Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1325
Tipo do documento: Tese
Título: Linguagem e psicanálise: a incidência do sujeito do inconsciente na escrita e na leitura inicial da criança.
Autor: Carvalho, Magda Wacemberg Pereira Lima 
Primeiro orientador: Carvalho, Glória Maria Monteiro de
Primeiro coorientador: Melo, Maria de Fátima Vilar de
Primeiro membro da banca: Fonte, Renata Fonseca Lima
Segundo membro da banca: Cavalcanti, Wanilda Maria Alves
Terceiro membro da banca: Brito, Dorothy Bezerra Silva de
Quarto membro da banca: Pontes, Suely Aires
Resumo: Compreendendo que a interação com textos fornecidos pelo outro (alteridade) permite o aparecimento de aspectos gráfico-textuais na escrita nascente da criança e entendendo que o acesso à escrita implica que se transite pelas representações do Outro (alteridade radical), o presente trabalho tem como objetivo investigar indícios de formações do inconsciente na escrita e na leitura da criança em aquisição da linguagem escrita. Para isso, o estudo está fundamentado no interacionismo em aquisição de linguagem, que tem como base a linguística estruturalista de vertente europeia e a psicanálise lacaniana. Partimos do pressuposto de que rastros de experiências vividas pela criança quando recalcadas retornam no que é registrado sobre a folha de papel e, também, na leitura que a criança faz de suas produções escritas. Isso porque o que irrompe na escrita e na leitura inicial infantil resulta tanto das mudanças de posição da criança na linguagem como também da manifestação de traços do inconsciente. Mediante tal compreensão, optamos por investigar atividades de escrita e de leitura realizadas em sala de aula por crianças entre três e cinco anos de idade, matriculadas no primeiro, segundo e terceiro nível do Ensino Infantil de uma Escola de Educação Básica da rede particular de ensino da cidade de Serra Talhada/PE. Quanto aos aspectos metodológicos da pesquisa, optamos por uma abordagem qualitativa do estudo do caso, cuja coleta de dados incluiu observação direta, observação participante e videogravação das atividades de escrita e leitura. Os resultados apontaram que, no início de sua travessia pela linguagem escrita, a criança escreve formas gráficas heterogêneas, lidas como textos da língua escrita constituída, o que nos permitiu observar que dados de realidade foram transformados em significantes que, num deslizamento metafórico e metonímico, foram substituídos e/ou deslocados para os significantes manifestos na escrita e na leitura da criança, o que pode indicar indícios da presença do sujeito do inconsciente.
Abstract: Understanding that the interaction with texts provided by the other (alterity) allows the appearance of graphic-textual aspects in the child’s nascent writing and understanding that the access to writing implies that one transits through the representations of the Other (radical alterity), the present work has the aim to investigate evidence of the unconscious formations in the writing and reading of children in written language acquisition. For this, the study is based on interactionism in language acquisition, which is based on structuralist linguistics with a European dimension and Lacanian psychoanalysis. We assume that traces of experiences lived by the child when repressed, they will return in what is recorded on the sheet of paper and, also, in the reading that the child makes of his written productions. Because what erupts in children’s early reading and writing results as much from the child’s changing position in language as from the manifestation of features of the unconscious. Through this understanding, we chose to investigate writing and reading activities performed in the classroom by children that are three and five years old, enrolled in the first, second and third level of kindergarten of the Basic Education private School of the Serra Talhada/PE. Regarding the methodological aspects of the research, we opted for a qualitative approach to the case study and the data collection included direct observation, participant observation and video recording of writing and reading activities. The results showed that, at the beginning of their journey through the written language, the child writes heterogeneous graphic forms, read as texts of the constituted written language, which allowed us to observe that reality data were transformed into signifiers that, in a metaphorical slip and metonymic, were replaced and/or shifted to the signifiers manifested in the child’s writing and reading, which may indicate evidence of the subject’s presence in the unconscious.
Palavras-chave: Teses
Inconsciente
Psicanálise
Escrita da criança
Leitura da criança
Theses
Unconscious
Psychoanalysis
Child writing
Child reading
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Doutorado em Psicologia Clínica
Citação: CARVALHO, Magda Wacemberg Pereira Lima. Linguagem e psicanálise : a incidência do sujeito do inconsciente na escrita e na leitura inicial da criança. 2020. 260fl. Tese (Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Pró-reitoria Acadêmica. Coordenação Geral de Pós-graduação. Doutorado em Ciências da Linguagem, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1325
Data de defesa: 2-Mar-2020
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OK_magda_wacemberg_pereira_lima_carvalho.pdfTese na íntegra5,64 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons