Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1243
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Josilene Bezerra de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8902660175818975por
dc.contributor.advisor1Campos, Zuleica Dantas Pereira-
dc.contributor.referee1Vasconcelos, Sérgio Sezino Douets-
dc.contributor.referee2Freire, Eleta de Carvalho-
dc.date.accessioned2021-02-15T16:34:53Z-
dc.date.issued2020-02-13-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Josilene Bezerra de. As religiões afro-brasileiras na educação : desafios com a lei 10.639/03 nas escolas públicas na rede municipal do Recife. 2019. 99 fl. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião. Mestrado em Ciências da Religião, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1243-
dc.description.resumoA pesquisa teve como objetivo compreender a inserção da Lei 10.639/03 no currículo escolar das Escolas Públicas da Rede Municipal do Recife, contextualizando suas práticas de ensino aprendizagem com relação às religiões de Matriz Africana. Para tanto, refletimos a prática do ensino religioso e da obrigatoriedade do ensino de História e cultura afro-brasileira e africana as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo, com a utilização da pesquisa bibliográfica, documental e utilização de entrevistas semiestruturadas. A pesquisa teve amparo na ideia de transformação social. Percebemos que as Escolas Públicas da Rede Municipal do Recife, têm uma prática de reflexão pedagógica sobre a lei 10.639/03. Uma série de medidas foram adotadas para garantir uma ressignificação do currículo escolar e estabelecer propostas para o conhecimento da história da África e do cenário afrobrasileiro. Porém, a maior parte dos alunos da Rede Municipal de Ensino do Recife praticam o protestantismo popular fato que dificulta o trabalho de implementação da Lei, uma vez que muitos já chegam de suas Igrejas com uma visão pré-concebida das religiões de matriz africana. Por outro lado, ressalvamos que muitos docentes desconhecem a Lei e o entendimento da importância de uma história e cultura afrobrasileira nas escolas e que, aqueles que a conhecem, são os professores mais atuantes e inseridos nas formações continuadas fornecidas pela Rede Municipal de Ensino ou Engajados em movimentos políticos.por
dc.description.abstractThe research aimed to understand Law 10.639/03 in the school curriculum of Public Schools of Recife Municipal Network, contextualizing its practices of teaching and learning regarding the religions of African Matrix. We reflected on the practice of religious education and the obligation to teach Afro-Brazilian and African History and culture in public and private schools from elementary to high school. This is a qualitative study, with the use of bibliographical, documentary and semi structured interviews. The research had support in the idea of social transformation. We noticed that the Public Schools of the Municipal Network of Recife have a practice of pedagogical reflection on Law 10.639/03. A series of measures were adopted to assure the resignification of the school curriculum and the sessions for the knowledge of the history of Africa and the Afro-Brazilian scenery. However, most of the students of Recife's Municipal Teaching Network practiced popular Protestantism, a fact that made it difficult to implement the Law, since many came to their churches with a pre-conceived view of the religions of the African matrix. On the other hand, it should be noted that many teachers are unaware of the Law and the understanding of Afro-Brazilian history and culture in schools. Those who know it are the ones who are most present and included in the continuing formation offered by the Municipal Network of Teaching or are engaged in political movements.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2021-02-15T16:34:53Z No. of bitstreams: 2 Ok_josilene_bezerra_oliveira.pdf: 884487 bytes, checksum: db6366755e6e146b501fffe6203e174c (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-15T16:34:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ok_josilene_bezerra_oliveira.pdf: 884487 bytes, checksum: db6366755e6e146b501fffe6203e174c (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-02-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Religiãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectEnsino religiosopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectReligião nas escolas públicaspor
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectReligious educationeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectReligion in public schoolseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.titleAs religiões afro-brasileiras na educação: desafios com a lei 10.639/03 nas escolas públicas na rede municipal do Recife.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Religiao

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_josilene_bezerra_oliveira.pdfDissertação na íntegra863,76 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons