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Tipo do documento: Dissertação
Título: A "Hiper" atividade como linguagem corporal na criança.
Autor: Santos, Quétsia Rosane da Silva 
Primeiro orientador: Queiroz, Edilene Freire de
Resumo: A clínica psicanalítica com crianças se confronta com os sintomas de uma época mesclada. O que se vê, na atualidade, é uma exigência de eficiência e de produtividade que requer a aceleração do corpo e da mente. Paradoxalmente, as crianças “hiperativas”, como manifestações do ser criança na atualidade, são vistas como expressão de “anormalidade” e, no entanto, elas são uma imagem representativa do incômodo e das dificuldades de lidar com tais exigências. Neste trabalho, objetivamos refletir sobre a “hiper” atividade corporal da criança como expressão do seu mal-estar infantil, a partir da contextualização dos conceitos psicanalíticos de pulsão, estádio do espelho e constituição do sujeito. Discutiremos a constituição da Imagem Inconsciente do Corpo, conceito descrito por Françoise Dolto, como uma maneira de compreender a “hiper” atividade corporal da criança, expressa pelo excesso de atividade motora, enfatizando a noção de “castrações simbolígenas” para designar as provas que a criança deve enfrentar para seu desenvolvimento. Por fim, analisamos a questão da linguagem corporal como expressão do sofrimento da criança com base em um caso clínico ilustrativo, conhecido pelo “Caso Rosa” analisado por Maria do Rosário Collier do Rêgo Barros, sob o enfoque lacaniano. Propomos uma nova leitura para tal caso com os elementos da clínica de Dolto, especialmente tomando o conceito de Imagem Inconsciente do Corpo. Nesse caso, a criança diagnosticada com a etiqueta científica de TDAH responde à condição de ser concebida sem mediação com a linguagem do outro materno. Aqui, buscamos abordar a massificação do diagnóstico infantil que se opõe à construção de um saber sobre o que está na causa do sintoma do sujeito e, é nesse sentido que trazemos a “hiper” atividade distinta da hiperatividade. O primeiro termo como linguagem corporal, podendo comunicar o mal-estar infantil, pelo viés da singularidade; e o segundo termo alude aos quadros clínicos de TDAH, descrito pelo DSM-V.
Abstract: The child psychoanalysis clinic confronts the symptoms of a mixed epoch. What is seen currently, is an efficiency and productive demand which requires mind and body acceleration. Paradoxically, “hyperactive” children, as the manifestation of children being in the present moment, are seen as expression of “abnormality”, and nevertheless they are a representative image of the discomfort and the difficulties of dealing with such demands. This work aims to reflect over the “hyper” corporal activities of children as expression infantile malaise, from the contextualization of the psychoanalyst concepts of pulse, mirror stage and the constitution of the subject. The constitution of the Unconscious Body-Image, will be approached based on the concept described by Françoise Dolto, as a way to understand the “hyper” corporal activity of a child, expressed by the excess of motor activity, emphasizing the notion of “sinboligens castrations” to assign the obstacles that the child must face for his own development. In conclusion, the matter of body language was analyzed as an expression of child suffering with bases in an illustrative clinic case, known as “Rose’s case” reviewed by Maria do Rosário Collier do Rêgo Barros, under the Lacanian approach. A new reading for such case is proposed with the elements of Dolto’s clinic, specially by taking the concept of Unconscious Body-Image. In this case, the child diagnosed with the scientific tag of ADHD reacts to the condition of being born without mediation with the language of the maternal other. Here, it’s aimed to treat the massification of the infantile diagnose, which opposes to the construction of a knowledge about what the symptom cause of the subject is, and this how we differ the “hyper” activity from the hyperactivity. The first term as a body language, being able to communicate the infantile malaise through the singularity slant, and the second one alluding the clinical status of ADHD, described by the DSM-V.
Palavras-chave: Dissertações
Crianças
Distúrbio da falta de atenção com hiperatividade
Crianças hiperativas
Crianças com distúrbio do déficit de atenção
Dissertations
Kids
Attention deficit hyperactivity disorder
Hyperactive children
Children with attention deficit disorder
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Psicologia Clínica
Citação: SANTOS, Quétsia Rosane da Silva. A 'Hiper' atividade como linguagem corporal na criança. 2020. 94 fl. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco.Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação. Mestrado em Psicologia Clínica, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1266
Data de defesa: 28-Mai-2020
Aparece nas coleções:Psicologia Clinica

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