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Tipo do documento: Tese
Título: A difícil relação com a língua estrangeira: um estudo de caso.
Autor: Coelho, Elisabeth Cavalcanti 
Primeiro orientador: Carvalho, Glória Maria Monteiro de
Primeiro coorientador: Melo, Maria de Fátima Villar de
Primeiro membro da banca: Pinheiro, Marina Assis
Segundo membro da banca: Amorim, Anna Katarina Barbosa da Silva
Terceiro membro da banca: Fonte, Renata Fonseca Lima da
Quarto membro da banca: Azevedo, Nadïa Pereira da S. Gonçalves de
Resumo: No mundo contemporâneo, muitos sujeitos buscam fora de seus países de origem melhores condições profissionais e pessoais. Assim, afastados da língua materna, deparam-se com experiências diante de uma nova língua e muitos enfrentam importantes dificuldades por não conseguirem ser capturados pela língua estrangeira, mesmo residindo no exterior, condição que poderia ser um facilitador. Indagações a respeito dessa particularidade culminaram na proposta desta Tese, que teve como objetivo geral investigar a relação de uma brasileira residente no exterior com a língua estrangeira. Os objetivos específicos foram: investigar a que remetem as dificuldades na relação com a língua estrangeira; investigar a relação com a língua materna como aspecto dificultador da captura pela língua estrangeira. Para tanto, fundamentou-se teoricamente nos construtos da linguística e da psicanálise, ressaltando, entre outros, a constituição do sujeito do inconsciente, a captura pela língua materna e a relação com a língua estrangeira, a partir de autores de referência nessas áreas de conhecimento. Do ponto de vista metodológico, tratou-se de uma pesquisa qualitativa, configurando-se como estudo de caso, método favorável à investigação de realidades subjetivas. A pesquisa contou com Celina, brasileira que já residia no exterior há mais de seis anos, na condição de não capturada pela língua estrangeira. Os instrumentos utilizados foram questionário e entrevistas semiestruturadas, que ocorreram via skype e whatsApp, gravadas em áudio e transcritas na íntegra. A partir da transcrição foram selecionados recortes para análise, considerando falas que indicavam sua posição diante da língua estarngeira nas relações cotidianas. Os resultados da análise das entrevistas ressaltaram o significante medo como núcleo central do seu discurso, que deslizava para outras cadeias significantes apontando, direta ou indiretamente, em sua direção. Nesse sentido, apontamos para a imagem idealizada de falante, que gera o efeito de medo de errar, fazendo-a silenciar ou ver-se impedida de falar/sentir-se falante de uma língua estrangeira e para sua condição de imigrante, colocando-a diante de um inevitável afastamento de sua língua materna, língua que a constitui como sujeito do inconsciente. Destacamos, então, efeitos da língua materna, língua fundadora sobre a relação dessa brasileira com a língua estrangeira, efeitos que indicaram diferentes dificuldades nessa relação.
Abstract: In the contemporary world, many subjects seek outside their countries of origin for better professional and personal conditions. Thus, far from their mother tongue, they are faced with experiences of a new language and many face important difficulties because they cannot be captured by the foreign language, even residing abroad, a condition that could be a facilitator. Inquiries about this particularity culminated in the proposal of this Thesis, which aimed to investigate the relationship of a Brazilian resident abroad with the foreign language. The specific objectives were: to investigate to which refer the difficulties in relation with the foreign language; investigate the relationship with the mother tongue as a hindering aspect of foreign language capture. Therefore, it was theoretically based on the linguistic and psychoanalysis constructs, emphasizing, among others, the constitution of the unconscious subject, the capture by the mother tongue and the relationship with the foreign language, from reference authors in these areas of the subject. knowledge. From the methodological point of view, it was a qualitative research, configuring as a case study, a favorable method for the investigation of subjective realities. The research included Celina, a Brazilian who had lived abroad for over six years, as not captured by the foreign language. The instruments used were a questionnaire and semi-structured interviews, which took place via skype and whatsApp, recorded in audio and fully transcribed. From the transcription were selected clippings for analysis, considering speeches that indicated their position in front of the foreign language in everyday relationships. The results of the analysis of the interviews underscored the significant fear as the central core of his speech, which slid into other significant chains pointing directly or indirectly toward him. In this sense, we point to the idealized image of the speaker, which generates the effect of fear of making mistakes, making her silenced or unable to speak / feel speaking a foreign language and to her condition as an immigrant, placing her facing an inevitable departure from her mother tongue, a language that constitutes her as a subject of the unconscious. We highlight, then, effects of the mother tongue, the founding language on the relationship between this Brazilian and the foreign language, effects that indicated different difficulties in this relationship.
Palavras-chave: Teses
Línguas modernas - Estudo e ensino
Língua materna
Aquisição da segunda língua
Psicanálise - Linguagem
Theses
Modern Languages - Study and Teaching
Mother tongue
Second language acquisition
Psychoanalysis - Language
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA::PSICOLINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Doutorado em Ciências da Linguagem
Citação: COELHO, Elisabeth Cavalcanti. A difícil relação com a língua estrangeira : um estudo de caso. 2019. 174 fl. Tese (Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Pró-reitoria Acadêmica. Coordenação Geral de Pós-graduação. Doutorado em Ciências da Linguagem, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1260
Data de defesa: 11-Out-2019
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