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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Ana Margareth Manique de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5884963970069554por
dc.contributor.advisor1Campos, Zuleica Dantas Pereira-
dc.contributor.advisor-co1Raimundo, Valdenice José-
dc.date.accessioned2021-03-24T11:53:40Z-
dc.date.issued2020-04-16-
dc.identifier.citationMELO, Ana Margareth Manique de. Educação e religião : entrelaçamentos e influências na vida das pessoas transexuais. 124 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião. Mestrado em Ciências da Religião, 2020.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1334-
dc.description.resumoEssa pesquisa buscou compreender as pessoas transexuais a partir do acesso à educação formal e suas vivências religiosas cristãs, católica e evangélica. Analisou as possíveis formas de influência desses marcadores para as relações intra e interpessoais dessas pessoas na contemporaneidade. Desde meados da década de 1970, um número significativo de pesquisadores tem se dedicado à compreensão do ser humano a partir da sexualidade. Porém há maior ênfase em estudos sobre a homossexualidade e não sobre a transexualidade. Foram trabalhados conteúdos como educação, religiosidade, repressão sexual, bio-poder e exclusão social, relacionados com os conceitos de sexo, sexualidade, orientação sexual, identidade de gênero e transexualidade. A metodologia qualitativa amparou as entrevistas semiestruturadas, realizadas com dez homens e mulheres transexuais com idades entre vinte e um e cinquenta e cinco anos, com diferentes níveis de escolaridade, residentes na região do Grande Recife. Buscou-se com essa amostra alcançar pluralidade de experiências. Variadas formas de dificuldades enfrentadas pelas pessoas transexuais foram apontadas, principalmente, nos espaços familiares, religiosos, educacionais e no mercado de trabalho, como preconceito, discriminação, invisibilidade e exclusão. A partir da Análise de discurso aplicada aos dados obtidos com as entrevistas, constatou-se que, em grande medida, a educação formal foi um marcador capaz de influenciá-las na escolha de pertença a uma religião, além de que, para essas pessoas, aquela é um caminho legítimo e capaz de fortalecê-las para o enfrentamento dos dissabores vivenciados na busca pelo respeito e pela conquista da cidadania, pois como transexuais sofrem por não estarem enquadrados na heteronormatividade.por
dc.description.abstractThis study sought to understand transgender people from access to formal education and their Christian, Catholic and evangelical religious experiences. It analyzed the possible forms of contribution of these markers to the intra and interpersonal relations of these people in contemporary times. Since the mid-1970s, a significant number of researchers have dedicated themselves to understanding human beings through sexuality. However, the vast majority are studies aimed at homosexuality and not transsexuality. Content such as education, religiosity, sexual repression, bio-power and social exclusion, related to the concepts of sex, sexuality, sexual orientation, gender identity and transsexuality were worked on. The qualitative methodology supported the semi-structured interviews, carried out with ten transsexual men and women aged between twenty-one and fifty-five years old, with different levels of education, living in the Greater Recife region. With this sample, we sought to achieve a plurality of experiences. Various forms of difficulties faced by transsexual people were pointed out, mainly, in family, religious, educational and labor market spaces, such as prejudice, discrimination, invisibility and exclusion. From the Discourse Analysis applied to the data obtained from the interviews, it was found that, to a large extent, formal education was a marker capable of influencing them in the choice of belonging to a religion, besides that, for these people, that is a legitimate way and capable of strengthening them to face the unpleasantness experienced in the search for respect and the conquest of citizenship, because as transsexuals they suffer because they are not framed in heteronormativity.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2021-03-24T11:53:40Z No. of bitstreams: 2 Ok_ana_margareth_manique_melo.pdf: 1003661 bytes, checksum: 59ed505585bd282ffd413c4f280fe940 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-24T11:53:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ok_ana_margareth_manique_melo.pdf: 1003661 bytes, checksum: 59ed505585bd282ffd413c4f280fe940 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-08-03eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Religiãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectIgreja e educaçãopor
dc.subjectIgrejas protestantes - Educaçãopor
dc.subjectTransexualidadepor
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectChurch and educationeng
dc.subjectProtestant churches - Educationeng
dc.subjectTranssexualityeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.titleEducação e religião: entrelaçamentos e influências na vida das pessoas transexuais.por
dc.typeDissertaçãopor
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