Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1275
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Danilo Gomes Guerra-
dc.contributor.advisor1Rocha Júnior, Dario Brito-
dc.contributor.referee1Teixeira, Carla Patrícia Pacheco-
dc.contributor.referee2Poças, Maria Teresa de Carvalho-
dc.date.accessioned2021-03-02T15:56:04Z-
dc.date.issued2020-03-19-
dc.identifier.citationSOARES, Danilo Gomes Guerra. O apelo afetivo nas estratégias narrativas audiovisuais do Exército Brasileiro. 2020. 98 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas. Mestrado Profissional em Indústrias Criativas, 2020.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1275-
dc.description.resumoA presente dissertação parte de um princípio analítico na estética narrativa das produções audiovisuais do Exército Brasileiro. Com o intuito de adentrar e implantar valores militares nas diversas formas de narração, identificamos possibilidades para inovar os padrões que seguem seus atuais vídeos. Descobrimos uma forma de modificar essas produções de uma forma mais criativa, com embasamento teórico nas narrativas dramáticas e cinematográficas. Acreditamos que para uma comunicação eficaz, a afetividade seja o propulsor ideal, como forma de impactar o receptor emocionalmente. Roberts (2005), defende que 80% das nossas decisões são realizadas através das emoções. Com o intuito de analisar os apelos afetivos e suas possíveis propagações, o foco deste projeto é estudar as emoções e suas necessidades em narrativas audiovisuais e cinematográficas, com base nos conceitos de Economia Afetiva, Lovemarks, Storytelling e afetividade na recepção espectatorial. Para embasamento imagético, foram analisados filmes de guerra com apelo emotivo militar, a fim de levantar critérios e elementos narrativos, respeitando o caráter transmídia do cinema para as peças de TV e internet. O principal objetivo deste trabalho é analisar e desenvolver estratégias narrativas a serem aplicadas em protótipos de produções de vídeos para uma campanha do Exército Brasileiro (EB) com propósito de atingir jovens, entre 16 e 22 anos, a aderirem às emoções ligadas aos valores militares. Parte-se do pressuposto que o EB necessita de uma maior compreensão institucional e a propagabilidade da Força Terrestre e que, diante disso, possivelmente, terá melhores resultados institucionais se forem apresentadas ao jovem cidadão, estratégias narrativas carregadas de afetividade e identificação, sem perda dos valores militares, baseados no gênero de cinema de guerra. Presumimos também que os conceitos aqui elencados possam contribuir para outras instituições que almejem impactar seu público afetivamente.por
dc.description.abstractThe present dissertation starts from an analytical principle in the narrative aesthetics of the Brazilian Army 's audiovisual productions. With the intention of entering and implanting military values in the various forms of narration, we identify possibilities to innovate the standards that follow their current videos. We have found a way to modify these productions in a more creative way, with theoretical basis in the dramatic and cinematographic narratives. We believe that for effective communication, affectivity is the ideal propellant, as a way to impact the recipient emotionally. Roberts (2005) argues that 80% of our decisions are made through emotions. In order to analyze affective appeals and their possible propagation, the focus of this project is to study the emotions and their needs in audiovisual and cinematographic narratives, based on the concepts of Affective Economy, Lovemarks, Storytelling and affectivity in spectatorial reception. For imagery, war films with military emotive appeal were analyzed in order to raise criteria and narrative elements, respecting the transmediational character of the cinema for the TV and internet pieces. The main objective of this work is to analyze and develop narrative strategies to be applied in video production prototypes for a Brazilian Army (EB) campaign aimed at reaching young people between 16 and 22 years old, adhering to the emotions linked to military values. It is assumed that the EB requires a greater institutional understanding and the propagability of the Earth Force and that, in view of this, it will have better institutional results if presented to the young citizen, narrative strategies loaded with affectivity and identification without loss of military values, based on the genre of war movies. We also assume that the concepts listed here can contribute to other institutions that aim to impact their audience affectively.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2021-03-02T15:56:04Z No. of bitstreams: 2 Ok_danilo_gomes_guerra_soares.pdf: 3233085 bytes, checksum: 5a2b05592790ea4467216e9d105a15ae (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-02T15:56:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ok_danilo_gomes_guerra_soares.pdf: 3233085 bytes, checksum: 5a2b05592790ea4467216e9d105a15ae (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-03-19eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Indústrias Criativaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectRecursos audiovisuais - Brasilpor
dc.subjectEmoçõespor
dc.subjectCinema - Brasilpor
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectAudiovisual resources - Brazileng
dc.subjectEmotionseng
dc.subjectMovies - Brazileng
dc.subject.cnpqCOMUNICACAO::COMUNICACAO VISUALpor
dc.titleO apelo afetivo nas estratégias narrativas audiovisuais do Exército Brasileiro.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Indústrias Criativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_danilo_gomes_guerra_soares.pdfDissertação na íntegra3,16 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons