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Tipo do documento: Dissertação
Título: O apelo afetivo nas estratégias narrativas audiovisuais do Exército Brasileiro.
Autor: Soares, Danilo Gomes Guerra
Primeiro orientador: Rocha Júnior, Dario Brito
Primeiro membro da banca: Teixeira, Carla Patrícia Pacheco
Segundo membro da banca: Poças, Maria Teresa de Carvalho
Resumo: A presente dissertação parte de um princípio analítico na estética narrativa das produções audiovisuais do Exército Brasileiro. Com o intuito de adentrar e implantar valores militares nas diversas formas de narração, identificamos possibilidades para inovar os padrões que seguem seus atuais vídeos. Descobrimos uma forma de modificar essas produções de uma forma mais criativa, com embasamento teórico nas narrativas dramáticas e cinematográficas. Acreditamos que para uma comunicação eficaz, a afetividade seja o propulsor ideal, como forma de impactar o receptor emocionalmente. Roberts (2005), defende que 80% das nossas decisões são realizadas através das emoções. Com o intuito de analisar os apelos afetivos e suas possíveis propagações, o foco deste projeto é estudar as emoções e suas necessidades em narrativas audiovisuais e cinematográficas, com base nos conceitos de Economia Afetiva, Lovemarks, Storytelling e afetividade na recepção espectatorial. Para embasamento imagético, foram analisados filmes de guerra com apelo emotivo militar, a fim de levantar critérios e elementos narrativos, respeitando o caráter transmídia do cinema para as peças de TV e internet. O principal objetivo deste trabalho é analisar e desenvolver estratégias narrativas a serem aplicadas em protótipos de produções de vídeos para uma campanha do Exército Brasileiro (EB) com propósito de atingir jovens, entre 16 e 22 anos, a aderirem às emoções ligadas aos valores militares. Parte-se do pressuposto que o EB necessita de uma maior compreensão institucional e a propagabilidade da Força Terrestre e que, diante disso, possivelmente, terá melhores resultados institucionais se forem apresentadas ao jovem cidadão, estratégias narrativas carregadas de afetividade e identificação, sem perda dos valores militares, baseados no gênero de cinema de guerra. Presumimos também que os conceitos aqui elencados possam contribuir para outras instituições que almejem impactar seu público afetivamente.
Abstract: The present dissertation starts from an analytical principle in the narrative aesthetics of the Brazilian Army 's audiovisual productions. With the intention of entering and implanting military values in the various forms of narration, we identify possibilities to innovate the standards that follow their current videos. We have found a way to modify these productions in a more creative way, with theoretical basis in the dramatic and cinematographic narratives. We believe that for effective communication, affectivity is the ideal propellant, as a way to impact the recipient emotionally. Roberts (2005) argues that 80% of our decisions are made through emotions. In order to analyze affective appeals and their possible propagation, the focus of this project is to study the emotions and their needs in audiovisual and cinematographic narratives, based on the concepts of Affective Economy, Lovemarks, Storytelling and affectivity in spectatorial reception. For imagery, war films with military emotive appeal were analyzed in order to raise criteria and narrative elements, respecting the transmediational character of the cinema for the TV and internet pieces. The main objective of this work is to analyze and develop narrative strategies to be applied in video production prototypes for a Brazilian Army (EB) campaign aimed at reaching young people between 16 and 22 years old, adhering to the emotions linked to military values. It is assumed that the EB requires a greater institutional understanding and the propagability of the Earth Force and that, in view of this, it will have better institutional results if presented to the young citizen, narrative strategies loaded with affectivity and identification without loss of military values, based on the genre of war movies. We also assume that the concepts listed here can contribute to other institutions that aim to impact their audience affectively.
Palavras-chave: Dissertações
Recursos audiovisuais - Brasil
Emoções
Cinema - Brasil
Dissertations
Audiovisual resources - Brazil
Emotions
Movies - Brazil
Área(s) do CNPq: COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Indústrias Criativas
Citação: SOARES, Danilo Gomes Guerra. O apelo afetivo nas estratégias narrativas audiovisuais do Exército Brasileiro. 2020. 98 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas. Mestrado Profissional em Indústrias Criativas, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1275
Data de defesa: 19-Mar-2020
Aparece nas coleções:Indústrias Criativas

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