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Tipo do documento: Dissertação
Título: Anúncios em outdoors da década de 60 versus anúncios em outdoors contemporâneos: uma análise comparativa dos aspectos semióticos visuais.
Autor: Pontes, Andresa Maria de Lima 
Primeiro orientador: Fonte, Renata Fonseca Lima da
Primeiro coorientador: Caiado, Roberta Varginha Ramos
Primeiro membro da banca: Barros, Isabela Barbosa do Rêgo
Segundo membro da banca: Lêdo, Amanda Cavalcante de Oliveira
Resumo: Esta dissertação propõe analisar comparativamente os aspectos semióticos visuais dos anúncios de veículos em outdoors da década de 601 com anúncios em outdoors contemporâneos e sua relação com o texto verbal. Para tanto, têmse como objetivos específicos: identificar os recursos semióticos visuais de anúncios em anúncios da década de 60 e nos anúncios contemporâneos a partir da Gramática do Design Visual (GDV), verificar a relação de status entre o texto verbal/escrito e imagético de anúncios veiculados em outdoors da década de 60 e nos anúncios em outdoors contemporâneos e refletir sobre os papéis da imagem em anúncios da década de 60 e nos anúncios contemporâneos. Assim, construiu-se um estudo teórico situado no campo dos fundamentos do gênero e centrado na perspectiva dialógica de Bakhtin (2002). Realizou-se uma reflexão sobre as características, a organização composicional e evolução histórica do gênero anúncio. A posteriori, fez-se uma investigação sobre a história do outdoor. Para o breve estudo sobre o Outdoor enquanto suporte para gêneros multimodais procurou-se refletir sobre o suporte nas perspectivas Textual, de Marcuschi (2003); Análise Discursiva, de Maingueneau (2012) e Sócio-retórica, de Bonini (2003). Em seguida, para atingir o objetivo da pesquisa, foram feitas reflexões sobre o status do sistema de relação imagem-texto, de Martinec e Salway (2005), ponderações sobre a relação texto–imagem a partir de Santaella (2012) e foi feito um estudo sobre a multimodalidade que está situada no campo dos fundamentos da semiótica social a partir dos trabalhos de Kress e Van Leeuwen (2006) e Van Leeuwen (2005). A metodologia adotada se baseou em um estudo descritivo e qualitativo. Para tal, foram selecionados 20 anúncios em outdoors da década de 60 e 20 anúncios em outdoors contemporâneos. Desses 20 anúncios, fez-se um recorte qualitativo de 07 anúncios em outdoors na década de 60 e 07 anúncios em outdoors contemporâneos. Durante a análise, foram percebidos, além de significativas interações com o observador, avanços multimodais em anúncios contemporâneos. Ainda foram notadas significativas mudanças quanto à relação de status, uma vez que os anúncios contemporâneos mostraram preferência pela dominância da imagem em relação ao texto verbal. Quanto aos papéis entre o texto verbal/escrito e imagético em outdoors da década de 60 e nos outdoors contemporâneos, as imagens dos anúncios contemporâneos passaram a ter relações imagens-textos expressivamente desiguais, já que a imagem apresentou status superior, isto é, a imagem foi mais informativa em relação ao texto verbal. Assim, os anúncios apresentaram significativa preferência por dominância da imagem em relação ao texto verbal.
Abstract: This dissertation proposes to analyze comparatively the semiotic visual aspects of the announcements of vehicles in billboards of the decade with announcements in contemporary billboards and its relation with the verbal text. In order to do so, the specific objectives are: to identify the visual semiotic features of advertisements in the 1960 and in contemporary ads from the Visual Design Grammar (GDV), to verify the status relationship between verbal / written text and imagery of 60's billboard ads and contemporary billboard ads and reflect on the role of the image in the 1960s ads and contemporary ads. Thus, a theoretical study situated in the field of the foundations of the genre and centered in the dialogical perspective of Bakhtin (2002) was constructed. A reflection on the characteristics, the compositional organization and historical evolution of the ad genre was carried out. Subsequently, an investigation was made into the history of the billboard. For the brief study on the Outdoor as support for multimodal genres, we tried to reflect on the support in the textual perspectives, by Marcuschi (2003); Discourse Analysis, by Maingueneau (2012) and Sociorhetoric, by Bonini (2003). Then, to reach the research objective, reflections on the status of the image-text relationship system, by Martinec and Salway (2005), reflections on the text-image relationship from Santaella (2012) were made and a a study of multimodality that is situated in the field of the foundations of social semiotics from the works of Kress and Van Leeuwen (2006) and Van Leeuwen (2005). The methodology adopted was based on a descriptive and qualitative study. To do so, 20 ads were selected on 60's billboards and 20 ads on contemporary billboards. Of these 20 ads, a qualitative cut was made of 7 ads in billboards in the 60s and 7 ads in contemporary billboards. During the analysis, in addition to significant interactions with the observer, multimodal advances in contemporary advertisements were perceived. Significant changes in the status relationship were still noted, since contemporary ads showed a preference for dominance of the image over the verbal text. As for the roles between verbal / written and imaginary text on billboards of the 60s and on contemporary billboards, the images of contemporary advertisements had expressive unequal image-text relations, since the image presented superior status, that is, the image was more informative in relation to the verbal text. Thus, the ads had a significant preference for dominance of the image in relation to the verbal text.
Palavras-chave: Dissertações
Multimodalidade (Linguística)
Anúncios ao ar livre -História - Brasil
Propaganda - Brasil
Comunicação visual
Semiótica
Dissertations
Multimodality (Linguistics)
Outdoor ads -History - Brazil
Advertising - Brazil
Visual communication
Semiotics
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA::LINGUISTICA HISTORICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Ciências da Linguagem
Citação: PONTES, Andresa Maria de Lima. Anúncios em outdoors da década de 60 versus anúncios em outdoors contemporâneos : uma análise comparativa dos aspectos semióticos visuais. 2017. 167 fl. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco -UNICAP. Pró-Reitoria Acadêmica. Curso de Mestrado em Ciências da Linguagem, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1337
Data de defesa: 16-Dez-2020
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