Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1272
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMorais, José Maria Bonfim de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9612507266218887por
dc.contributor.advisor1Correia Júnior, João Luiz-
dc.date.accessioned2021-03-02T14:28:54Z-
dc.date.issued2020-07-06-
dc.identifier.citationMORAIS, José Maria Bonfim. A sacralidade do templo como instrumento de evangelização: uma retrospectiva bíblica e histórica até às primeiras vilas do Ceará (séculos XVII e XVIII). 2019. 88 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Pró-reitoria Acadêmica. Coordenação Geral de Pós-graduação. Mestrado em Teologia, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1272-
dc.description.resumoO presente trabalho objetiva apresentar estudos sobre a sacralidade do templo, espaço religioso por excelência, que surgiu no mundo antigo e que teve lugar privilegiado na cultura do povo de Israel. No Cristianismo, ao longo da história e nos primórdios da colonização das terras brasileiras, os templos foram usados como instrumento de evangelização, segundo a mentalidade da época. A vinda dos missionários religiosos para o Brasil tinha a motivação apostólica de conversão dos “silvícolas”. A evangelização observava os cânones ditados e seguidos pela Igreja Católica Apostólica Romana. Trazer a mensagem cristã a estes povos, era o objetivo maior da evangelização que foi realizada por missionários de várias entidades religiosas. A partir da pesquisa bibliográfica em autores conceituados como Mircea Eliade, Rufolf Otto e Émile Durkheim, e dos conceitos por eles elaborados que tratam da importância dos lugares sagrados para a humanidade, para as Religiões e para o Cristianismo, este trabalho está dividido em três capítulos. No primeiro, procura-se entender as diversas hierofanias (manifestações do divino) em espaços físicos que, aos poucos, se transformam em espaços sagrados. Desse modo, o templo é concebido como um local consagrado para se fazer a experiência dessas manifestações de Deus; é o ambiente no qual se busca contato com o Transcendente, por meio de pessoas, objetos e elementos naturais que intermediam esse contato. No segundo capítulo, investiga-se como os espaços sagrados foram importantes para o povo de Israel, sobretudo, a partir do misticismo gerado em torno do Templo de Jerusalém. Autores como Margaret Barker desenvolveram estudos sobre a concepção teológica a respeito do Templo, presente no Antigo Testamento, que teve forte repercussão na concepção teológica sobre Jesus Ressuscitado, o novo Templo. A morte de Jesus escancarou as portas do Templo para que todos tomassem assento nele. No último capítulo, mostra-se que os templos católicos foram tomados como ponto de partida para a evangelização das primeiras missões jesuítas na América Latina e no Brasil. Em torno desses espaços sagrados surgiram as primeiras vilas no Nordeste e no Estado do Ceará. Sem dúvida, ao longo de milênios, o templo foi e continua sendo o alicerce e as pilastras onde as pessoas se encontram sobre o mesmo teto, para fazerem a experiência com Deus. O Templo é o espaço sagrado não somente para encontrar Deus, mas também, para encontrar Deus em cada semelhante.por
dc.description.abstractThe present work aims to present studies on the sacredness of the temple, a religious space par excellence, which arose in the ancient world and which had a privileged place in the culture of the people of Israel. In Christianity, throughout history and in the early days of the colonization of Brazilian lands, temples were used as an instrument of evangelization, according to the mentality of the time. The arrival of religious missionaries to Brazil had the apostolic motivation of converting the “foresters”. Evangelization observed the canons dictated and followed by the Roman Catholic Apostolic Church. Bringing the Christian message to these peoples was the main objective of the evangelization that was carried out by missionaries from various religious entities. Based on bibliographic research in renowned authors such as Mircea Eliade, Rufolf Otto and Émile Durkheim, and the concepts they elaborate that deal with the importance of sacred places for humanity, for Religions and for Christianity, this study is divided into three chapters. In the first, we try to understand the different hierophanies (manifestations of the divine) in physical spaces that, little by little, become sacred spaces. In this way, the temple is conceived as a consecrated place to experience these manifestations of God; it is the environment in which contact with the Transcendent is sought, through people, objects and natural elements that mediate this contact. In the second chapter, it is investigated how the sacred spaces were important for the people of Israel, above all, from the mysticism generated around the Temple of Jerusalem. Authors like Margaret Barker have developed studies on the theological conception of Temple, present in the Old Testament, which had a strong impact on the theological conception of the Risen Jesus, the new Temple. Jesus' death opened the doors of the Temple wide open for everyone to take a seat in it. In the last chapter, it is shown that Catholic temples were taken as a starting point for the evangelization of the first Jesuit missions in Latin America and Brazil. Around these sacred spaces appeared the first villages in the Northeast and in the State of Ceará. Undoubtedly, over millennia, the temple has been and remains the foundation and pillars where people meet under the same roof, to experience God. The Temple is a sacred space not only to find God, but also to find God in each other.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2021-03-02T14:28:54Z No. of bitstreams: 2 Ok_jose_maria_bonfim_morais.pdf: 1065794 bytes, checksum: 13bf23ab01c7cbb6a96ad8cea8935f52 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-02T14:28:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ok_jose_maria_bonfim_morais.pdf: 1065794 bytes, checksum: 13bf23ab01c7cbb6a96ad8cea8935f52 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-07-06eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Teologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectEvangelizaçãopor
dc.subjectMissõespor
dc.subjectSantuários cristãos - Cearápor
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectEvangelizationeng
dc.subjectMissionseng
dc.subjectChristian sanctuaries - Cearáeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.titleA sacralidade do templo como instrumento de evangelização: uma retrospectiva bíblica e histórica até às primeiras vilas do Ceará (séculos XVII e XVIII).por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Teologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_jose_maria_bonfim_morais.pdfDissertação na íntegra1,04 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons