Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1318
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Tacila Estevam da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2753451467456821por
dc.contributor.advisor1Rocha Júnior, Dario Brito-
dc.contributor.advisor-co1Lins, Anthony José da Cunha Carneiro-
dc.contributor.referee1Peixoto, João Guilherme de Melo-
dc.contributor.referee2Poças, Maria Teresa de Carvalho-
dc.date.accessioned2021-03-18T12:55:29Z-
dc.date.issued2020-04-30-
dc.identifier.citationSOUZA, Tacila Estevam da Silva. Touristech : desenvolvimento de um aplicativo turístico prático e inovador para o Centro Histórico de Olinda. 2020. 263 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Mestrado em Indústrias Criativas, 2020.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1318-
dc.description.resumoO presente projeto de pesquisa teve como objetivo construir uma aplicação turística móvel para o sítio histórico de Olinda (PE), no intuito de ajudar os turistas, tanto nacionais quanto internacionais, em sua locomoção pelas belas ruas dessa cidade. Esta aplicação foi desenvolvida para funcionar o máximo possível off-line e com possibilidades de tradução para outras línguas, dispensando o uso de panfletos e cartilhas que nem sempre conseguiam orientar os viajantes de forma clara e objetiva. Para que tal objetivo fosse alcançado, foi necessário fazer um extenso estudo sobre a informação e como ela, através de uma junção de dados, é transformada em conhecimento (SHEDROFF, 1999; RIBEIRO, 2009; FERREIRA et. al., 1999). Foi necessário entender sobre a importância do design da informação, diante dos avanços tecnológicos, e seu papel em interpretar e organizar a informação para direcioná-la a seu público alvo (HORN, 1999; LIPTON, 2007). Entender sobre o design de interfaces e seu papel de mediador entre o usuário e o artefato, verificando as intersecções existentes entre ele e o design de informações (JOHNSON, 2001; LÉVY, 199; WINOGRAD, 1997; BAIRON, 1995; BONSIEPE, 1997). Com base em autores como ROTO (et. al., 2011), Russo e Hekkert (2008), Unger & Chandler (2009) e Nielsen (2012) foi possível entender sobre a experiência do usuário (UX) e a importância dos testes de usabilidade para que o produto corresponda as necessidades de seu público. E através de autores (BARRETTO, 2003; DE LA TORRE, 1992; AMARAL JUNIOR, 2008; BADARÓ, 2005) fez-se um estudo sobre o turismo, conhecendo a sua história e como ele foi transformado pela tecnologia da informação (BUHALIS, 2008; LEVITT, 1998). A partir destes estudos, fez-se o uso da metodologia de Munari (2015), identificando problemas, recolhendo dados e analisando-os, passando pela fase de criação do produto, testando-o, realizando ajustes e chegando a solução: uma aplicação turística local para o centro histórico de Olinda prática, precisa, personalizável e inovadora.por
dc.description.abstractThis research project aimed to build a mobile tourist application for the historic site of Olinda (PE), in order to help tourists, both national and international, in getting around the beautiful streets of this city. This application was developed to work as much as possible offline and with possibilities of translation into other languages, eliminating the use of pamphlets and booklets that were not always able to guide travelers in a clear and objective way. For this objective to be achieved, it was necessary to carry out an extensive study on information and how it, through a combination of data, is transformed into knowledge (SHEDROFF, 1999; RIBEIRO, 2009; FERREIRA et. Al., 1999). It was necessary to understand the importance of information design, in view of technological advances, and its role in interpreting and organizing information to target it to its target audience (HORN, 1999; LIPTON, 2007). Understand about the design of interfaces and their role as mediator between the user and the artifact, checking the existing intersections between it and the information design (JOHNSON, 2001; LÉVY, 199; WINOGRAD, 1997; BAIRON, 1995; BONSIEPE, 1997). Based on authors such as ROTO (et. al., 2011), Russo and Hekkert (2008), Unger & Chandler (2009) and Nielsen (2012) it was possible to understand about the user experience (UX) and the importance of testing usability so that the product corresponds to the needs of its audience. And through authors (BARRETTO, 2003; DE LA TORRE, 1992; AMARAL JUNIOR, 2008; BADARÓ, 2005) a study was made about tourism, knowing its history and how it was transformed by information technology (BUHALIS, 2008; LEVITT, 1998). From these studies, Munari's methodology (2015) was used, identifying problems, collecting data and analyzing them, going through the product creation phase, testing it, making adjustments and reaching the solution: a tourist application location for the historic center of Olinda practical, precise, customizable and innovative.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2021-03-18T12:55:29Z No. of bitstreams: 2 Ok_tacila_estevam_silva_souza.pdf: 15703584 bytes, checksum: 56eff6036b993d9afd4e46d3d5bd1729 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-18T12:55:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ok_tacila_estevam_silva_souza.pdf: 15703584 bytes, checksum: 56eff6036b993d9afd4e46d3d5bd1729 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-09-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Indústrias Criativaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectTurismopor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectDesign da informaçãopor
dc.subjectDispositivos móveispor
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectTourismeng
dc.subjectTechnologyeng
dc.subjectInformation designeng
dc.subjectMobile deviceseng
dc.subject.cnpqCOMUNICACAO::COMUNICACAO VISUALpor
dc.titleTouristech: desenvolvimento de um aplicativo turístico prático e inovador para o Centro Histórico de Olinda.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Indústrias Criativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_tacila_estevam_silva_souza.pdfDissertação na íntegra15,34 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons