Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1246
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Elisangela Maria da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2429538153672867por
dc.contributor.advisor1Carvalho, Glória Maria Monteiro de-
dc.contributor.advisor-co1Melo, Maria de Fátima Vilar de-
dc.contributor.referee1Azevedo, Nádia Pereira da Silva Gonçalves de-
dc.contributor.referee2Advíncula, Iaraci Fernandes-
dc.contributor.referee3Vivès, Jean-Michel-
dc.contributor.referee4Ferreira, Severina Silvia-
dc.date.accessioned2021-02-16T15:49:46Z-
dc.date.issued2019-11-25-
dc.identifier.citationSILVA, Elisangela Maria da. O acalanto na creche: a escuta que enlaça e ecoa na fala da criança. 2019. 189 f Tese (Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem. Doutorado Ciências da Linguagem, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1246-
dc.description.resumoEntrada no campo da linguagem. Psicanálise. Acalanto. Voz. Em suas ressonâncias. Captura. Escuta. Inscrição. Lalíngua. Pontos que se entrelaçam ao longo deste estudo buscando dar um caminhamento a impasses que surgem de dois campos, o acalanto e a fala da criança, tida aqui com o estatuto de enigma. E que convergiram em uma “construção” que pode ser pensada como uma obra musical, em que melodias se sobrepõem, harmonias se criam e ideias nascem desaparecendo e reaparecendo em uma “construção” enigmática que sustentou a escolha do tema desta pesquisa: o acalanto como elemento que afeta o atravessamento da criança de infans a falante. Nesse sentido, o presente estudo buscou investigar o lugar ocupado pelo acalanto na entrada da criança no campo da linguagem. Para tanto, tivemos por base o quadro teórico do Interacionismo Linguístico de Lemos, C. T., fundamentado na Linguística estrutural europeia e na Psicanálise de base Freud lacaniana. Este estudo buscou ainda investigar como elementos constitutivos do acalanto retornam no corpo da criança, analisar a posição em que a criança é colocada durante o acalanto e analisar os efeitos do acalanto na relação da criança com o adulto/professora/auxiliar. Para abordar tais objetivos, a pesquisa foi realizada numa creche municipal, localizada na cidade de Ipojuca/PE. Quanto aos aspectos metodológicos da pesquisa, optamos por uma abordagem qualitativa do estudo de caso, em que contamos com a participação de dois adultos, uma professora e uma auxiliar e quatro crianças, entre um e três anos de idade, matriculadas no Infantil I. Para a coleta dos dados foram realizados registros videofonográficos contendo os aspectos das interações entre as crianças/professora/auxiliar, os quais foram analisados e interpretados através de uma proposta metodológica com base no quadro teórico do Interacionismo Linguístico de Lemos, C. T. e, também, com base na Teoria Psicanalítica. Os resultados indicaram que o acalanto quando pensado a partir do endereçamento desejante ao outro, pode fazer criar a cena, permitindo a repetição das experiências iniciais e, ao mesmo tempo, tangenciar sempre o novo. Ou seja, o acalanto permite a partir do enlace com o desejo do Outro que a criança vá se enredando e constituindo um outro modo de posicionar na linguagem.por
dc.description.abstractEntry into the language field. Psychoanalysis. Acalanthus. Voice. In your resonances. Catch. Listening. Subscription. Lalingua. Points that intertwine throughout this study seeking to give a path to impasses that arise from two fields, the acalanthus and the child’s speech, considered here like an enigma. These impasses have converged in a "construction" that can be thought as a musical work, in that melodies overlap, harmonies are created and ideas are born disappearing and reappearing in an enigmatic "construction" that have sustained the choice of the theme of this research: the acalanthus as element that affects the crossing of the child from infans to speaker. This sense, the present study sought to investigate the place occupied by acalanthus in the child's entry into the language field. To this end, we’ve based on the theoretical Linguistic Interactionism by Lemos, C. T., based on European structural linguistics and Freud lacanian psychoanalysis. This study also sought to investigate how the constitutive elements of acalanthus return in the child's body, to analyze the position in the child is placed during the acalanthus and to analyze the effects of acalanthus on the child's relationship with the adult / teacher / assistant. To address these objectives, the research was conducted in a public daycare located in Ipojuca/PE. Regarding the methodological aspects of the research, we’ve opted for a qualitative approach of the case study, in which we’ve counted on two adults, a teacher and an assistant, and four children, between one and three years old, registered in Childish I. For data collection were performed videophonographic records containing the aspects of interactions between the children / teacher / auxiliary, these records were analyzed and interpreted through a methodological proposal based on the theoretical framework of Linguistic Interactionism by Lemos, C.T., and also based on psychoanalytic theory. The results have indicated that the acalanthus when it thought from the desiring addressing to the other, can make the scene create, allowing the repetition of the initial experiences and, at the same time, always tangent to the new. In other words, the acalanthus allows from the entwine with the desire of the Other that the child becomes entangled and constitutes another way of positioning in the language.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2021-02-16T15:49:46Z No. of bitstreams: 2 Ok_elisangela_maria_silva.pdf: 1789931 bytes, checksum: ea24a0d0a425b473fb71e790a4b9c638 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-16T15:49:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ok_elisangela_maria_silva.pdf: 1789931 bytes, checksum: ea24a0d0a425b473fb71e790a4b9c638 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2019-11-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programDoutorado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectLinguagem e línguaspor
dc.subjectCrianças - Linguagempor
dc.subjectFalapor
dc.subjectCanções infantispor
dc.subjectPsicanálisepor
dc.subjectEscuta (Psicologia)por
dc.subjectTesespor
dc.subjectTheseseng
dc.subjectLanguage and languageseng
dc.subjectChildren - Languageeng
dc.subjectSpeakseng
dc.subjectChildren's songseng
dc.subjectPsychoanalysiseng
dc.subjectListening (Psychology)eng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleO acalanto na creche: a escuta que enlaça e ecoa na fala da criança.por
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_elisangela_maria_silva.pdfTese na íntegra1,75 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons