Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1320
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorArruda, Laura Valença-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3923498775563067por
dc.contributor.advisor1Amazonas, Maria Cristina Lopes de Almeida-
dc.contributor.referee1Barreto, Carmem Lúcia Brito Tavares-
dc.contributor.referee2Carvalho, Bruno Robson de Barros-
dc.date.accessioned2021-03-18T14:06:40Z-
dc.date.issued2020-04-17-
dc.identifier.citationARRUDA, Laura Valença. Atravessamentos dos discursos sobre sexualidade e gênero nos enunciados dos alunos estagiários de psicologia. 2020. 94 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco, Pró-Reitoria Acadêmica. Coordenação Geral de Pós-graduação. Mestrado em Psicologia Clínica, 2020.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1320-
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo a compreensão dos atravessamentos dos discursos sobre sexualidade e gênero nos enunciados dos alunos estagiários de psicologia que estão realizando a prática profissional no estágio curricular, no período letivo entre 2018 e 2019, do curso de psicologia em instituições da cidade do Grande Recife. Essa pesquisa teve como questões norteadoras: será que haveria demandas relacionadas às questões de sexualidade e de gênero na clínica-escola direcionadas às/aos alunas/alunos estagiárias/os e quais seriam essas demandas? Quais seriam as possíveis ressonâncias sobre as/os estagiárias/os no acolhimento a essas demandas? Como as/os estagiárias/os avaliam o estágio curricular em psicologia clínica quanto às questões relacionadas à/ao sexualidade/gênero? Trata-se de uma pesquisa analítica discursiva foucaultiana, tendo as obras de Michel Foucault como base para traçar o caminho. Foram analisados depoimentos das/dos alunas/alunos sobre suas experiências no estágio curricular e os sentidos que elas/eles atribuíram às questões da sexualidade e do gênero. Participaram desta pesquisa sete alunas/alunos que estavam no estágio curricular obrigatório de três instituições de ensino diferentes. Durante as entrevistas com as/os participantes, foi possível perceber que, no decorrer da formação destes, a discussão sobre sexualidade e identidade de gênero não era assunto prioritário nas grades curriculares, dependendo até mesmo da vontade de as/os professoras/professores passarem o conteúdo relacionado à sexualidade e gênero; e também do interesse das/dos próprias/próprios alunas/alunos. Notou-se que as discussões não se apresentavam sobre sentido lato da sexualidade, sobre afetividade, identidade de gênero, que buscam compreender o ser humano de maneira global e as suas diversas maneiras de agir, pensar e se comportar em relação à sua sexualidade. Também foi analisada a visão que esses mesmos estudantes têm em relação às suas instituições de ensino, se estas contribuem para um discurso inclusivo da sexualidade e da identidade de gênero e para a subversão das falas normativas. Concluindo que, apesar de a instituição ter a responsabilidade social para com a diversidade humana, possuindo o dever de abordar os temas que são pertinentes para a práxis do psicólogo, as instituições acadêmicas não são as únicas que atravessam os enunciados dos alunos do estágio de psicologia, não sendo as únicas que constituem a compreensão dos alunos acerca do tema, mas sim dividem espaço com outras instituições sociais, como a família, religião, economia. As instituições acadêmicas também demonstraram ser um ambiente de acontecimentos, em que rupturas de conceitos e preconceitos se tornam propícias.por
dc.description.abstractThis study aims to understand the discourse on the movements of discourses on sexuality and gender in psychology students who are carrying out a professional practice in the curricular internship, without an academic period between 2018 and 2019, in the psychology course at institutions in the city of Rio de Janeiro. Greater Recife. These statements had the following guiding objectives: will there be a demand related to issues of sexuality and gender in the school clinic of the students / trainee students / interns and what are those demands that demand? What are the possible resonances on the interns who are not accepted in these demands? Would there be? How do the interns evaluate the internship in clinical psychology regarding sexuality / gender issues? Statements from the students about their experiences in the curricular internship and the meanings that they attributed to the issues of sexuality and gender were analyzed. Seven students who were in the compulsory curricular internship of three different educational institutions participated in this research. During the interviews with the participants, it was possible to notice that, during their formation, the discussion about sexual diversity and gender identity were not a priority subject in the curriculum, depending even on the willingness of the teachers to pass the course. content related to sexuality and gender; and also in the interest of the students themselves. It was noted that the discussions were not about broad sense of sexual diversity, affectivity, gender identity, which seek to understand the human being globally and their various ways of acting, thinking and behaving in relation to their sexuality. It was also analyzed the view that these same students have in relation to their educational institutions, if they contribute to an inclusive discourse of sexuality and gender identity and to the subversion of normative speech. This is a qualitative research, using the method of analysis using Foucault's theory as the basis for tracing the path.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2021-03-18T14:06:40Z No. of bitstreams: 2 Ok_laura_valenca_arruda.pdf: 644764 bytes, checksum: b48a027054ab5e0f68edc8639dd454e5 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-18T14:06:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ok_laura_valenca_arruda.pdf: 644764 bytes, checksum: b48a027054ab5e0f68edc8639dd454e5 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-09-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Psicologia Clínicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectPsicologia clínicapor
dc.subjectSexo - Diferenças (Psicologia)por
dc.subjectIdentidade de gêneropor
dc.subjectSofrimento - Aspectos psíquicospor
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectClinical psychologyeng
dc.subjectSex - Differences (Psychology)eng
dc.subjectGender identityeng
dc.subjectSuffering - Psychic aspectseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleAtravessamentos dos discursos sobre sexualidade e gênero nos enunciados dos alunos estagiários de psicologia.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Psicologia Clinica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_laura_valenca_arruda.pdfDissertação na íntegra629,65 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons