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Tipo do documento: Dissertação
Título: Marca na mão: como desenvolver um aplicativo eficaz para gerar engajamento com seus clientes.
Autor: Meira, Juliana de Albuquerque 
Primeiro orientador: Silva, Juliano Mendonça Domingues da
Primeiro membro da banca: Araújo, Marcus Augusto Vasconcelos
Segundo membro da banca: Rocha Júnior, Dario Brito
Resumo: A presente pesquisa aborda o tema aplicativos móveis, a partir do conceito de mobile marketing aplicado ao segmento de cafeterias. A pesquisa partiu do seguinte problema: como marcas utilizam os aplicativos móveis para engajar consumidores? Para operacionalizar a investigação, adotou-se para estudo de caso o segmento de cafeterias, mais especificamente os casos da Starbucks, São Braz, Suplicy e Fran´s Café. Considerando os objetivos desta dissertação, utilizou-se o método comparativo (MC). Assim, foi possível confrontar diferenças e semelhanças entre os aplicativos dos três casos investigados. Foi utilizado ainda, como recurso metodológico a análise de conteúdo para comparação das funcionalidades dos aplicativos. Vivemos em um mundo conectado, e cada vez mais a comunicação se dá através do uso dos smartphones. É inegável, portanto, a força desta ferramenta proporcionada pelo avanço da tecnologia. Esta é a defesa de alguns autores. Com a realização desta pesquisa, obteve-se um panorama acerca de como as cafeterias brasileiras utilizam aplicativos móveis em sua estratégia de negócio e como eles estão construídos em comparação ao principal aplicativo do segmento, conduzindo a um modelo ideal de aplicativo. Este trabalho também possibilitou a elaboração de um modelo próprio que apresenta os recursos importantes a serem considerados em um aplicativo eficaz. A partir deste modelo foi criado um protótipo de aplicativo ideal de cafeteria que engloba ferramentas e recursos para obter melhores resultados em termos de relacionamento com o cliente.
Abstract: This research addresses the theme of mobile applications, based on the concept of mobile marketing applied to the coffee shop segment. The research started from the following problem: how do brands use mobile applications to engage consumers? To operationalize the investigation, the coffee segment was adopted for a case study, more specifically the cases of Starbucks, São Braz, Suplicy and Fran´s Café. Considering the objectives of this dissertation, the comparative method (MC) was used. Thus, it was possible to compare differences and similarities between the applications of the three cases investigated. Content analysis was also used as a methodological resource to compare the functionalities of the applications. We live in a connected world, and more and more communication takes place through the use of smartphones. Therefore, the strength of this tool provided by the advancement of technology is undeniable. This is the defense of some authors. With the realization of this research, an overview was obtained about how Brazilian coffee shops use mobile applications in their business strategy and how they are built in comparison to the main application in the segment, leading to an ideal application model. This work also made possible the elaboration of its own model that presents the important resources to be considered in an effective application. From this model, a prototype of an ideal cafeteria application was created that includes tools and resources to obtain better results in terms of customer relationship.
Palavras-chave: Dissertações
Marketing na internet
Indústrias culturais
Nomes comerciais
Comércio eletrônico
Aplicações Web
Internet Marketing
Cultural industries
Trade names
E-commerce
Web applications
Dissertations
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Indústrias Criativas
Citação: MEIRA, Juliana de Albuquerque. Marca na mão : como desenvolver um aplicativo eficaz para gerar engajamento com seus clientes. 2020. 79 f. : il. Pesquisa científica (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas. Mestrado Profissional em Indústrias Criativas, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1297
Data de defesa: 2-Abr-2021
Aparece nas coleções:Indústrias Criativas

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