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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1320
Tipo do documento: Dissertação
Título: Atravessamentos dos discursos sobre sexualidade e gênero nos enunciados dos alunos estagiários de psicologia.
Autor: Arruda, Laura Valença 
Primeiro orientador: Amazonas, Maria Cristina Lopes de Almeida
Primeiro membro da banca: Barreto, Carmem Lúcia Brito Tavares
Segundo membro da banca: Carvalho, Bruno Robson de Barros
Resumo: O presente estudo tem como objetivo a compreensão dos atravessamentos dos discursos sobre sexualidade e gênero nos enunciados dos alunos estagiários de psicologia que estão realizando a prática profissional no estágio curricular, no período letivo entre 2018 e 2019, do curso de psicologia em instituições da cidade do Grande Recife. Essa pesquisa teve como questões norteadoras: será que haveria demandas relacionadas às questões de sexualidade e de gênero na clínica-escola direcionadas às/aos alunas/alunos estagiárias/os e quais seriam essas demandas? Quais seriam as possíveis ressonâncias sobre as/os estagiárias/os no acolhimento a essas demandas? Como as/os estagiárias/os avaliam o estágio curricular em psicologia clínica quanto às questões relacionadas à/ao sexualidade/gênero? Trata-se de uma pesquisa analítica discursiva foucaultiana, tendo as obras de Michel Foucault como base para traçar o caminho. Foram analisados depoimentos das/dos alunas/alunos sobre suas experiências no estágio curricular e os sentidos que elas/eles atribuíram às questões da sexualidade e do gênero. Participaram desta pesquisa sete alunas/alunos que estavam no estágio curricular obrigatório de três instituições de ensino diferentes. Durante as entrevistas com as/os participantes, foi possível perceber que, no decorrer da formação destes, a discussão sobre sexualidade e identidade de gênero não era assunto prioritário nas grades curriculares, dependendo até mesmo da vontade de as/os professoras/professores passarem o conteúdo relacionado à sexualidade e gênero; e também do interesse das/dos próprias/próprios alunas/alunos. Notou-se que as discussões não se apresentavam sobre sentido lato da sexualidade, sobre afetividade, identidade de gênero, que buscam compreender o ser humano de maneira global e as suas diversas maneiras de agir, pensar e se comportar em relação à sua sexualidade. Também foi analisada a visão que esses mesmos estudantes têm em relação às suas instituições de ensino, se estas contribuem para um discurso inclusivo da sexualidade e da identidade de gênero e para a subversão das falas normativas. Concluindo que, apesar de a instituição ter a responsabilidade social para com a diversidade humana, possuindo o dever de abordar os temas que são pertinentes para a práxis do psicólogo, as instituições acadêmicas não são as únicas que atravessam os enunciados dos alunos do estágio de psicologia, não sendo as únicas que constituem a compreensão dos alunos acerca do tema, mas sim dividem espaço com outras instituições sociais, como a família, religião, economia. As instituições acadêmicas também demonstraram ser um ambiente de acontecimentos, em que rupturas de conceitos e preconceitos se tornam propícias.
Abstract: This study aims to understand the discourse on the movements of discourses on sexuality and gender in psychology students who are carrying out a professional practice in the curricular internship, without an academic period between 2018 and 2019, in the psychology course at institutions in the city of Rio de Janeiro. Greater Recife. These statements had the following guiding objectives: will there be a demand related to issues of sexuality and gender in the school clinic of the students / trainee students / interns and what are those demands that demand? What are the possible resonances on the interns who are not accepted in these demands? Would there be? How do the interns evaluate the internship in clinical psychology regarding sexuality / gender issues? Statements from the students about their experiences in the curricular internship and the meanings that they attributed to the issues of sexuality and gender were analyzed. Seven students who were in the compulsory curricular internship of three different educational institutions participated in this research. During the interviews with the participants, it was possible to notice that, during their formation, the discussion about sexual diversity and gender identity were not a priority subject in the curriculum, depending even on the willingness of the teachers to pass the course. content related to sexuality and gender; and also in the interest of the students themselves. It was noted that the discussions were not about broad sense of sexual diversity, affectivity, gender identity, which seek to understand the human being globally and their various ways of acting, thinking and behaving in relation to their sexuality. It was also analyzed the view that these same students have in relation to their educational institutions, if they contribute to an inclusive discourse of sexuality and gender identity and to the subversion of normative speech. This is a qualitative research, using the method of analysis using Foucault's theory as the basis for tracing the path.
Palavras-chave: Dissertações
Psicologia clínica
Sexo - Diferenças (Psicologia)
Identidade de gênero
Sofrimento - Aspectos psíquicos
Dissertations
Clinical psychology
Sex - Differences (Psychology)
Gender identity
Suffering - Psychic aspects
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Psicologia Clínica
Citação: ARRUDA, Laura Valença. Atravessamentos dos discursos sobre sexualidade e gênero nos enunciados dos alunos estagiários de psicologia. 2020. 94 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco, Pró-Reitoria Acadêmica. Coordenação Geral de Pós-graduação. Mestrado em Psicologia Clínica, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1320
Data de defesa: 17-Abr-2020
Aparece nas coleções:Psicologia Clinica

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