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Tipo do documento: Dissertação
Título: A língua brasileira de sinais (LIBRAS) no curso de pedagogia: qual o impacto que a inserção dessa disciplina pode gerar na educação de surdos?
Autor: Pereira, Kylzia Andréa Azevedo 
Primeiro orientador: Cavalcanti, Wanilda Maria Alves
Primeiro membro da banca: Bizerra, Maria da Conceição
Segundo membro da banca: Coelho, Janine Marta
Resumo: O movimento inclusivista trouxe para a escola um contingente de estudantes com deficiência, altas habilidades, autismo, e outras especificidades, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. Aqui destacamos os surdos, objeto de nossa investigação, que devem estar sob os cuidados de um professor capacitado para atender às necessidades linguísticas desses estudantes, acompanhando os avanços que a inclusão de surdos promove até hoje, legitimada pela Lei 10.436/02 que determinou a obrigatoriedade da Libras nos currículos dos cursos de Pedagogia, dentre outros cursos. Sendo assim, o objetivo geral deste estudo é analisar o impacto da Libras como disciplina obrigatória na formação dos estudantes que cursam Pedagogia, tendo em vista o atendimento às necessidades educacionais do surdo. Realizamos um levantamento de produções de autores brasileiros que trataram do assunto, para identificarmos as conclusões a que eles chegaram sobre o tema que ora estudamos. Desse modo, a base teórica fundamentou-se em autores que abordam questões sobre a formação de pedagogos e outros licenciados, com, Libânio, Tardif, Coelho e Klein, Santos e Santana, dentre outros; questões relativas à presença da Libras e da Língua Portuguesa nos cursos de Pedagogia, com Quadros, Cruz, Karnopp, Spinassé e Lodi; questões sobre surdez e linguagem, trazendo o foco para a Educação Superior, com Lacerda et al. A metodologia na qual nos apoiamos foi a qualitativa bibliográfica, inspirada nas orientações de Pádua e Gil. A análise dos dados foi inspirada na teoria de Bardin, análise de conteúdo. Como resultado, a pesquisa mostrou que a disciplina Libras, no curso de Pedagogia, é insuficiente para a formação do pedagogo, e que a educação de surdos sofre impactos negativos, como desconhecimento dos docentes das diversas disciplinas de estratégias pedagógicas para atuar com os surdos, sobre a importância da Libras e a possibilidade de mediação para a aprendizagem da Língua Portuguesa diante do modelo bilíngue adotado no Brasil e, ainda, um pequeno avanço na formação dos docentes e dificuldades na inclusão.
Abstract: The inclusive movement brought to the classrooms a contingent of learners with disabilities and high abilities, autism and a lot of other specificities from kindergarten to higher education. Here we highlight the deaf, the object of our research that will be linked to a teacher able to meet the peculiarities of these students. Following the advances that the inclusion of deaf people has been promoted so far, legitimized by the legislation which accompanies this movement, since Law 10.436 / 02 that determined the obligation of Libras (Brazilian Sign Language) in the curricula of Pedagogy courses, among others Thus, we have as a general aim to analyze the impact of the existence of Libras as a compulsory subject in the training of professionals who study Pedagogy, bearing in mind the attendance to the educational needs of the deaf students. It was made a detailed survey of productions of Brazilian authors who treated the subject in order to identify the conclusions they reached about the topic that we have now come. Thus, the theoretical foundation was based on authors who could approach the issues about the training of educators and other graduates such as, Libanio,Tardiff, Coelho and Klein, Santos and Santana, among others; issues related to the presence of Libras and Portuguese language in the Pedagogy courses , with Quadros, Cruz, Karnopp,Spinassé and Lodi; issues about deafness and language, focussing on the Education with Lacerda et al. The methodology in which the research was supported was the bibliographic based on qualitative analysis inspired on the guidance of Pádua and Gil.The data analysis was inspired in the Bardin’s theory, analysis of content. As a result, the research showed that the discipline of Libras, in the course of Pedagogy is insufficient for the pedagogical training and that the education of the deaf students might suffer negative impacts, such as a lack of understanding of the professors in various disciplines of pedagogical strategies to be used with the deaf students, about the importance of Libras and the possibility of mediation for the learning Portuguese Language facing the bilingual model adopted in Brazil, and also a small advance of in the training of the e and difficulties in the inclusion.
Palavras-chave: Dissertações
Língua brasileira de sinais
Surdez
Pedagogos - Formação
Surdos -Educação
Dissertations
Brazilian sign language
Deafness
Education - Training
Deaf -Education
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Ciências da Linguagem
Citação: PEREIRA, Kylzia Andréa Azevedo. A língua brasileira de sinais (LIBRAS) no curso de pedagogia : qual o impacto que a inserção dessa disciplina pode gerar na educação de surdos? 154 fl. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco-UNICAP. Pró-reitoria de Pesquisa Acadêmica. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1335
Data de defesa: 28-Set-2020
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