Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1248
Tipo do documento: Dissertação
Título: Os escravizados nos anúncios do Diario de Pernambuco: fugas, lutas e resistências, Recife 1830-1839.
Autor: Nascimento, André José do 
Primeiro orientador: Santos, Lídia Rafaela Nascimento dos
Primeiro membro da banca: Cadena, Paulo Henrique Fontes
Segundo membro da banca: Silva, Wellington Barbosa da
Resumo: Durante a década de 1830, alguns senhores escravocratas utilizaram o Diario de Pernambuco para divulgar as fugas de seus cativos. A partir do levantamento desses anúncios, constatamos que os negros mantiveram uma forte resistência ao sistema escravista, se utilizando de diversas estratégias em suas lutas pela liberdade. Entre elas, estavam o acoitamento e a sociabilidade dentro e fora do espaço urbano da cidade do Recife. No período pesquisado a capital pernambucana passou por transformações urbanísticas, expandindo o seu território levando ao surgimento de novas localidades, que de alguma forma contribuíram para que os fugitivos permanecessem fora do cativeiro por determinado tempo. Além disso, havia aqueles que preferiram ir para outras províncias do Império brasileiro dificultando ainda mais a sua captura, outros resolveram abandonar o seu local de trabalho levando toda sua família, fugindo em grupo, que poderia ser de uma mesma nação ou não. Mesmo com toda vigilância imposta pelas autoridades perante a população de cor, a luta pela emancipação foi uma constante, portanto as notícias de evasões publicadas no jornal foram de extrema importância para compreendermos o antagonismo dos negros diante da opressão dos senhores de escravo.
Abstract: Durante la década de 1830, algunos esclavistas utilizaron el Diario de Pernambuco para revelar las fugas de sus cautivos. De la encuesta de estos anuncios, descubrimos que los negros mantenían una fuerte resistencia al sistema de esclavos, utilizando diversas estrategias en sus luchas por la libertad. Entre ellos, la calidez y la sociabilidad dentro y fuera del espacio urbano de la ciudad de Recife. Durante el período estudiado, la capital de Pernambuco experimentó transformaciones urbanísticas, expandiendo su territorio que condujo a la aparición de nuevas localidades, que de alguna manera contribuyeron a que los fugitivos permanecieran fuera del cautiverio por un tiempo determinado. Además, hubo quienes prefirieron ir a otras provincias del Imperio brasileño haciendo que sea aún más difícil capturarlos, otros decidieron abandonar su lugar de trabajo llevando a toda su familia, huyendo en grupos, que podrían ser de la misma nación o no. Incluso con toda la vigilancia impuesta por las autoridades a la población de color, la lucha por la emancipación fue constante, por lo que las noticias de evasión publicadas en el periódico fueron extremadamente importantes para comprender el antagonismo de los negros frente a la opresión de los esclavistas.
Palavras-chave: Liberdade
Escravidão
Dissertações
Freedom
Slavery
Dissertations
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em História
Citação: NASCIMENTO, André José do. Os escravizados nos anúncios do Diário de Pernambuco: fugas, lutas e resistências, Recife 1830-1839. 2019. 114 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em História. Mestrado em História, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1248
Data de defesa: 11-Dez-2019
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_andre_jose_nascimento.pdfDissertação na íntegra2,18 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons