Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1322
Tipo do documento: Dissertação
Título: Operacional ou estratégica?: um estudo de caso sobre a Comunicação com empregados nas indústrias criativas do Recife.
Autor: Queiroz, Sabrina Medeiros Wanderley de 
Primeiro orientador: Peixoto, João Guilherme de Melo
Primeiro membro da banca: Rocha Júnior, Dario Brito
Segundo membro da banca: Terra, Carolina Frazon
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo identificar como se estabelece, a partir da Comunicação Organizacional, a relação da gestão com os empregados dentro das Indústrias Criativas. Neste contexto, busca-se identificar quais os canais adotados por essas organizações para compartilhar as informações institucionais com o público interno. Para tanto, foi realizada uma análise documental em indústrias nas áreas de games, audiovisual e música, com sede no Recife, representando os setores que mais faturam no segmento da economia criativa do Estado, segundo dados do Porto Digital. Para interpretar se os resultados obtidos apresentam traços culturais que marcam esse tipo de indústria, buscou-se embasamento a partir de uma revisão teóricoconceitual no campo das organizações, da Comunicação Organizacional e das Indústrias Criativas, a fim de contextualizar as principais mudanças que impactaram a relação da com empregados entre os séculos XX e XXI e qual a relação desse desenvolvimento industrial com o avanço e a importância da comunicação interna nas empresas.
Abstract: This research aims to identify how the relationship between management and employees within the Creative Industries is established through organizational communication. In this context, it is sought to identify the channels adopted by these organizations to share institutional information with the internal public. For that, a documentary analysis was conducted in industries in the areas of games, audiovisual and music, with headquarters in Recife, representing the sectors that most bill in the segment of the creative economy of the State, according to data from the Digital Port. In order to interpret if the results obtained present cultural traits that characterize this type of industry, we sought to build on a theoretical-conceptual review in the field of organizations, organizational communication and creative industries, in order to contextualize the main changes that have impacted the relationship between employees in the XX and XXI centuries, and the relation of this industrial development to the advance and importance of internal communication in companies.
Palavras-chave: Dissertações
Comunicação nas organizações
Comunicação empresarial
Comunicação digital
Dissertations
Communication in organizations
Business communication
Digital communication
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Indústrias Criativas
Citação: QUEIROZ, Sabrina Medeiros Wanderley de. Operacional ou estratégica? um estudo de caso sobre a Comunicação com empregados nas indústrias criativas do Recife. 2019. 214 fl. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas. Mestrado Profissional em Indústrias Criativas, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1322
Data de defesa: 3-Ago-2020
Aparece nas coleções:Indústrias Criativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_sabrina_medeiros_wanderley_queiroz.pdfDissertação na íntegra3,97 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons