Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1334
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Melo, Ana Margareth Manique de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5884963970069554 | por |
dc.contributor.advisor1 | Campos, Zuleica Dantas Pereira | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Raimundo, Valdenice José | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-24T11:53:40Z | - |
dc.date.issued | 2020-04-16 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Ana Margareth Manique de. Educação e religião : entrelaçamentos e influências na vida das pessoas transexuais. 124 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião. Mestrado em Ciências da Religião, 2020. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1334 | - |
dc.description.resumo | Essa pesquisa buscou compreender as pessoas transexuais a partir do acesso à educação formal e suas vivências religiosas cristãs, católica e evangélica. Analisou as possíveis formas de influência desses marcadores para as relações intra e interpessoais dessas pessoas na contemporaneidade. Desde meados da década de 1970, um número significativo de pesquisadores tem se dedicado à compreensão do ser humano a partir da sexualidade. Porém há maior ênfase em estudos sobre a homossexualidade e não sobre a transexualidade. Foram trabalhados conteúdos como educação, religiosidade, repressão sexual, bio-poder e exclusão social, relacionados com os conceitos de sexo, sexualidade, orientação sexual, identidade de gênero e transexualidade. A metodologia qualitativa amparou as entrevistas semiestruturadas, realizadas com dez homens e mulheres transexuais com idades entre vinte e um e cinquenta e cinco anos, com diferentes níveis de escolaridade, residentes na região do Grande Recife. Buscou-se com essa amostra alcançar pluralidade de experiências. Variadas formas de dificuldades enfrentadas pelas pessoas transexuais foram apontadas, principalmente, nos espaços familiares, religiosos, educacionais e no mercado de trabalho, como preconceito, discriminação, invisibilidade e exclusão. A partir da Análise de discurso aplicada aos dados obtidos com as entrevistas, constatou-se que, em grande medida, a educação formal foi um marcador capaz de influenciá-las na escolha de pertença a uma religião, além de que, para essas pessoas, aquela é um caminho legítimo e capaz de fortalecê-las para o enfrentamento dos dissabores vivenciados na busca pelo respeito e pela conquista da cidadania, pois como transexuais sofrem por não estarem enquadrados na heteronormatividade. | por |
dc.description.abstract | This study sought to understand transgender people from access to formal education and their Christian, Catholic and evangelical religious experiences. It analyzed the possible forms of contribution of these markers to the intra and interpersonal relations of these people in contemporary times. Since the mid-1970s, a significant number of researchers have dedicated themselves to understanding human beings through sexuality. However, the vast majority are studies aimed at homosexuality and not transsexuality. Content such as education, religiosity, sexual repression, bio-power and social exclusion, related to the concepts of sex, sexuality, sexual orientation, gender identity and transsexuality were worked on. The qualitative methodology supported the semi-structured interviews, carried out with ten transsexual men and women aged between twenty-one and fifty-five years old, with different levels of education, living in the Greater Recife region. With this sample, we sought to achieve a plurality of experiences. Various forms of difficulties faced by transsexual people were pointed out, mainly, in family, religious, educational and labor market spaces, such as prejudice, discrimination, invisibility and exclusion. From the Discourse Analysis applied to the data obtained from the interviews, it was found that, to a large extent, formal education was a marker capable of influencing them in the choice of belonging to a religion, besides that, for these people, that is a legitimate way and capable of strengthening them to face the unpleasantness experienced in the search for respect and the conquest of citizenship, because as transsexuals they suffer because they are not framed in heteronormativity. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2021-03-24T11:53:40Z No. of bitstreams: 2 Ok_ana_margareth_manique_melo.pdf: 1003661 bytes, checksum: 59ed505585bd282ffd413c4f280fe940 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-03-24T11:53:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ok_ana_margareth_manique_melo.pdf: 1003661 bytes, checksum: 59ed505585bd282ffd413c4f280fe940 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-08-03 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Católica de Pernambuco | por |
dc.publisher.department | Departamento de Pós-Graduação | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNICAP | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Ciências da Religião | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Dissertações | por |
dc.subject | Igreja e educação | por |
dc.subject | Igrejas protestantes - Educação | por |
dc.subject | Transexualidade | por |
dc.subject | Dissertations | eng |
dc.subject | Church and education | eng |
dc.subject | Protestant churches - Education | eng |
dc.subject | Transsexuality | eng |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | por |
dc.title | Educação e religião: entrelaçamentos e influências na vida das pessoas transexuais. | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Ciencias da Religiao |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ok_ana_margareth_manique_melo.pdf | Dissertação na íntegra | 980,14 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons