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Tipo do documento: Dissertação
Título: Indústrias criativas, criatividade e inovação na perspectiva da Geração Z.
Autor: Silva Neto, Hildo Pereira da 
Primeiro orientador: Peixoto, João Guilherme de Melo
Primeiro membro da banca: Silva, Izabela Domingues da
Segundo membro da banca: Rocha Júnior, Dario Brito
Resumo: O estudo geracional se destaca como fator importante para a sociedade entender o comportamento de determinadas parcelas da população, bem como o convívio entre gerações diferentes. O objetivo desta pesquisa foi conhecer o entendimento da Geração Z do Recife, formada por universitários, sobre Indústrias Criativas, Criatividade e Inovação. O questionário foi aplicado em 100 jovens de instituições de ensino superior e áreas do conhecimento diferentes da capital pernambucana. Para a obtenção dos dados optou-se pelo uso de questionário via internet. A pesquisa tem caráter quanti-quali, pois trouxe aspectos quantitativos e qualitativos. Os resultados apontaram que o termo Indústrias Criativas é desconhecido por boa parte da Geração Z, que 79% se consideram criativos e que os entrevistados se dividiram quando questionados se estão recebendo uma formação inovadora. Os dados mostram que apesar de consumirem as Indústrias Criativas, os jovens não têm familiaridade com o termo e que a criatividade e inovação são aspectos valorizados pelos entrevistados.
Abstract: The generational study stands out as an important factor for society to understand the behavior of certain portions of the population, as well as the interaction between different generations. The objective of this research was to understand the understanding of Generation Z of Recife, formed by university students, about Creative Industries, Creativity and Innovation. The questionnaire was applied to 100 young people from higher education institutions and different areas of knowledge in the capital of Pernambuco. To obtain the data, it was decided to use a questionnaire via the internet. The research has a quanti-quali character, as it brought quantitative and qualitative aspects. The results showed that the term Creative Industries is unknown to a large part of Generation Z, that 79% consider themselves creative and that the interviewees were divided when asked if they are receiving innovative training. The data show that despite consuming Creative Industries, young people are not familiar with the term and that creativity and innovation are aspects valued by the interviewees.
Palavras-chave: Dissertações
Indústrias culturais
Criatividade
Inovações tecnológicas
Geração Z
Dissertations
Cultural industries
Creativity
Technological innovations
Generation Z
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Indústrias Criativas
Citação: SILVA NETO, Hildo Pereira da. Indústrias criativas, criatividade e inovação na perspectiva da Geração Z. 56 f. : il. Relatório (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas. Mestrado Profissional em Indústrias Criativas, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1298
Data de defesa: 31-Ago-2020
Aparece nas coleções:Indústrias Criativas

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