Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1263
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Vandecarmen Rodrigues dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1139797024864395por
dc.contributor.advisor1Libório, Luiz Alencar-
dc.contributor.referee1Barbosa, Rubenilda Maria Rosinha-
dc.contributor.referee2Silva, Drance Elias da-
dc.date.accessioned2021-02-26T14:02:59Z-
dc.date.issued2020-06-22-
dc.identifier.citationSANTOS, Vandecarmen Rodrigues dos. Os 'dilemas' do professor de ensino religioso nos anos iniciais do ensino fundamental entre a prática pedagógica, a legislação e os sete saberes de Edgar Morin. 2020. 120 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa Geral de Pós-graduação. Mestrado em Ciências da Religião, 2020.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1263-
dc.description.resumoA presente dissertação, relacionada à linha de pesquisa Campo Religioso Brasileiro, pretende analisar os “dilemas” do professor de Ensino Religioso (ER) nos anos iniciais do Ensino Fundamental, entre a prática pedagógica, a Legislação e os Sete Saberes de Edgar Morin. Para isso, situa-se historicamente o Ensino Religioso no Brasil e no Município do Cabo de Santo Agostinho e a atuação do professor de acordo com a legislação vigente, desenvolvida no contexto escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental, assegurando o respeito à diversidade cultural, ética e religiosa, contextualizando conhecimentos numa visão interdisciplinar, na formação básica e cidadã (pela LDBEN nº 9.394/96 e sua modificação, a Lei nº 9.475/1997). Os modelos de diversos olhares no processo teórico metodológico consolidando o Ensino Religioso no currículo escolar numa visão inovadora de transformação e valorização na construção de estabelecer a identidade própria. O percurso metodológico foi realizado através da análise bibliográfica, documental e qualitativa, envolvendo a pesquisa teórica e histórica do ER e os dilemas na formação docente do professor. Por fim, foram levantadas questões de reflexão na prática pedagógica e a continuidade da proposta pedagógica do Ensino Religioso, a fim de assegurar aos educandos das escolas públicas municipais o acesso ao conhecimento religioso produzido pela humanidade, contribuindo para o respeito à diversidade em nossa sociedade.por
dc.description.abstractThe present dissertation, related to the research line, Campo Religioso Brasileiro, intends to analyze the “dilemmas” of the Religious Education teacher in the early years of Elementary Education, between the pedagogical practice, the Legislation and the Seven Knowledge of Edgar Morin. Historically situating Religious Education in Brazil and in the Municipality of Cabo de Santo Agostinho and the performance of the teacher in accordance with current legislation, developed in the school context in the early years of Elementary Education, ensuring respect for cultural, ethical, religious diversity, contextualizing knowledge in an interdisciplinary view, in basic and citizen education (by LDBEN nº 9.394/96 and its modification in Law nº 9.475 / 1997). Models from different perspectives in the theoretical and methodological process consolidating Religious Education in the school curriculum in an innovative vision of transformation and valorization in the construction of establishing one's own identity. The methodological path was carried out through bibliographic, documentary and qualitative analysis involving the theoretical and historical research of ER. and the dilemmas in the teacher´s teacher training, finally, issues of reflection were raised in the pedagogical practice and the continuity of the pedagogical proposal of Religious Education in order to ensure that the students of the municipal public schools have access to religious knowledge produced by humanity, contributing to respect for diversity in our society.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2021-02-26T14:02:59Z No. of bitstreams: 2 Ok_vandecarmen_rodrigues_santos.pdf: 2268054 bytes, checksum: 5620bc3c797f799c9f42ad7f088d1bd5 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-26T14:02:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ok_vandecarmen_rodrigues_santos.pdf: 2268054 bytes, checksum: 5620bc3c797f799c9f42ad7f088d1bd5 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-09-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Religiãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectLei de diretrizes e bases da educação, 1996por
dc.subjectEnsino Religioso Escolarpor
dc.subjectPrática de ensino - Brasilpor
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectEducation Guidelines and Bases Act, 1996eng
dc.subjectSchool Religious Educationeng
dc.subjectTeaching Practice - Brazileng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.titleOs 'dilemas' do professor de ensino religioso nos anos iniciais do ensino fundamental entre a prática pedagógica, a legislação e os sete saberes de Edgar Morin.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Religiao

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_vandecarmen_rodrigues_santos.pdfDissertação na íntegra2,21 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons