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Tipo do documento: Dissertação
Título: Letramento digital: as práticas de escrita nas plataformas digitais e o processo de aprendizagem na escola.
Autor: Austregésilo, Veralúcia Maria de Andrade França 
Primeiro orientador: Costa Júnior, Luiz Carlos Pinto
Resumo: A sociedade contemporânea está envolvida no meio digital, a família, a escola, o trabalho e tudo que circunda os afazeres e a convivência social estão interligados por um elo tecnológico irreversível. A cultura do letramento digital, através das práticas de escritas nas plataformas digitais é responsável por esse grande avanço na vida das comunidades, principalmente, relacionado na forma, dinâmica e velocidade da comunicação. A presente pesquisa teve por objetivo analisar as práticas de escritas digitais, através do Instagram e suas contribuições para o letramento digital e a relação com o processo de ensino e aprendizagem nas séries finais do ensino fundamental no Sistema educacional Radar no município de Vitória de Santo Antão. O experimento foi realizado com alunos em um grupo restrito e privado no Instagram onde foram postados textos e outros materiais didáticos como imagem e vídeos de forma a gerar interação. Esses diálogos foram classificados quanto aos tipos e níveis de linguagem e analisados globalmente e por objeto de postagem. Os resultados globais quanto aos níveis (informal: 35,70%, formal: 41,48%, artístico: 22,19% e técnico: 0,63%) e tipos (verbal: 47,46%, não verbal: 36,94%, verbal e não verbal: 15,60%) de linguagem utilizados nas postagens apresentaram uma linguagem híbrida. Pode-se perceber que esse tipo de comunicação que ocorre nas redes sociais apresenta um perfil coloquial que pensando no campo da linguagem e na produção do texto digital, exclusivamente como algo formal, pode ainda estar distante do interesse e do sentimento desses sujeitos (alunos), porém, proporcionar práticas mais motivadoras (uso do Instagram) nas práticas educativas, termina sendo importante nesta turma hiperconectada que não tem nada de passiva quanto ao conhecimento.
Abstract: Contemporary Society is involved in digital ambience, the family, the school, the work and everything that surrounds tasks and social living are connected by an irreversible technological link. Digital literacy culture, through writing practice on digital platforms is responsible for this huge progress in communities lives, mainly, with a relation in the way, dynamics and speed of communication. This present research aimed to analyze digital writing practice, through Instagram and its contributions for digital literacy and the relation between the teaching learning process on final years on elementary school on Sistema educacional Radar in the city of Vitória de Santo Antão. The experiment was performed with students in a restrict and private group on Instagram where texts and other materials were posted with other courseware such as images and videos in order to create interaction. These dialogues were classified as types and levels of language and globally analyzed and by post object. Overall results in terms of levels (informal: 35,70%, formal: 41,48%, artistic: 22,19% and technician: 0,63%) and types ( verbal: 47,46%, non-verbal: 36,94%, verbal and nonverbal: 15,60%) of language used in posts presented a hybrid language. As perceived, this type of communication that occurs on social networks has a colloquial profile that thinking in the field of language and the production of digital text, exclusively as something formal, may still be far from the interest and feeling of these subjects (students), however, providing more motivating practices (use of Instagram) in educational practices, ends up being important in this hyperconnected class that has nothing passive about knowledge.
Palavras-chave: Dissertações
Letramento digital
Aprendizagem
Escolas
Redes sociais
Dissertations
Digital literacy
Learning
Schools
Social media
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Indústrias Criativas
Citação: AUSTREGÉSILO, Veralucia Maria de Andrade França; COSTA JÚNIOR, Luiz Carlos Pinto. Letramento digital : as práticas de escrita nas plataformas digitais e o processo de aprendizagem na escola. 2020. 70 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco, Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas. Mestrado Profissional em Indústrias Criativas, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1295
Data de defesa: 17-Abr-2020
Aparece nas coleções:Indústrias Criativas

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