Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1304
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma abordagem hermenêutica do Livro de Jonas a partir dos conceitos “metáfora” e “narrativa” em Paul Ricoeur.
Autor: Gonçalves, Luciene Lima 
Primeiro orientador: Correia Júnior, João Luiz
Primeiro membro da banca: Gomes, Rita Maria
Segundo membro da banca: Silva, Valmor da
Resumo: Esta pesquisa traz uma abordagem hermenêutica do livro de Jonas a partir dos conceitos “metáfora” e “narrativa” em Paul Ricoeur. O método utilizado foi o da pesquisa bibliográfica do projeto hermenêutico de Ricoeur, presente em algumas de suas obras, bem como o método de análise narrativa apresentado em uma obra de Daniel Marguerat. No primeiro momento, trata da compreensão dos termos “narrativa” e “metáfora” segundo Ricoeur. Em seguida, analisa o livro de Jonas usando o método narrativo. No terceiro momento, apresenta o papel do leitor dentro do projeto hermenêutico de Ricoeur e na narrativa de Jonas. Importa destacar a importância da análise narrativa para os textos bíblicos, em especial, o papel ativo do leitor dentro do processo de compreensão da narrativa. A construção da narrativa de Jonas com sua agilidade e estratégia irônica visa a prender a atenção do leitor. Como tal, deve ser destacada dentro do projeto hermenêutico de Ricoeur que visa à compreensão do ser como um todo por meio dos textos. A Bíblia, na condição de texto normativo para os crentes, exige maior compreensão por parte de seus leitores à luz da análise narrativa, pois, ela é a expressão da relação dialógica entre Deus e seu povo.
Abstract: Cette recherche apporte une approche herméneutique au livre de Jonas à partir des concepts« métaphore » et « narration » dans l'œuvre de Paul Ricoeur. La méthode utilisée était la recherche bibliographique du projet herméneutique de Ricoeur présent dans certains de ses travaux, ainsi que la méthode d'analyse narrative présente dans un travail de Daniel Marguerat. Dans un premier temps, il traite de la compréhension des termes « narration » et « métaphore » selon Ricoeur. Il analyse ensuite le livre de Jonas en utilisant la méthode narrative. Au troisième moment, il présente le rôle du lecteur dans le projet herméneutique de Ricoeur et dans le récit de Jonas. Il est important de souligner l'importance de l'analyse narrative pour les textes bibliques, en particulier le rôle actif du lecteur dans le processus de compréhension du récit. La construction du récit de Jonas avec son agilité et sa stratégie ironique vise à capter l'attention du lecteur. À ce titre, elle doit être mise en avant dans le projet herméneutique de Ricoeur qui vise à comprendre l'être tout entier à travers des textes. La Bible, en tant que texte normatif pour les croyants, nécessite une plus grande compréhension de ses lecteurs à la lumière de l'analyse narrative, car elle est l'expression de la relation dialogique entre Dieu et son peuple.
Palavras-chave: Dissertações
Hermenêutica (Religião)
Metáfora
Narrativa na Bíblia
Dissertations
Hermeneutics (Religion)
Metaphor
Narrative in the Bible
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Teologia
Citação: GONÇALVES, Luciene Lima. Uma abordagem hermenêutica do Livro de Jonas a partir dos conceitos ¿metáfora¿ e ¿narrativa¿ em Paul Ricoeur . 96 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Teologia. Mestrado em Teologia, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1304
Data de defesa: 15-Set-2020
Aparece nas coleções:Teologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_luciene_lima_goncalves.pdfDissertação na íntegra528,4 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons