língua portuguesa mencionam que os alunos, ao concluírem o Ensino Fundamental, deverão estar familiarizados com as atividades de leitura; no entanto, os alunos surdos, geralmente, não atingem esses níveis, conforme pesquisas de Garolla e Chiari. Alguns fatores contribuem para essa constatação, que destacaremos neste trabalho e, diante dessas colocações, procuraremos refletir sobre como seria possível a mudança desse quadro e o direcionamento para o emprego de novas estratégias. O objetivo desta pesquisa é analisar o processo de (re)construção da leitura em língua portuguesa por surdos do Ensino Fundamental, tendo em vista a melhoria do seu desempenho nessa língua. Para isso, fizeram parte da pesquisa cinco (5) surdos do Grupo de Estudos e Práticas de Linguagem para Surdos (GEPLIS), matriculados em escolas públicas nos anos finais do Ensino Fundamental. A metodologia adotada foi a qualitativa intervencionista com uma abordagem de pesquisa-ação. A etapa de intervenção propôs quinze (15) encontros, nos quais os participantes foram avaliados em relação à compreensão leitora antes e depois da intervenção. Nesse contexto, foram trazidos, na fundamentação teórica, autores como Vygotsky e Bakhtin, que ofereceram o suporte para a compreensão de teoria sociointeracionista; Morais, Paiva, Bittencourt, Koch e Leffa, que proporcionaram o entendimento sobre a leitura e suas particularidades; e, Lodi, Karnopp, Pereira, entre outros, que serviram como base para discussões acerca da leitura em língua portuguesa dentro da perspectiva bilíngue para surdos, considerando as particularidades do processo de aquisição das duas línguas, a Libras e a língua portuguesa, e do mesmo modo questões vinculadas ao ensino do português como segunda língua para essa comunidade. Os resultados obtidos nesta pesquisa apontam para uma melhoria no desempenho da leitura em língua portuguesa como L2 para a maioria dos participantes, empregando diferentes tipos de texto e, com o auxílio das estratégias de leitura propostas por Bittencourt, confirmando essa melhoria na compreensão dos textos lidos. Dentre as estratégias que se fizeram recorrentes no ato da leitura, destacaram-se: a mediação da leitura em Libras para o entendimento da língua portuguesa; o emprego do sinal em diferentes contextos; explicações gramaticais da língua portuguesa e a consulta ao texto para confirmar hipóteses. Essas estratégias se configuram como eficazes na leitura em língua portuguesa como segunda língua, favorecendo a ampliação do conhecimento de mundo e do capital linguístico dos surdos participantes da pesquisa.
Abstract: Reading is a fundamental tool for active participation in society, as it provides access to education and culture and, consequently, social inclusion. The panorama of education of the deaf has sent us the realization of repeated failures of children, young people and deaf adults when we deal with the acquisition of the knowledge that circulates in the school. In this sense, we highlight the unsatisfactory results of their performance in Portuguese, which causes great concern to researchers in the area of deafness in Brazil. The Portuguese language National Curriculum Parameters mention that students should be familiar with reading activities upon completion of elementary school; however, deaf students generally do not reach these levels, according to Garolla and Chiari’s surveys. Some factors contribute to this observation, which we will highlight in this work and, in view of these settings, we will try to reflect on how it would be possible to change this framework and the direction to use new strategies. The objective of this research is to analyze the process of (re) construction of reading in Portuguese by deaf students of elementary school, in order to improve their performance in this language. To this end, five (5) deaf students from the Group of Studies and Practices of Language for the Deaf (GEPLIS), enrolled in public schools in the final years of elementary school, were part of the research. The methodology adopted was qualitative interventionist with a research-action approach. The intervention stage proposed fifteen (15) meetings, in which the participants were evaluated in relation to the reading comprehension before and after the intervention. In this context, authors such as Vygotsky, Bakhtin, Solé, Morais, Paiva, Bittencourt, Koch, Leffa, Lodi, Karnopp, Pereira, among others, were used as the basis for discussions about Portuguese reading in a bilingual perspective for the deaf, considering the peculiarities of the process of acquisition of the two languages, Libras and the Portuguese language, as well as questions related to the teaching of Portuguese as a second language for this community. The results obtained in this research point to an improvement in reading performance in Portuguese as L2 for most of the participants, using different types of text and, with the aid of the reading strategies proposed by Bittencourt, confirming this improvement in reading comprehension. Among the strategies that became recurrent in the reading act, the most outstanding were: the mediation of Libras to understand the Portuguese language; the use of signs in different contexts; grammar explanations of the Portuguese language and the consultation to the text to confirm hypotheses. These strategies are considered effective in reading in Portuguese as a second language, favoring the expansion of the world knowledge and the linguistic capital of the deaf participants in the research.
La lectura es una herramienta fundamental para una participación activa en la sociedad, pues proporciona acceso a la educación ya la cultura y, consecuentemente, la inclusión social. El panorama de la educación de los sordos nos ha remitido la constatación de repetidos fracasos de niños, jóvenes y adultos sordos cuando tratamos de la adquisición de los conocimientos que circulan en la escuela. En este sentido, destacamos los resultados insatisfactorios de su desempeño en el idioma portugués, que causa gran preocupación para los investigadores del campo de la sordera en Brasil. Los Parámetros Curriculares Nacionales - PNC del idioma portugués mencionan que los estudiantes, cuando terminan la escuela primaria, deben estar familiarizados con actividades de lectura; sin embargo, los alumnos sordos, generalmente, no alcanzan esos niveles, según investigaciones de Garolla y Chiari. Algunos factores contribuyen a esta constatación, que destacaremos en este trabajo y, ante esas colocaciones, procuraremos reflexionar sobre cómo sería posible el cambio de ese cuadro y el direccionamiento para el empleo de nuevas estrategias. El objetivo de esta investigación es analizar el proceso de (re) lectura de la construcción en el idioma portugués para la escuela primaria sordos, con el fin de mejorar su desempeño en ese idioma. Para ello, formarán parte de la investigación cinco (5) sordos del Grupo de Estudios y Prácticas de Lenguaje para Sordos (GEPLIS), matriculados en escuelas públicas en los años finales de la enseñanza fundamental. La metodología adoptada fue la cualitativa intervencionista con un enfoque de investigación-acción. La etapa de intervención propuso quince (15) encuentros, en los cuales los participantes fueron evaluados en relación a la comprensión lector antes y después de la intervención. En este contexto, fueron llevados en fundamento teórico, autores como Vygotsky, Bakhtin, Solé, Morais, Paiva, Bittencourt, Koch, Leffa, Lodi, Karnopp, Pereira, entre otros, que sirvió como base para las discusiones acerca de la lectura en Inglés en el enfoque bilingüe para sordos, teniendo en cuenta las particularidades de la adquisición de las dos lenguas, la libra y el idioma portugués, y asimismo cuestiones relacionadas con la enseñanza del portugués como segunda lengua para esta comunidad. Los resultados obtenidos en este estudio apuntan a una mejora en el rendimiento de lectura en Inglés como L2 para la mayoría de los participantes, el uso de diferentes tipos de texto y, con la ayuda de estrategias de lectura propuestos por Bittencourt, lo que confirma la mejora en la comprensión de los textos leídos . Entre las estrategias que se han vuelto recurrentes en el acto de la lectura se destacó: la mediación de libras para la comprensión de la lengua portuguesa; el empleo de la señal en diferentes contextos; explicaciones gramaticales de la lengua portuguesa y se refieren al texto para confirmar hipótesis. Estas estrategias se caracterizan por ser eficaz en la lectura en Inglés como segunda lengua, favoreciendo la expansión del conocimiento del mundo y la capital lingüístico de los participantes en la investigación sordos.
Palavras-chave: Teses
Lingüística
Leitura
Língua brasileira de sinais
Theses
Linguistics
Reading
Brazilian sign language
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Doutorado em Ciências da Linguagem
Citação: BRAYNER, Izabelly Correia dos Santos. (Re)construindo percursos no processo de leitura em língua portuguesa por surdos do ensino fundamental : do problema ao encaminhamento de algumas soluções. 2019. 218 f Tese (Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem. Doutorado em Ciências da Linguagem, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1236
Data de defesa: 17-Jun-2019
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