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Tipo do documento: Dissertação
Título: Maestro Carlos Gomes e a República: simbologias e interesses políticos na representação do patrono da música brasileira e herói da pátria.
Autor: Santos, Kleiton de Araújo 
Primeiro orientador: Amorim, Helder Remígio de
Resumo: Repleta de simbologias e ressignificações, a trajetória da memória do compositor e maestro Antônio Carlos Gomes após a sua morte em 1896 motiva este trabalho de pesquisa que tem como foco desvendar como a imagem e representação deste artista fora manipulada e utilizada do início da Republica não apenas para criar uma figura heroica e representante musical brasileiro, mas ao republicanizá-lo a contragosto, utilizam-no para legitimar antagonicamente novos líderes e toda uma simbologia republicana recém-criada. Nesse sentido, o trabalho utiliza o método analítico-descritivo junto as fontes, trabalho abordando-o através das narrativas dos períodos que se seguem, usando de cartas do compositor, artigos e matérias em jornais da época, e ainda, de livros biográficos e litografias produzidas para sua homenagem. Este trabalho busca entender as ressignificações realizadas pelos republicanos usando destes materiais e da imprensa coordenada por grupos políticos, compreendendo como estas se entrelaçam com as mudanças que o Brasil fora obrigado a passar, criando heróis pátrios, personagens perfeitos, para motivar um orgulho nacionalista em um recorte entre 1889 a 1930. Estas mudanças guiam discursos e geram conflitos na busca de se criar uma identidade brasileira unificadora para a nação. Analisá-lo é descobrir outras faces do que foi construído e mobilizado nestes períodos usando a memória de um artista, mas também é desvendar as estratégias que possibilitaram um mestiço se tornar exemplo do que para os governos imperial e republicano era “ser um brasileiro”.
Abstract: Full of symbologies and resignifications, the trajectory of the memory of the composer and conductor Antônio Carlos Gomes after his death in 1896 motivates this research work that focuses on unraveling how the image and representation of this artist had been manipulated and used in the beginning of the Republic. only to create a heroic figure and a Brazilian musical representative, but by reluctantly republicanizing him, they use him to antagonistically legitimate new leaders and a newly created republican symbology. In this sense, the work uses the analytical-descriptive method with the sources, work approaching it through the narratives of the periods that follow, using letters from the composer, articles and articles in newspapers of the time, and also, biographical books and lithographs produced for his honor. This work seeks to understand the reinterpretations made by republicans using these materials and the press coordinated by political groups, understanding how these intertwine with the changes that Brazil was forced to undergo, creating homeland heroes, perfect characters, to motivate a nationalist pride in a cut between 1889 and 1930. These changes guide discourses and generate conflicts in the search to create a unifying Brazilian identity for the nation. To analyze it is to discover other faces of what was built and mobilized in these periods using the memory of an artist, but it is also to unveil the strategies that made it possible for a mestizo to become an example of what it was for the imperial and republican governments to “be a Brazilian”.
Palavras-chave: Dissertações
Memória coletiva
Musicologia
Dissertations
Collective memory
Musicology
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em História
Citação: SANTOS, Kleiton de Araújo. Maestro Carlos Gomes e a República : simbologias e interesses políticos na representação do patrono da música brasileira e herói da pátria. 217 f. : il. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em História. Mestrado Profissional em História, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1290
Data de defesa: 16-Mar-2020
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